O diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), advogado e professor, Hermes Vilchez Guerrero, foi condecorado, na segunda-feira (17/3), com o título de cidadão honorário de Minas Gerais. A solenidade, realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a partir de iniciativa do deputado Roberto Andrade, contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.

Hermes Guerrero é integrante do Conselho Editorial da Revista MagisCultura. A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto parabeniza o professor e advogado Hermes Vilchez Guerrero, pela merecida condecoração como cidadão honorário de Minas Gerais. “Esta é uma justa homenagem a um profissional cuja trajetória acadêmica e jurídica contribui significativamente para o fortalecimento do Direito e para o ensino jurídico. Sua dedicação e excelência acadêmica e cultural são motivos de orgulho para todo”, disse a presidente.

Not---Titulo-Cidadao-Honorario-ALMG-Hermes-Vilchez-Guerrero-6.jpgA solenidade de entrega da cidadania honorária ao professor Hermes Vilchez Guerrero foi realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)
contou com a presença do presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior (Crédito: Ramon Bitencourt / ALMG)

Nascido em Cutervo, no Peru, e naturalizado brasileiro, Hermes Guerrero recebeu a homenagem por sua contribuição acadêmica e jurídica para o aperfeiçoamento da Justiça em nosso Estado. Ele graduou-se em Direito pela UFMG, em 1985, fez mestrado e doutorado na mesma instituição, e, desde 1997, atua como professor de Direito Penal. Em 2019, passou a ser diretor da Faculdade de Direito da UFMG.

O professor Hermes Guerrero também lecionou na Faculdade de Direito Milton Campos e na Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas. Foi membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos e do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e é autor de diversos livros e artigos.

Origem peruana

Em seu pronunciamento, o professor Hermes Guerrero agradeceu a homenagem concedida pela ALMG, ressaltando que "de todos os títulos que poderia receber, esse é o mais significativo na minha vida".

Not---Titulo-Cidadao-Honorario-ALMG-Hermes-Vilchez-Guerrero-5.jpg
O homenageado é natural do Peru e disse ter "grande amor por Minas Gerais" (Crédito: Ramon Bitencourt / ALMG)

Ele falou sobre seu país de origem, de onde saiu em 1974, ao lado do pai, da mãe e dos irmãos, para morar na pequena Paraúnas, no interior do nosso Estado. "Não nasci em Minas, não tenho antepassados aqui e grande amor por essa terra. Ainda bem que vim para cá, onde vivi amores, fiz grandes amigos e tive centenas de alunos. Tenho com todos uma dívida de gratidão que nunca conseguirei pagar", disse.

O professor ressaltou também sua atuação como advogado criminalista, profissão que disse "amar, por ter lhe concedido grandes amigos". "Aqui, vivo e viverei sempre, pois, para ser mineiro, ou nascemos em Minas Gerais, ou passamos a conhecer profundamente essa terra, descobrindo seus sabores, sua música e sua literatura", acrescentou.

Ao falar sobre a concessão da cidadania honorário a Hermes Guerrero, o deputado estadual Roberto Andrade destacou o histórico acadêmico e profissional do professor e diretor da Faculdade de Direito da UFMG. Segundo ele, o homenageado desempenhou funções relevantes nas advocacias pública e privada e no magistério. "Sempre com o compromisso inabalável com os mineiros, o professor Hermes é um dos grandes juristas de Minas Gerais. O título que concedemos é uma honra para nosso Estado. Ele tem raízes profundas na UFMG e contribuiu para a formação de grandes profissionais", ressaltou.

Dispositivo de honra

Compuseram o dispositivo de honra da solenidade o deputado Cleiton Oliveira, que presidiu a sessão; o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; o procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, promotor Paulo de Tarso Morais Filho; o corregedor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), conselheiro Gilberto Diniz; a defensora pública auxiliar Ana Luiza Pereira Freitas; o vice-reitor da UFMG, Alessandro Fernandes Moreira; o vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-MG, desembargador Júlio César Lorens; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), desembargador Jadir Silva; e o delegado da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) Emílio Oliveira e Silva, representanndo a PCMG.

*com informações TJMG