A biblioteca do Presídio de Jaboticatubas, resultado de uma campanha de arrecadação que reuniu livros doados pela comunidade, instituições educacionais e órgãos públicos, foi inaugurada na quinta-feira, 31 de outubro, no município. O espaço marca o início do projeto de remição de pena pela leitura, uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em parceria com a Defensoria Pública do estado.
O projeto, idealizado pelo juiz Rodrigo Di Gioia Colosimo, da Comarca de Jaboticatubas, visa à ressocialização dos detentos por meio da leitura, permitindo que reduzam suas penas ao dedicarem-se ao estudo de obras literárias. “Esse projeto começou quando cheguei à Comarca. Trabalhamos com instituições para arrecadar livros e formar essa biblioteca. Além de permitir a remição de pena, a leitura agrega valor à vida do detento ao sair do presídio”, explicou o juiz.
Veja abaixo reportagem da RM Notícias:
A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades locais, incluindo o diretor regional da terceira região integrada de segurança pública, Paulo Duarte; o diretor geral do presídio, Luiz Eduardo; e o defensor público de Jaboticatubas, Victor Matthaus.
Para Paulo Duarte, o projeto de leitura atende a um dos pilares da atuação regional que é a humanização do sistema prisional. “Nossa missão aqui é estimular o desenvolvimento e o incentivo à leitura, possibilitando que os internos tenham uma ferramenta para a remição de pena e para o conhecimento”, declarou.
O diretor do presídio, Luiz Eduardo, destacou que a criação da biblioteca é uma conquista importante para a unidade, onde muitos internos já demonstram interesse pela leitura. “Acolhemos a proposta do juiz Rodrigo e montamos o espaço, reconhecendo seu papel no processo educativo dos internos”, afirmou.
Segundo o defensor público Victor Matthaus, a iniciativa é parte de um compromisso das instituições em promover a reintegração social. “A leitura é uma oportunidade para que os detentos, ao cumprirem suas penas, tenham ferramentas para reingressar na sociedade”, disse.
Fonte: RM Notícias
Fotos: Divulgação