Em solenidade realizada nesta sexta-feira, 3 de janeiro, a juíza Rosimere das Graças do Couto foi empossada como a primeira mulher presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) e da Amagis Saúde para o triênio 2025/2027. É a primeira vez, em 70 anos de atuação, que uma mulher assume a Presidência da segunda maior associação estadual de juízes da América Latina. Também tomaram posse os componentes da Diretoria Executiva, além dos integrantes do Conselho Deliberativo e do Conselho Gestor de Saúde.
VEJA MAIS FOTOS NO FLICKR DA AMAGIS
Rosimere das Graças liderou a chapa única Magistratura Forte e Unida, eleita no último dia 13 de dezembro, com 1.143 votos, um marco histórico que reafirma a união da Classe e o reconhecimento do trabalho feito pela gestão do presidente Luiz Carlos Rezende e Santos, ao lado de toda a Diretoria, nos últimos três anos.
A solenidade foi conduzida pelo presidente Luiz Carlos Rezende e Santos e contou com a presença de diversas autoridades entre elas o secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro, representando o governador Romeu Zema; o presidente do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio; o 1° vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, representando o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; a conselheira do CNJ, Renata Gil, além de representantes de instituições, magistradas e magistrados, familiares e amigos da empossada.
Associativismo
Em seu discurso de posse, Rosimere destacou sua trajetória de mais de 27 anos na Magistratura e reforçou o compromisso com os valores do associativismo, a defesa dos direitos dos magistrados e a busca por uma justiça mais próxima da sociedade.
A magistrada relembrou sua decisão de cursar Direito após assistir a um júri em sua cidade natal, Bom Despacho, e destacou a importância da Amagis em sua carreira, inicialmente vista como apenas uma prestadora de serviços, mas que se revelou essencial para a luta por melhorias na magistratura. Ela ressaltou o papel do colega e amigo Luiz Carlos Rezende e dos demais ex-presidentes da Amagis.
A nova presidente afirmou que os desafios são muitos, mas reiterou sua determinação em fortalecer a Amagis e implementar avanços para a classe. Defendeu o uso da tecnologia, como a inteligência artificial, para aprimorar o trabalho dos magistrados, mas destacou que o contato humano e o comprometimento com a justiça social continuam insubstituíveis.
A presidente também abordou temas como segurança, saúde física e mental dos magistrados, e a importância de divulgar o impacto positivo da magistratura na sociedade. Ao final, emocionada, dedicou sua posse à família, especialmente à mãe e ao noivo, e concluiu: “Eu sou mais forte do que eu” – uma citação de Clarice Lispector que simboliza sua força e resiliência.
Leia aqui o discurso na íntegra.
Gratidão
Ao passar a Presidência à juíza Rosimere, o juiz Luiz Carlos Rezende Santos lembrou de momentos marcantes dos últimos três anos em que ficou à frente da Associação. Lamentou a perda de grandes amigos, os quais homenageou citando Reynaldo Ximenes, “nosso melhor e mais fraterno conselheiro de jornada”, e falou sobre seu propósito, ao assumir a Amagis, que foi de servir da melhor forma possível à magistratura e às famílias de nossos associados. “Trabalhei para destacar a importância da Amagis no cenário estadual e nacional, reafirmando o seu grande valor para a sociedade organizada. Ao desembarcar, sinto-me acolhido por meus colegas e, principalmente, por minha família: meus pais, Fernando e Auxiliadora; meus filhos, as Anas e Luiz Fernando; e, especialmente, minha esposa, Juliana”.
“Agora vejo o trem partindo, com o som alto dos vagões seguindo na curva. O brilho do sol nascente reflete na locomotiva. A poeira se dissipa, o som diminui e, ao longe, vejo quem seguirá no meu lugar. Para ela, deixo as palavras de Renato Teixeira: ‘Cada um de nós compõe a sua história, e cada ser em si carrega o dom de ser capaz, de ser feliz’”, concluiu Luiz Carlos desejando sucesso e uma gestão exitosa.
Leia aqui o discurso na íntegra.
