O Projeto Eleitor do Futuro, que teve início no dia 21 de outubro, já conta com cerca de 200 palestras agendadas para este mês em vários municípios do Estado. Em outubro, 60 escolas receberam juízes eleitorais, promotores e chefes de cartório para falar sobre temas como democracia, cidadania, partidos políticos, eleições e voto. Ao todo, mais de 13 mil alunos participaram das palestras.
Somente na 26ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, que abrange a Região Leste, quatro palestras já estão agendadas para todas as quintas-feiras de novembro, com o tema “A Participação do Jovem na Construção de Uma Sociedade Livre, Justa e Solidária”. As palestras serão feitas pelo juiz Renato Faraco, titular da Zona Eleitoral, com o tema “A participação do jovem na construção de uma sociedade livre, justa e solidária”. Durante a visita, servidores do cartório farão o alistamento eleitoral dos alunos das escolas. A primeira a ser visitada em novembro será a Escola Estadual Sagrada Família, às 8h30 desta quinta-feira (7).
Também no interior o “Eleitor do Futuro” não para. Nessa terça-feira (5), a juíza eleitoral de Itapecerica, Herilene de Oliveira Andrade, e o chefe de cartório, Marcelo Bortolo Ferreira, realizaram palestra na Escola Estadual Padre Herculano Paz para mais de 200 estudantes (foto).
O Projeto Eleitor do Futuro, promovido e coordenado pela Escola Judiciária do TRE, tem como objetivo contribuir para a formação do jovem eleitor, por meio de encontros entre o juiz eleitoral e os alunos do ensino médio. O que se espera é que o jovem eleitor compreenda criticamente o valor e o significado de seu voto no processo democrático, aprimorando continuamente sua forma de participação social e política.
Fonte: TRE-MG