O projeto consistiu em utilizar materiais recicláveis para a confecção de ornamentos para a decoração natalina da cidade. Foram recolhidas oito mil garrafas plásticas, além de outros materiais. Segundo o juiz da comarca, Marco Antônio Macedo Ferreira, “os reeducandos, orientados pela diretora da Casa de Cultura local, participaram, efetivamente, de todo o trabalho, desde o recolhimento do material até a arte final e montagem das estruturas que enfeitaram as comemorações de fim de ano na cidade”.
Os recuperandos tiveram a oportunidade de comparecer à inauguração da decoração na praça central e foram homenageados pela comunidade local. O sucesso do projeto gerou frutos e a nova administração do Executivo local já anunciou o apoio para a continuidade em 2009, expandindo a decoração para outros pontos da cidade.
O recolhimento de material reciclável para o Natal deste ano já começou. “Todo ser humano é maior que seu erro e isso vale no plano macro, pois a humanidade vem destruindo o planeta e a si mesma na busca desenfreada pelo desenvolvimento e consumo. Ainda há tempo de superar os erros, salvar o planeta e as pessoas”, disse o juiz Marco Antônio Macedo. O projeto tem o apoio da Casa de Cultura municipal, da Polícia Civil, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e da Apac.