Terminou às 23h43 a totalização dos votos em Minas Gerais, com o fechamento dos dados do município de Caraí, na Zona Eleitoral de Novo Cruzeiro (Nordeste de Minas). Ao todo, foram às urnas 12.817.154 eleitores em Minas Gerais e a abstenção ficou em 18,32%, maior do que em 2012 (16,41%), mas menor do que em 2014 (20,02%).

A totalização em Belo Horizonte foi encerrada às 21h33 e o segundo turno entre os candidatos João Leite (Coligação Juntos Por BH/PSDB, com 33,4% dos votos) e Kalil (Coligação Prá BH Funcionar/PHS, com 26,5%) ocorrerá no dia 30 de outubro. Na capital mineira, a abstenção ficou em 21,66%.

Apenas 388 urnas eletrônicas (0,83% do total) apresentaram defeito e foram substituídas por outras urnas. Assim como nas últimas eleições, não foram utilizadas cédulas na votação no Estado. Foi possível a identificação do eleitor pela biometria em 249 municípios – em 80 dos quais, abrangendo 100% dos eleitores.

A auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas, por meio da chamada “votação paralela”, mais uma vez comprovou a confiabilidade do voto eletrônico, com os resultados da votação nas cinco urnas sorteadas ficando igual às somas dos votos dados em cédulas. Fiscais de partidos, auditores contratados e representantes do Ministério Público acompanharam todo o processo, presidido por juízes eleitorais.

Justificativa

Quem não compareceu às urnas e não justificou a sua ausência neste domingo, terá até primeiro de dezembro para apresentar a qualquer cartório a sua justificativa, com um documento que comprove a razão de não ter comparecido. Em caso de dúvidas, o Disque-Eleitor atende de 7 às 19 horas. Só neste domingo, foram quase seis mil ligações recebidas pelo número 148.

Fonte: TRE-MG