Representatividade
Para a conselheira do CNJ e ex-presidente da AMB, Renata Gil, Rosimere das Graças do Couto é a pessoa certa, na hora certa, no lugar certo. “Uma mulher aguerrida e que está há muitos anos no associativismo e a primeira mulher na história da Associação dos Magistrados de Minas. Tenho absoluta convicção de que Rosimere fará uma gestão brilhante”, afirmou. Renata Gil ressaltou a importância do associativismo para a manutenção dos direitos e prerrogativas da classe e da perspectiva de gênero para as mudanças necessárias na sociedade. “No CNJ, Rosi, vou contar com seu apoio institucional e pessoal. Sucesso e muito boa sorte”, finalizou a conselheira.
O juiz Geraldo Dutra de Andrade Neto, secretário-geral da AMB, representou na solenidade o presidente da Associação, Frederico Mendes Júnior. Ele parabenizou a juíza Rosimere, vice-presidente da AMB, pela posse desejando sucesso à frente da Associação. “Sempre foi muito importante tê-la conosco na AMB e sei que esse trabalho vai continuar”, afirmou o juiz Geraldo Dutra parabenizando também o juiz Jair Francisco dos Santos, empossado na vice-presidência Administrativa da Amagis. “Jair é nosso secretário na AMB e fico feliz demais por vê-los assumindo a Amagis”, afirmou.
Dirigindo a palavra ao juiz Luiz Carlos, o juiz Geraldo Dutra agradeceu por todo o apoio que o magistrado ofereceu durante os últimos anos na defesa das prerrogativas da magistratura nacional em Brasília, ao lado da AMB. “Nós contamos com a Amagis sempre que foi necessário para defender a magistratura. Então quero aqui registrar meu reconhecimento à sua gestão. Tenho certeza de que todo seu trabalho na Amagis será reconhecido assim como é na Associação dos Magistrados Brasileiros”, disse.
Representando o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro, falou da honra em participar do evento e do carinho que o governador nutre pela Associação. “É uma alegria estarmos aqui não apenas pela representatividade da Amagis, que é uma associação conhecida e reconhecida em todo o País, mas, sobretudo, por estarmos na posse da primeira mulher a assumir sua presidência. A mulher precisa, cada vez mais, assumir os espaços de comando e esse protagonismo manifestado hoje aqui nos deixa muito felizes”, afirmou. O secretário parabenizou e homenageou também o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, “que deixa um legado grandioso à frente da Amagis. Uma pessoa competente, trabalhadora, honesta, correta e que tem todo nosso carinho”, disse.
O 1º Vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, representou o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, na solenidade. Ele cumprimentou o presidente Luiz Carlos Rezende e Santos, que encerrou seu mandato, e desejou sucesso à juíza Rosimere do Couto. “Rosimere é magistrada independente, líder associativa e, certamente, irá fazer uma gestão marcante para a posteridade na nossa Associação. A ela eu desejo, em nome do TJMG e da Vice-presidência do TJMG, êxito e muito sucesso”, afirmou o desembargador colocando as portas da 1ª Vice-presidência à disposição da nova diretoria e de todos os magistrados mineiros.
A presidente da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro, juíza Eunice Haddad, esteve presente na solenidade e parabenizou a juíza Rosimere das Graças. Ela destacou o papel do associativismo e da união para o fortalecimento da classe e ressaltou a importância da representatividade da mulher no Judiciário. “É muto bom estarmos juntos porque é assim que conseguimos andar para frente. A posse da Rosimere na Amagis me deixa muito feliz porque nos fortalece. É sempre importante termos mais mulheres ocupando os espaços de poder. A população feminina só cresce e precisamos ser fidedignos ao que representa a sociedade. Desejo para Rosi todo sucesso do mundo”, afirmou a magistrada, que está em seu segundo mandato à frente da Amaerj.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Ramom Tácio, destacou a trajetória da magistrada. “Rosimere é uma juíza de longa data, que carrega uma grande bagagem e uma experiência enorme. Há uma confiança grande no seu trabalho em cima de sua perspicácia, de sua disposição e de sua vontade de acertar. Precisamos de pessoas assim para atuar em prol da Magistratura”, afirmou.
Para José Fernandes Filho, ex-presidente do TJMG, a chegada da juíza Rosimere à Presidência da Amagis representa, entre outras coisas, uma grande conquista da mulher na Magistratura mineira. “Já era tempo de uma mulher, da dimensão da Rosimere, assumir a Presidência da Associação. É motivo de muita alegria. Estou certo de que ela fará uma gestão que combine competência com qualidade”, disse.
