Desde 2007, a comarca de Galiléia vem investindo na integração do Poder Judiciário com a comunidade, através da valorização da cultura local. Tal proposta iniciou-se com a inauguração do Espaço Cultural do Fórum Alcebíades Freitas Pinto, há dois anos, com o intuito de fomentar a acessibilidade e a aproximação da sociedade com o Poder Judiciário.

Para o juiz diretor do Foro, Túlio Márcio Lemos Mota Naves, a melhor forma de proporcionar essa aproximação é utilizando o potencial cultural da cidade, trazendo as manifestações para o ambiente forense. Este ano, um programa especial para a época de Natal foi criado para dar continuidade à proposta, com decoração natalina nas dependências do Fórum e recital de Natal.

A decoração natalina foi constituída de guirlandas e pinheiros ornamentados com enfeites em origami de estrelas, anjos, Papai Noel, laços e bolas, confeccionados por integrantes do Grupo Feliz Idade, formado por pessoas idosas do município de Galiléia, além de ornamentação com luzes na parte frontal do Fórum, valorizando a sua arquitetura.

O Recital de Natal foi realizado ontem, dia 17 de dezembro. A programação reuniu artistas e grupos locais: grupo de dança hip hop Dançando com os anjos, formado por adolescentes; grupo musical Ministério das Nações; Coral Ad’Glorian; e coral do Grupo Feliz Idade. Houve leitura dramatizada da poesia Receita de Ano Novo, de Carlos Drummond de Andrade, pelo ator Robson Rocha; participação do ator-mirim Yago Rodrigues e do locutor Wesley Souza. O evento foi coordenado pela assistente social judicial Franciane Dias Ribeiro e pelo assessor de Cultura do município, Robson Rocha.

A ação de integração entre a comunidade e o Poder Judiciário na comarca tem sido possível graças à iniciativa do juiz Túlio Márcio Lemos Mota Naves. “Acredito na colaboração da cultura para o fortalecimento do sentimento de dignidade no campo do Judiciário, viabilizando o exercício da cidadania, através do acesso dos cidadãos ao ambiente forense”, afirmou.

fonte: TJMG