Com a nomeação de 29 aprovados no concurso da magistratura, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) reforça seu empenho na melhoria da prestação jurisdicional. A posse tem data prevista para agosto deste ano e, assim, a instituição terá em seu corpo de magistrados 74 novos juízes. A última turma dos aprovados no concurso de 2013 poderá celebrar a conquista do almejado acesso à carreira.

O presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, afirma que a convocação é mais uma das medidas que a instituição vem tomando em busca de melhorias contínuas. “Estamos em busca do crescimento físico, investindo em equipamentos e tecnologia, sem nos esquecer do maior valor na casa: os servidores e os magistrados”, afirma.

Larissa Teixeira da Costa, de 33 anos, passou a infância e adolescência em Poços de Caldas e formou-se na Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), trabalhou no TJMG da comarca como estagiária por um ano e meio, e atuou como assessora por oito anos. Ela conta que está ansiosa para o dia da posse e para, finalmente, dar mais um passo na carreira, que já vem sendo traçada há alguns anos. “Trabalho há tanto tempo no TJMG, conheço a instituição e estou pronta para assumir esse cargo tão sonhado. Meu foco é usar todo o meu conhecimento em prol da Justiça”, diz.

Rafael Arrieiro Continentino, 36 anos, começou seu percurso estudantil indo para a escola rural a cavalo, no povoado de Francisco Sá, pertencente ao Município de Carlos Chagas/MG. Alguns anos passados, já cursava direito na Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), com uma trajetória em mente: a magistratura. Seu propósito era seguir o mesmo caminho de seu bisavô, o desembargador João Pereira da Silva Continentino, que, tendo tomado posse em outubro de 1909, é um dos membros pioneiros da Corte de Justiça de Minas. O servidor do TJMG, que hoje trabalha na Corregedoria, agora comemora a futura posse. “Mais que uma satisfação, um sonho sendo realizado. E assim que iniciar essa nova etapa, dedicarei todo meu foco ao jurisdicionado mineiro”, conta.

O último concurso para ingresso na magistratura foi regido pelo Edital 3, publicado em novembro de 2013. Os candidatos participaram de cinco etapas: prova objetiva seletiva, prova escrita, avaliações médica, psicológica e da vida pregressa, prova oral e avaliação de títulos. Eles apresentarão os documentos para a posse a partir de 10 de julho, na Gerência da Magistratura.

Organizado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), o Curso de Formação Inicial terá lugar em Belo Horizonte, sendo que algumas atividades poderão ser realizadas em comarcas do interior.

Convocados para nomeação:

Luiza Starling de Carvalho

Maysa Silveira Urzedo

Gustavo Eleutério Alcalde

Diego Goulart de Faria

André Luiz Riginel da Silva Oliveira

Luciene Belan Ferreira Allemand

Vinícius Pereira de Paula

Guilherme Augusto de Oliveira Barna

Herrmann Emmel Schwartz

Larissa Teixeira da Costa

Lucas Fonseca Silveira

Felipe Costa da Fonseca Gomes

Adriana Calado Paulino

Roger Galino

Eduardo Cunha Mansur

Marcelo Magno Jordão Gomes

Rafael Arrieiro Continentino

Rodrigo Kuniochi

Paulo Victor de Franca Albuquerque Paes

Guilherme Esch de Rueda

Juliana Venera de Campos E Silva

Ronaldo Franca Paixão Junior

Gustavo Obata Trevisan

Luis Henrique Guimaraes de Oliveira

Frederico Vasconcelos de Carvalho

Paula Ozi Silva Rosalin de Oliveira

Natalia Berti

Vinicius Magno Duarte Rodrigues

Christiano Rodrigo Gomes de Freitas

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional