A Amagis lançou, na noite desta quinta-feira, 10, em evento realizado em seu Parque Esportivo, em Belo Horizonte, a 11ª edição da Revista MagisCultura, a revista de arte e cultura dos magistrados mineiros, e a 9ª edição da revista Amagis Jurídica, consolidada como uma referência nas ciências jurídicas do país. Na ocasião, também foi lançado o livro “Alimentos gravídicos à luz das legislações brasileira e portuguesa”, de autoria do juiz Agnaldo Rodrigues Pereira.
O presidente da Amagis, Herbert Carneiro, lembrou do prestígio que as revistas ganharam nacionalmente pela excelência dos textos produzidos de cada jurista e colega que participa, tendo sido elogiada, inclusive, pelo ministro Ayres Britto, que afirmou ser leitor das publicações. O presidente ainda agradeceu aos conselheiros de ambas as revistas pela dedicação e sacrifício para a produção das publicações.
O juiz Maurício Soares, vice-presidente de Saúde, e membro do conselho editorial das revistas, ressaltou a importância da participação dos apoiadores que ajudam a viabilizar as revistas, que dão vazão ao trabalho científico e cultural dos colegas magistrados.
O juiz Renato César Jardim, diretor da Revista MagisCultura, disse que o lançamento de ambas as publicações celebra um casamento do Direito com a arte e literatura, em uma contribuição cultural produzida pela dedicação de cada magistrado.
Livro
O juiz Agnaldo Rodrigues Pereira autografou exemplares de seu novo livro “Alimentos gravídicos à luz das legislações brasileira e portuguesa”, que oferece uma visão atualizada do direito especial da personalidade, notadamente do direito à vida desde a concepção, em estudo comparado entre as legislações brasileira e portuguesa, de forma a assegurar que aquele novo ser humano tenha condições de nascer vivo e com saúde.
MagisCultura
A Revista MagisCultura nº 11 traz como tema de capa o Mercado Central de Belo Horizonte, local dois mais representativos de nosso Estado por condensar a cultura e as tradições de Minas. A imagem que ilustra a capa é uma aquarela da artista Sandra Bianchi. O escritor mineiro homenageado nesta edição é poeta e ensaísta Affonso Ávila, sobre o qual escreve o jornalista e editor da revista Manoel Marcos Guimarães. Além disso, a família do poeta gentilmente cedeu dois poemas para publicação na MagisCultura.
Os magistrados que publicam textos nesta edição são: Francisco José Lopes de Albuquerque, Átila Andrade de Castro, Gutemberg da Mota e Silva, Augusto José Vieira Neto, Fernando José Armando Ribeiro, João Quintino Silva, Geraldo Rogério de Souza, Llewellyn Davies A. Medina, Luís Carlos B. Gambogi, Rogério Medeiros Garcia de Lima, Matheus Chaves Jardim e Luiz Carlos Biasutti.
Amagis Jurídica
A revista Amagis Jurídica nº 9 segue com a qualidade já reconhecida dos artigos científicos dos magistrados mineiros e operadores do Direito. Esta edição conta com trabalhos sobre temas como Justiça Militar, Direito de Superfície, Direito do Consumidor, Dano Moral e Tecnologização do Direito, entre outros.
Os autores que contribuíram com artigos para esta edição são: Agnaldo Rodrigues Pereira, Augusto Vinícius Fonseca e Silva, Cláudia Aparecida Coimbra Alves, Fernando José Armando Ribeiro, Gustavo Henrique Moreira do Valle, José Maria dos Reis, Francis Vanine de Andrade Reis, José Marcos Rodrigues Vieira, Luís Carlos B. Gambogi, Nereu Ramos Figueiredo, Taunier C. Malheiros Lima, Diego Coelho Antunes Ribeiro e Ramom Tácio de Oliveira.
Veja a cobertura fotográfica o evento: