A Diretoria da Amagis realizou sua primeira reunião do ano com associados nesta quarta-feira, 3/1. Além de desejar excelente e fraterno ano novo a todos, o presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, falou sobre as principais pautas da Magistratura mineira para este ano de 2024 e a continuidade dos trabalhos na defesa da Classe.

Destacou-se que a Amagis reconhece o esforço da Direção do Tribunal para liquidação do passivo com a classe. Acrescentou-se que estão pendentes de solução, ainda, questões como o pagamento do retroativo do adicional de acervo, ou transformação destes em dias de compensação, a simetria do auxílio-saúde como previsto pelo CNJ com a norma do CNMP, além da isonomia do tratamento do ATS com toda a Magistratura.

 

 

O Presidente informou sobre a tramitação do VTM no Senado e demonstrou esperança de pagamento dos direitos da Classe em folha suplementar no próximo dia 15/1.

Foi lembrado pelos presentes quanto às eleições para a Direção do Tribunal de Justiça em abril deste ano. Os associados entenderam como importante levar àqueles(as) que se candidatarem pauta mínima de sugestões para aprimoramento da prestação jurisdicional e solução quanto às pendências financeiras do Tribunal com a Magistratura e Pensionistas. 

Acredita-se, assim, que as candidaturas possam ouvir toda a Magistratura e Pensionistas, conhecendo pautas primordiais e sugestões para temas diversos como: aprimoramento logístico, distribuição de responsabilidades e assessorias, auxílio-saúde para as pensionistas, meios de prova de vida dos aposentados, simetria com os direitos do Ministério Público, dentre tantos outros.

Os participantes da reunião deixaram claro a confiança na honradez de todas eventuais candidaturas, tais quais todos os ocupantes dos cargos de gestão que sempre exerceram tais funções no Tribunal.


Diante disso, o presidente da Amagis sugeriu abertura de canal para que magistrados, magistradas e pensionistas enviem suas sugestões com propostas objetivas e pragmáticas, as quais serão compiladas e entregues aos candidatos. Após aprovada a sugestão, formou-se comissão para elaborar o documento, composta pelo desembargador Maurício Pinto Ferreira, pelas juízas Lucimeire Rocha e Rosimere Couto e pelos juízes Auro Aparecido Maia de Andrade e Aloysio Libano de Paula Júnior.

Aprovado o documento, a Amagis convidará os desembargadores e desembargadoras candidatos(as) para que possam dar a honra da visita à sede da Associação, que é a Casa de todos os magistrados e magistradas, quando será entregue o documento elaborado com as sugestões da Magistratura Mineira.

Participaram da reunião a vice-presidente de Aposentados e Pensionistas, desembargadora Heloísa Combat, o vice-presidente de Saúde, juiz Jair Francisco dos Santos, o diretor jurídico, desembargador Alberto Henrique da Costa Oliveira, os desembargadores Francisco Kupidlowski e Tiago Pinto, a desembargadora Mariza de Melo Porto, a juíza Lucimeire Rocha, os juízes Auro Aparecido Maia de Andrade, Fernando Humberto dos Santos, Carlos Roberto Loiola e Aloysio Libano de Paula Júnior.

Para envio das sugestões até o dia 10 de fevereiro de 2024: e-mail: imprensa@amagis.com.br ou WhatsApp (31) 99881-4367.