O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu na tarde desta segunda-feira (15) a visita de representantes da Comissão Independente de Eleições do Afeganistão que vieram conhecer o sistema eleitoral brasileiro. O vice-presidente da comissão afegã, general Ayub Assil, recepcionado no gabinete da Presidência do tribunal, obteve do diretor-geral do TSE, Miguel Augusto Fonseca, informações sobre o processo de organização, votação e apuração das eleições no Brasil. A visita da comitiva afegã, composta ainda por Fazel Ahmad Manawi e pelo diplomata Mohammad Salem Wahdat, prossegue nesta terça-feira (16).
O diretor-geral do TSE, Miguel Fonseca, informou os visitantes que o Brasil realiza eleições a cada dois anos, sendo uma eleição municipal seguida de outra de caráter geral e que, em 2008, foram realizadas no país eleições municipais. O diretor comunicou à comitiva que a Justiça Eleitoral brasileira é especializada e que o Brasil possui um dos maiores cadastros eleitorais do mundo, com 130 milhões de eleitores.
O diretor do tribunal ofereceu ainda informações sobre o sistema jurisdicional e de organização da Justiça Eleitoral brasileira e sobre a identificação biométrica de eleitores, visando garantir ainda mais a segurança do voto.
“Estamos muito honrados e felizes em poder colaborar com a Comissão Independente de Eleições do Afeganistão. Esperamos que a visita seja bastante proveitosa a todos”, destacou Miguel Fonseca.
Já o vice-presidente da comissão afegã, general Ayub Assil, lembrou um pouco da história de seu país e afirmou que o povo do Afeganistão é pacífico e luta pela paz.
Ayub Assil informou que seu país realizou recentemente duas eleições, uma para presidente, em 2004, e outra, em 2006, para o Parlamento. Nova eleição para presidente ocorre agora no dia 20 de agosto deste ano. O representante afegão mostrou-se muito interessado em conhecer o sistema de urnas eletrônicas brasileiro.
“Esperamos estreitar nossas relações com o Brasil. Queremos convidar representantes da Justiça Eleitoral brasileira a visitar o nosso país”, disse Assil.
Após o encontro com o diretor-geral do TSE, os visitantes afegãos assistiram a uma palestra sobre Evolução e Trajetória da Justiça Eleitoral, apresentada pelo assessor da Procuradoria Geral Eleitoral, Geremias Ferreira Bispo.
Cadastramento biométrico
Nesta terça-feira (16), a chefe da Seção de Cadastros de Eleitores, Marta Juvina, e o secretário de Tecnologia da Informação, Giuseppe Dutra Janino, falarão aos visitantes sobre o cadastro eleitoral e o processo eletrônico de votação do Brasil.
Logo depois, os representantes da comissão afegã seguem para o Rio de Janeiro, onde acompanharão, na quinta-feira (18), o cadastramento biométrico de eleitores em Armação de Búzios.
A visita faz parte do acordo de cooperação existente entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e os países que se interessam em conhecer o sistema eleitoral brasileiro.
Fonte: TSE
- Institucional
- Histórico
- Diretoria
- Presidente
- Vice-Presidente Administrativo
- Vice-Presidente Financeira
- Vice-Presidente de Saúde
- Vice-Presidente de Aposentados e Pensionistas
- Vice-Presidente de Interior
- Vice-presidente Sociocultural-Esportivo
- Diretora-Secretária
- Diretor-Subsecretário
- Diretores
- Ouvidor
- Coordenadoria Amagis Mulheres
- Conselho Deliberativo
- Conselho Gestor de Saúde
- Coordenadores Regionais
- Diretores das Seccionais
- Coordenadores Colônias de Férias
- Coordenadoria de Aposentados e Pensionistas
- Coord. de Assuntos Legislativos e Remuneratórios
- Coordenadoria de Defesa das Prerrogativas
- Coordenadoria de Infância e Juventude
- Coordenadoria de Política de Proteção e Apoio à Pessoa com Deficiência
- Coordenadoria de Segurança da Amagis
- Comissões
- Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial
- Memorial da Amagis
- Escola da Amagis - Emajs
- Nutris e NAC
- Sede da Amagis
- Estatuto
- Convênios
- Amagis Mulheres
- Times de Futebol da Amagis
- Encontro da Magistratura Mineira
- Feira de Natal
- Eleição Amagis Triênio 2025-2027
- Comunicação
- Revista Decisão
- Revista MagisCultura
- Cartilha 'Desvendando o Autismo'
- Livro - Quatro Romances de Godofredo Rangel
- Livro "Memórias do Juiz mais antigo do Brasil" - Hermenegildo de Barros
- Cartilha de Defesa das Prerrogativas dos Magistrados
- Prêmio Amagis de Jornalismo
- Informativo Prestando Contas
- Publicações
- Jornal Decisão
- Informativo Saúde
- Notícias
- Amagis na Imprensa
- Programas de TV
- Vídeos
- Revista Magiscultura
- Revista AMAGIS Jurídica
- Homenagens
- Artigos
- Sentenças
- Discursos
- Curadoria - Livros e Filmes
- Turmas da Magistratura Mineira
- Comunicação
- LODJ
- Comunicação
- Colônias de Férias
- Serviços
- Amagis Saúde
- Ouvidoria
- Fale conosco