Centenas de eleitores compareceram nesta segunda-feira (16) aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral no primeiro dia de recadastramento biométrico em Pará de Minas, Curvelo, Ponte Nova e São João Del Rei. O atendimento começou às 7 horas da manhã e, em pouco mais de 7 horas de atendimento, cerca de 750 eleitores já tinham se recadastrado nas quatro cidades, tendo sido feita a coleta das impressões digitais e o registro da foto de cada um.
A principal dúvida dos eleitores foi em relação à documentação necessária para o recadastramento. Além do documento de identificação (carteira de identidade ou carteira de trabalho), todos os eleitores devem levar um comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, etc), emitido entre 16 de novembro de 2008 e 16 de agosto de 2009. Ou seja, o comprovante não pode ser dos últimos três meses nem mais antigo do que de um ano atrás. Trata-se de exigência legal, comum a todos os processos de revisão eleitoral, nos quais os eleitores têm que comprovar um vínculo com o município onde têm seu título eleitoral.
Solenidade em Pará de Minas
Em Pará de Minas, o lançamento do recadastramento biométrico contou com a presença do presidente do TRE, desembargador Almeida Melo, do prefeito local, José Porfírio de Oliveira Filho, de magistrados, parlamentares, prefeitos e líderes políticos de diversas correntes da região, independentemente da coloração partidária . O Hino Nacional foi interpretado com gestos pelo coral “Mãos que Falam”, integrado por crianças com necessidades especiais da APAE, sob a regência da maestrina Marleide Machado. O músico Bernardo Silveira Mendes apresentou, ao piano, obras clássicas.
Em seu pronunciamento, o desembargador Almeida Melo ressaltou a importância do cadastramento digital “por se tratar do instrumento próprio à inclusão política, ao exercício da soberania popular e ao funcionamento da máquina do poder democrático”. O desembargador, natural de Pará de Minas, relembrou a história da cidade e seu desenvolvimento nos últimos 50 anos. Já o prefeito de Pará de Minas e o juiz eleitoral Ricardo Sávio de Oliveira agradeceram ao presidente do TRE pela escolha de Pará de Minas como uma das cidades a iniciar o recadastramento biométrico em Minas. Após o evento, o deputado federal Eduardo Barbosa, os deputados estaduais Antônio Júlio e Inácio Franco e o prefeito de Pará de Minas Zezé Porfírio fizerem o recadastramento biométrico.
Segundo o desembargador Almeida Melo, em breve veículos da Justiça Eleitoral irão também levar o recadastramento biométrico à zona rural de Pará de Minas, em especial aos lugares menos acessíveis, para facilitar a participação das populações que não vivem no centro urbano da cidade.
O recadastramento biométrico é obrigatório aos 217 mil eleitores desses quatro municípios mineiros que deverão comparecer, de segunda a sábado, das 7 às 19 horas, nos postos de atendimento montados pela Justiça Eleitoral. Quem tiver dúvidas, pode consultar o portal do TRE na internet (www.tre-mg.jus.br) ou ainda o “Disque-Eleitor”, através do (31) 3291-0004.
Fonte: TRE-MG