Dezenove detentos do presídio de Alfenas receberam, nesta quinta-feira, 4, o certificado de conclusão do curso de confecção de aquecedores solar de baixo custo. O projeto, que teve início no fim de 2016, representa uma série de melhorias para quem fez o curso, como profissionalização e remissão de pena, mas também para demais detentos, pois foram instalados pelos próprios participantes 22 sistemas de 1.000 litros, um para cada cela, proporcionado água quente para todo o presídio.
A juíza Aila Figueiredo, da 2ª Vara Criminal e de Execução Penal da Comarca, destaca que o projeto oferece uma formação para os participantes, representado uma série de melhorias para quem fez o curso, que além do conhecimento na confecção e instalação dos aquecedores, receberam também noções de empreendedorismo. “Quando saírem, poderão trabalhar também como autônomos, pois é um material de custo baixo e preço acessível”, disse a magistrada.
O projeto foi criado pela Associação Mineira de Educação Continuada (Asmec), e foi apresentado à magistrada, que o aprovou e liberou a verba que é proveniente de recursos de prestação pecuniária.