Foram escolhidos mais 11 municípios distribuídos em quatro regiões do país para fazer a revisão do seu eleitorado para utilização da urna biométrica nas eleições deste ano. A medida foi autorizada pelo corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Felix Fischer.

A biometria, aplicada à votação, permite que os eleitores sejam identificados por suas impressões digitais e, consequentemente, diminui os riscos de fraude na hora do voto.

Até o momento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia designado o recadastramento por meio da biometria em 50 municípios e já nas eleições deste ano, os eleitores cadastrados nesse sistema terão a urna liberada para votação por meio da impressão digital.

O ministro Felix Fischer estipulou até o próximo dia 18 de fevereiro para o início do cadastramento nas cidades selecionadas.

Revisão do eleitorado

A revisão de eleitorado é feita periodicamente pela Justiça Eleitoral. A escolha dos municípios atende a três critérios, definidos pelo artigo 92 da Lei 9.504/97. São eles: quando o eleitorado supera 65% da população projetada para aquele ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quando o total de transferências de eleitores ocorridas no ano em curso é dez por cento superior ao do ano anterior e nas situações em que o eleitorado é superior ao dobro da população entre dez e quinze anos, somada à de idade superior a setenta anos naquele município.

Veja abaixo o quadro com os municípios escolhidos para o cadastramento e seus respectivos estados e zonas eleitorais:

Ordem

UF

Município

Zona Eleitoral

RN

São José de Mipibu

RN

Nísia Floresta

67ª

SP

Sales Oliveira

235ª

MA

São Vicente Ferrer

111ª

MA

São João Batista

63ª

PI

Piripiri

11ª

MA

Cajapió

111ª

RN

São Fernando

45ª

RN

Timbaúba dos Batistas

45ª

10º

MT

Campo Verde

12ª

11º

AC

Assis Brasil

Fonte: TSE