No Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) os copos de plástico descartáveis estão com os dias contados. A redução gradativa do seu uso é uma das medidas do Atuação – Programa Socioambiental do Tribunal, que visa desenvolver nos servidores uma consciência ambiental, com a adoção de práticas sustentáveis e de promoção social.

Todos os servidores da secretaria e dos 351 cartórios eleitorais de Minas receberam canecas de uso permanente com a logomarca do programa. A iniciativa também alcançou funcionários terceirizados e estagiários. Foram distribuídas cerca de 2.700 canecas em todo o estado.

O Programa Atuação foi lançado em junho de 2009 e pretende criar uma nova cultura institucional no TRE-MG, estimulando procedimentos que visem o uso eficiente dos recursos naturais, o combate ao desperdício, a diminuição da geração de resíduos; além de nortear os princípios de ecoeficiência na aquisição de produtos e serviços.

Além da adoção do papel reciclado nos procedimentos internos, entre as ações implantadas pelo Programa Atuação está a coleta seletiva solidária, com a doação dos resíduos recicláveis descartados pelo Tribunal para uma associação de catadores de papel.

No ano passado (2009), foram doados 17,245 toneladas de papel, 0,614 toneladas de plástico e tetrapack, 2402 unidades de cartuchos e tonners. Este ano, já foram doadas 19,914 toneladas de papel, 1,3 toneladas de plásticos, tetrapack e metal, 200 litros óleo automotivo, além de 1.111 unidades de tonners e cartuchos. Paralelamente ao gerenciamento dos resíduos, o projeto promove o resgate da cidadania dos trabalhadores envolvidos na reciclagem, gerando postos de trabalho e renda.

Os servidores participam ativamente do Programa, através de campanhas educativas e ações. Em cada sala estão disponíveis, além do coletor de lixo orgânico, um coletor para papel e outro para materiais recicláveis em geral.

Coletores especiais também foram colocados no edifício sede e no anexo para o recolhimento de pilhas e baterias. Atualmente, o foco do Programa Atuação está no cumprimento da Meta nº 6 do Conselho Nacional de Justiça, que prevê a racionalização no consumo de serviços básicos.

Fonte: TRE/MG