Ex-presidente do TJMG e da Amagis e diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura, desembargador Nelson Missias de Morais, cumprimentou a empossada e falou de sua alegria em vê-la tomar posse na Presidência da Amagis. “Manifesto minha felicidade ao presenciar, pela primeira vez em 69 anos de história, uma mulher assumindo a presidência desta destacada Associação de classe. Rosimere é uma magistrada elegante, culta, aglutinadora e destemida. Comandará, com muita sabedoria e firmeza, os destinos desta entidade e fará, com certeza, uma gestão dinâmica e inovadora”, afirmou o magistrado parabenizando a presidente e toda diretoria.
Mesa
Compuseram a mesa do evento, além da juíza Rosimere das Graças do Couto e do juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, a Conselheira do CNJ, juíza Renata Gil; o Secretário de Estado da Casa Civil de Minas Gerais, Marcelo Aro, representando o Governador do Estado Romeu Zema; o Primeiro Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) – Desembargador Marcos Lincoln dos Santos, representando o presidente do Tribunal, Desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior; O Presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), Desembargador Jadir Silva; o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Desembargador Ramon Tácio de Oliveira; o Presidente do Tribunal Regional Federal da Sexta Região (TRF6) ,Desembargador Vallisney Oliveira; o Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho; o Secretário-geral da Associação dos Magistrados Brasileiros, juiz Geraldo Dutra de Andrade Neto, representando o presidente, juiz Frederico Mendes Júnior; o ex-presidente do TJMG, Desembargador José Fernandes Filho, representando todos os ex-presidente do Tribunal de Justiça; e a Corregedora Geral da Polícia Civil de Minas Gerais, Elizabeth de Freitas Assis Rocha, representando a Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Letícia Baptista Gamboge Reis.
Diretoria 2025/2027
Rosimere das Graças do Couto – Presidente
Jair Francisco dos Santos – Vice-Presidente Administrativo
Fábio Torres de Sousa – Vice-Presidente Financeiro
Flávia Birchal de Moura – Vice-Presidente de Saúde
Maria Elisa Taglialegna – Vice-Presidente do Interior
Thiago Grazziane Gandra – Vice-Presidente Sociocultural-Esportivo
Noelho Adelino Machado – Vice-Presidente de Aposentados e Pensionistas
Perla Saliba Brito – Diretora-Secretária
Fábio Gabriel Magrini Alves – Subdiretor-Secretário
Conselho Deliberativo:
Antônio Armando dos Anjos
Octávio Augusto De Nigris Boccalini
Marcos Alves de Andrade
Ana Régia Santos Chagas
José Romualdo Duarte Mendes
Genole Santos de Moura
Carlos Alberto Pereira da Silva
Evaldo Elias Penna Gavazza
Daniela Cunha Pereira
Juliano Abrantes Rodrigues
Alinne Arquette Leite Novais
Antônio Carlos Parreira
Consuelo Silveira Neto
Letícia Drumond
Túlio Márcio Lemos Mota Naves
Alessandro de Abreu Borges
Célia Maria Andrade Freitas Corrêa
Renzzo Giaccomo Ronchi
Cibele Maria Lopes Macedo
Elexander Camargos Diniz
Marcos Alberto Ferreira
Conselho Gestor Amagis Saúde:
Segunda Instância:
Rinaldo Kennedy Silva
Valéria da Silva Rodrigues
Suplentes:
Sandra Alves de Santana e Fonseca
Guilherme de Azeredo Passos
Capital:
Cláudia Aparecida Coimbra Alves
Renato Luiz Faraco
Suplentes:
Paulo Sérgio Tinoco Néris
Paulo Cézar Mourão Almeida
Interior:
Josselma Lopes da Silva Lages
Fabiano Garcia Veronez
Suplentes:
Marcelo Carlos Cândido
Rachel Cristina Silva Viégas
Aposentados:
Paulo Sérgio Ferreira
Maura Angélica Oliveira Ferreira
Suplentes:
Célia Ribeiro de Vasconcelos
José Maria dos Reis