No dia 28 de novembro de 2013, no fórum da comarca de Rio Paranaíba, foram premiados os alunos participantes do projeto social Amigos Leitores, cuja função é aproximar o Judiciário dos jovens. A ação pretende consolidar valores morais através da distribuição de material escolar e do incentivo ao hábito da leitura de obras infantojuvenis.

Inicialmente, o projeto foi implementado entre os menores envolvidos na prática de atos infracionais para afastá-los das situações de risco e estimular o exercício da solidariedade. Na segunda fase do projeto, crianças e adolescentes das escolas públicas locais passaram a fazer parte do Amigos Leitores. Esse público demonstrou grande interesse e aceitação pela leitura, e aqueles que já possuíam o hábito da leitura serviram como bons exemplos para os demais.

“Vivenciamos um momento de busca pela efetiva pacificação social, o que exige do Poder Judiciário maior atenção ao seu papel, inclusive ao desenvolvimento de projetos que possam contribuir para a construção de uma sociedade mais harmônica”, afirma a juíza Tainá Cruvinel, da comarca de Rio Paranaíba.

O livro Tosco foi distribuído entre os jovens leitores para contextualizar o tema de vulnerabilidade social. A obra é de autoria do psicólogo Gilberto Dari Mattje e busca estimular os jovens a refletir sobre suas escolhas e responsabilidades, ao narrar a história de um adolescente em conflito com a lei, inserido em contexto de vulnerabilidade, que transforma sua vida por meio dos estudos e do estímulo de um professor.

De modo geral, segundo a juíza, houve significativa melhoria no rendimento escolar dos integrantes do projeto, que passaram a estimular os amigos a ingressar no fascinante mundo da leitura.

Fonte: TJMG