Depois da experiência positiva na instalação do Projeto Guarda-Mirim nas comarcas de Patrápolis e Itaú de Minas, as cidades de São Roque de Minas e Piumhi formarão suas primeiras turmas da Guarda-Mirim, nos dias 22 e 29 de outubro, respectivamente. A juíza, Lúcia Landgraf, idealizadora do projeto, é a responsável por sua instalação nessas cidades, depois de sua passagem como diretora do Foro de São Roque de Minas e, atualmente, como juíza da Infância e Juventude de Piumhi.
O projeto é destinado a adolescentes entre 14 e 16 anos, de ambos os sexos e que não tenham e nunca tiveram envolvimento com atos infracionais, além de ter bom desempenho na escola, e sejam, preferencialmente, de famílias carentes. O objetivo do projeto é prevenir a marginalização, promover a educação e possibilitar a pré-profissionalização dos adolescentes.
O Projeto Guarda-Mirim de Piumhi foi criado em agosto deste ano, e é uma realização da Associação de Valorização e Apoio dos Menores de Piumhi (Avamep). Na cidade de São Roque de Minas ele foi implantado em junho de 2010 e é uma realização da Associação dos Amigos dos Menores de São Roque de Minas (Aames). Ambos buscam efetivar o Capítulo IV, da Lei nº 8.069/90 (ECA), que dispõe sobre o direito dos adolescentes à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer e ao trabalho.