O advogado, professor e diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e membro do Conselho Editorial da Revista Magiscultura, da Amagis, Hermes Vilchez Guerrero, tomou posse, neste sábado, 31, no Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG). O novo integrante irá ocupar a Cadeira n. 5, cujo patrono é Francisco Mendes Pimentel. 

possehermesihgmg-5.jpg

O desembargador Bruno Terra Dias, ex-presidente da Amagis e integrante do Instituto, representou o presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, durante a solenidade realizada no auditório do IHGMG, em Belo Horizonte.

O novo integrante foi conduzido pelos associados efetivos do instituto Aluízio Alberto da Cruz Quintão, Josemar Alvarenga e Antônio Marcos Nohmi.

Durante a cerimônia, o novo associado efetivo foi saudado pelo presidente emérito da Academia Mineira de Letras e integrante do IHGMG, Rogério de Vasconcelos Faria Tavares, que disse que Hermes Guerrero possui o espírito e a vontade de contribuir com o caráter que o IHGMG preserva.

Além disso, Rogério Tavares observou que o IHGMG se notabiliza por ter em seus quadros os melhores juristas de nosso Estado, que são também de nosso país.  

Segundo Hermes Guerrero, o IHGMG tem em suas publicações registros especiais de Minas Gerais e de Belo Horizonte, e possui integrantes de diferentes formações em seus quadros, mas com o gosto em comum de estudar e divulgar a história e geografia do povo das montanhas de Minas Gerais. E afirmou ser uma honra fazer parte dessa instituição.      

IHGMG

O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais é uma entidade cultural civil sem fins lucrativos, fundada em 1907, com objetivo de investigar, coligir, metodizar, publicar ou arquivar os documentos concernentes à história e à geografia de Minas Gerais, entre outras atribuições. O IHGMG é uma academia que reúne mulheres e homens interessados em preservar e cultivar a memória mineira, em relação às humanidades e às tradições culturais e cívicas do Estado. A instituição, que possui 100 cadeiras associadas a patronos. é formada por sócios efetivos, correspondentes, eméritos, honorários e beneméritos. O espaço contempla ainda uma biblioteca com mais de 25 mil livros e uma mapoteca com mais de 1,1 mil exemplares, incluindo mapas da época das capitanias.