Como os inadimplentes não são convocados de forma individual, por telefone, carta ou e-mail, quem tiver dúvidas sobre a situação do título pode ligar para o Disque-Eleitor (148 ou 31 3291-0004), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou acessar o site do TRE. O eleitor em situação irregular deve procurar qualquer Cartório Eleitoral até o dia 14 de abril levando o título eleitoral e um documento de identificação com foto.
Minas Gerais possui 351 cartórios eleitorais, que atendem de segunda a sexta-feira – na Capital, das 8h às 17h, e no interior, de 12h às 18h (exceto às quartas-feiras, no interior, quando funcionam de 10h às 16h). Em Belo Horizonte, o eleitor pode se dirigir para os cartórios que funcionam na Avenida do Contorno nº 7.038, no Barreiro (Rua Alcindo Vieira, 67 – Barreiro de Baixo) e em Venda Nova (Rua Padre Pedro Pinto, 5.020 – Mantiqueira ).
Para efeito de cancelamento, serão consideradas as ausências às eleições gerais e municipais, além dos pleitos suplementares determinados pelos tribunais regionais eleitorais. Cada turno é considerado uma eleição. Em Minas Gerais, os eleitores devem considerar o primeiro e o segundo turno das eleições gerais de 2010, e o segundo turno das eleições municipais 2008 (caso dos municípios de Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros). Caso não tenha ocorrido segundo turno no município, deve ser considerado o primeiro turno de 2008. Em alguns municípios mineiros foram realizadas eleições extemporâneas após 2008, que devem ser consideradas para fins de contagem.