Com o objetivo de separar o conteúdo do Processo Judicial eletrônico (PJe-CNJ 1ª Instância) daquele dos demais processos eletrônicos (JPe-Themis 2ª Instância eProjudi-Juizado Especial), bem como refinar o acesso às informações processuais, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) lança nesta quinta-feira, 01 de outubro, as novas páginas do processo eletrônico no Portal TJMG.
O presidente do Comitê Gestor do PJe-CNJ 1ª Instância, desembargador André Leite Praça, explica que as novas páginas buscam melhorar o acesso e a obtenção de informações sobre o processo eletrônico no Portal do TJMG. “O conteúdo do PJe é separado dos conteúdos dos outros dois sistemas de processo eletrônico, e foi remodelada a estrutura de sua apresentação, o que auxilia os públicos interno e externo na utilização da ferramenta”, diz.
A coordenadora do Central de Comunicação para a Gestão Institucional (Cecom), Nanci Andrade Leite, que foi uma das gestoras que esteve à frente das equipes que elaboraram a estrutura das novas páginas do processo eletrônico no TJMG, destaca que um dos pontos positivos é descentralização da inserção de conteúdos, o que vai agilizar a atualização de informações. Outro ponto relevante foi o trabalho conjunto das áreas de T.I., Corregedoria-Geral de Justiça e Assessoria de Comunicação Institucional que resultou em uma página com conteúdos bem variados e com acesso simplificado.
A nova página do processo eletrônico tem conteúdos específicos, e as informações podem ser acessadas de acordo com o interesse do usuário.
Uma das novas funcionalidades da nova página do PJe é o campo “suporte”, que direcionará o usuário a manuais e tutoriais, perguntas frequentes, indisponibilidade do sistema, configuração do computador, cadastro do sistema, autenticidade de documentos, atendimento ao usuário externo e consulta pública.
Na nova página, os advogados, procuradores e defensores públicos podem fazer o cadastro inicial, requisito imprescindível para o acesso ao sistema. Há informações sobre as condições necessárias para o primeiro acesso, bem como, a validação de documentos e orientações gerais.
Portal de Serviços de auxílio ao usuário
Foi lançado também nesta quinta-feira, 01 de outubro, também o Portal de Serviços da Informática que pode ser acessado pelo ink http://informatica.tjmg.jus.br (endereço de acesso fora das dependências do TJMG) para o usuário externo.
Esse Portal tem como objetivo melhorar a análise de dúvidas e resolução de problemas relacionados ao sistema PJe, com agilidade. Para que o registro do chamado seja mais eficaz, eliminando perda de informações ou interpretações equivocadas, o Portal permite que o usuário descreva os problemas e dúvidas por meio de formulário eletrônico e anexe imagens das telas do PJe.
Durante o processo de análise e resolução dos chamados, é possível acompanhar os registros efetuados pelo usuário e pela equipe de suporte por meio do próprio Portal.
Mais serviços
Manuais, tutoriais e perguntas frequentes são conteúdos voltados para advogados, promotores e defensores públicos que acessam o sistema pela primeira vez ou têm duvidas quanto aos procedimentos necessários para dar andamento a um processo judicial. Eles se encontram com destaque na nova página.
Outros serviços como obter a autentificação nos documentos podem ser acessados com apenas um clique.
Há, ainda, um ambiente de testes que propicia a aqueles que têm uma relativa dificuldade acessarem vários campos do processo eletrônico e realizarem diversos procedimentos como se o andamento processual fosse real.
Textos sobre como obter a certidão de indisponibilidade do sistema no caso de manutenções previstas ou falhas momentâneas podem ser pesquisados na nova página.
Usuários não cadastrados têm acesso à consulta pública aos dados básicos dos processos judiciais, independentemente de prévio cadastramento ou de demonstração de interesse.
Também estão disponíveis informes, notícias e o cronograma de implantação do PJe-CNJ 1ª Instância.
Fonte: TJMG