Um grupo de 13 formandos do Curso de Formação de Contadores de Histórias da Apac de Santa Luzia prestaram homenagem, na tarde desta segunda-feira, 21, ao segundo vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Tiago Pinto, idealizador do projeto.

O Curso de Formação de Contadores de Histórias da Apac de Santa Luzia capacitou 39 recuperandos e foi uma realização da Ejef.

O Espetáculo “Sábios Piados”, dos recuperandos da Apac de Santa Luzia, apresentou sete histórias em voz e violão, com o acompanhamento musical do professor Vilmar de Oliveira, produzidas durante o projeto “Caminhos e Contos: a ressocialização pela palavra”, dirigido pelas professoras Rosana Mont’Alverne e Sandra Lane.  

Foram apresentadas as histórias: “A sabedoria da coruja” – Conto da tradição oral portuguesa; “Os Sabiás e a Coruja” – conto adaptado por Sandra Lane a partir da fábula de Leonardo da Vinci, “Os Tordos e a Coruja”; o poema “Um mero conhecedor” – leitura e interpretação do autor, o recuperando Ruiter Miranda Silva; “O Eremita e a Coruja” – Conto adaptado por Sandra Lane a partir da fábula de Leonardo da Vinci, “A cotovia”; “A Lenda da Coruja” – Conto da tradição oral portuguesa; “A coruja e a raposa” – autor desconhecido.  

Ao final da apresentação, os recuperandos entregaram ao desembargador Tiago Pinto presentes confeccionados por eles próprios.

O desembargador Tiago Pinto disse ter sido uma “glória” ver o resultado do trabalho conduzido por todos que assumiram o projeto de corpo e alma e espera que o Tribunal e a Ejef deem continuidade ao projeto.

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos, que também é coordenador Executivo do Programa Novos Rumos e juiz cooperador da Vara de Execução Penal de Santa luzia, esteve presente e destacou o resultado positivo do projeto na formação dos recuperandos e a dedicação do desembargador Tiago Pinto e sua equipe com o projeto.