Em celebração de um ano da assinatura do termo de cooperação para implementação da metodologia da Justiça Restaurativa no Juizado Especial Criminal e na Vara Infracional da Infância e Juventude da Comarca de Belo Horizonte, será realizado um evento no auditório do anexo I do TJMG, no dia 5 de agosto, às 18h30. O Presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano, e o 3º vice-presidente do Tribunal, desembargador Manuel Saramago, abrirão os trabalhos da cerimônia.

Os presentes terão a oportunidade de assistir à palestra sobre Justiça Restaurativa proferida pelo professor doutor João Salm, do Departamento de Justiça Criminal da Governors State University de Chicago, nos Estados Unidos, destinada a todos os juízes, promotores, defensores, advogados, estudantes, servidores públicos e demais interessados no assunto.

Serão apresentadas ainda as linhas conceituais e os resultados do projeto em Belo Horizonte, pela consultora Monica Mumme.

O convênio para a implantação da Justiça Restaurativa foi assinado em 2012, entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Ministério Público, Defensoria Pública e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.