placa.jpgO Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) instalou, nesta sexta-feira, 16, a 5ª Vara Cível em Poços de Caldas, no Sul de Minas. A comarca, que possui três varas cíveis, além duas criminais, duas de juizados especiais, uma vara de família (transformada, agora, em 4ª Vara Cível) e um cargo de juiz auxiliar, passa a ter cinco cíveis e todas com atribuições para atender a Vara de Família, modificada em 4ª Vara Cível. O desembargador Antônio Sérvulo representou o presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa, e conduziu a sessão. Na ocasião foi descerrada uma placa alusiva a instalação da vara.

O juiz diretor do Foro da Comarca de Poços de Caldas, Carlos Alberto
Pereira da Silva, destacou que, com o crescimento da cidade, era necessário o aumento do número de varas cíveis na comarca. “A comarca passa a ter
agora cinco varas cíveis, com a instalação da 5ª Cível e a modificação de competência da Vara de Família para 4ª Vara Cível. Isso visa acabar com o gargalo que existia na vara de família e distribuir, entre os cinco juízes das varas cíveis, os trabalhos da Vara de Família”, disse.

De acordo com o diretor do Foro, o trabalho de intermediação da
Corregedoria foi muito importante. “A Corregedoria reuniu-se com os juízes da comarca e ficou decidida a instalação desta nova
vara, além da modificação de competência na vara de família. Devemos muito ao trabalho da juíza corregedora Andréa Cristina de Miranda Costa, que apresentou a necessidade desta instalação”, elogiou.

drbrunoterra.jpgO presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, afirmou que a instalação atende a um anseio antigo da comunidade jurídica de Poços de Caldas e irá proporcionar melhor atendimento à população. “A população ganhará, com isso, mais agilidade, não apenas nos feitos de família, redistribuídos para todas as varas cíveis, mas em todos os feitos de direito patrimonial disponível. Assim, a cidade foi presenteada com mais um reconhecimento do Poder Judiciário de Minas Gerais, por suas necessidades e pujança de uma economia que merece, necessita e reclama a 5ª Vara Cível”, observou.

De acordo com o desembargador Antônio Sérvulo, a comarca não podia ficar em falta, sem a instalação de mais uma vara judicial, com crescente demanda de processos que acabam afetando o Judiciário. “É claro que a instalação desta vara busca sanar uma necessidade em uma cidade que sofre com a carga de trabalho, mas muita coisa precisa ser feita, como, por exemplo, a instalação da Vara de Infância e Juventude”, alertou.


Reunião com juízes da regiãoreuniaopocoscaldas.jpg

O presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, reuniu-se com os magistrados de Poços de Caldas e região para tratar de assuntos de interesses da magistratura nacional. Nesta quita-feira, 15, Bruno Terra esteve na Comarca de Pouso Alegre para reunir-se com os juízes da região, com o mesmo intuito de discutir assuntos de interesse da magistratura e exortar aos magistrados sobre o Dia de Alerta, movimento da magistratura nacional marcado para o próximo dia 21 de setembro.