Nos dias 12 e 13 de agosto, o programa Novos Rumos do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) promoveram o 1º Curso para Psicólogos das Apacs (Associações de Proteção e Assistência aos Condenados). A atividade foi realizada na sala da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), primeira a ser instalada dentro de uma unidade prisional de Minas Gerais, na Apac de Nova Lima.
O curso teve como objetivos contribuir para a formação e a atualização de psicólogos que atuam nas Apacs e estimular a discussão sobre o trabalho da psicologia voltado para os recuperandos, considerando a metodologia Apac para o processo de recuperação aplicada nos Centros de Reintegração Social (CRS). O encontro contou com a participação de 30 profissionais, com formação em psicologia e em serviço social.
Abriram o curso o coordenador-geral do programa Novos Rumos, desembargador Jarbas de Carvalho Ladeira Filho; a presidente da Apac de Nova Lima, Sandra Tibo; o diretor executivo da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira; e o psicólogo coordenador do curso, Johannes Hubertus Dousi. Eles destacaram o apoio do TJMG e da FBAC à formação técnica dos profissionais e a importância do trabalho dos psicólogos e assistentes sociais no processo de recuperação dos condenados. A cerimônia de abertura foi finalizada com a apresentação do coral da Apac de Nova Lima, Madrigal Liberatus, regido e composto por recuperandos.
Programação
O curso incluiu palestras, intercâmbio de experiências, depoimentos de recuperandos e momentos de espiritualidade.
A condução ficou a cargo do psicólogo da Apac de Nova Lima Johannes Hubertus Dousi e do psicólogo convidado Gerrit Delfstra, do Instituto Rino (Rino Instituut), localizado na cidade de Eindhoven, na Holanda.
A avaliação geral do curso foi positiva e apontou para a necessidade de continuidade da formação técnica para psicólogos e assistentes sociais que atuam nas Apacs.
Saiba mais sobre as Apacs clicando aqui.
Fonte: TJMG