A ministra Nancy Andrigh , da Corregedora Nacional de Justiça, reuniu-se na quarta-feira, 4 de dezembro, em Brasília, com os juízes auxiliares Lílian Maciel, da Presidência, Carlos Donizetti Ferreira da Silva , da 3ª Vice-Presidência e Renato Jardim, da Corregedoria- geral de Justiça. Foram convidados, ainda, os juízes que atuam nas varas de Execuções Fiscais Estaduais e Municipais.
O assunto tratado foi o número exacerbado de ações de Execuções Fiscais, em curso, o que provoca alta taxa de congestionamento de processos. Há a previsão e estimativa desse cenário agravar. Ao final, definiu-se que será estabelecida uma meta para o enfrentamento do excessivo número das ações que tramitam nessas varas. Definiu-se que que será apresentado um programa que será implantado em 2015 para controle e diminuição do acervo .
O programa terá foco voltado para auxiliar o juiz, que será o protagonista e executor da iniciativa. A ministra Nancy Andrighi explicou que os juízes terão o apoio da Corregedoria e assinala que será por meio do comprometimento deles que o programa apresentará os melhores resultados e aperfeiçoará a prestação jurisdicional.
Fonte: TJMG