Enem
A Justiça Federal vai decidir se os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 terão acesso ao espelho das redações simultaneamente à divulgação das notas. Ontem, o procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho entrou com ação civil pública na Justiça Federal do estado requerendo mudanças nas regras do edital do exame, que prevê que a redação corrigida só pode ser solicitada depois do resultado, para fins pedagógicos. A ação com pedido de liminar tem como alvo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), que é responsável pelo Enem. Em nota, o Inep disse que vai recorrer assim que for notificado. O exame tem provas marcadas para 26 e 27 de outubro, mas não há definição de data para divulgação das notas. Normalmente o resultado sai em dezembro, um mês antes do início das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), acesso às principais instituições públicas de ensino superior. (Estado de Minas)

Déficit
As remessas de recursos de empresas estrangeiras ao exterior e o peso das importações de combustíveis levaram o rombo das transações correntes do Brasil com o mundo à marca de US$ 43,5 bilhões no primeiro semestre. Foi o pior resultado da série histórica do indicador mantida pela Banco Central (BC) desde 1947. O indicador retrata a entrada e saída de produtos e o balanço de serviços, como viagens e aluguel de equipamentos, além da transferência de renda, incluindo o pagamento de juros. O valor recorde, divulgado ontem pela instituição ontem, supera em 72% o déficit registrado nos seis primeiros meses de 2012, de US$ 25,2 bilhões. (Estado de Minas)

Assassinato
O mesmo homem apontado como executor do repórter Rodrigo Neto Faria, de 38 anos, em 7 de março deste ano, o pistoleiro Alessandro Neves Augusto, o Pitote, é acusado de matar também o fotógrafo Walgney Assis de Carvalho, de 43 anos, cerca de um mês depois, como forma de queima de arquivo. Walgney tornou-se uma ameaça ao dizer que sabia quem era o assassino. Essa foi a principal conclusão do primeiro balanço apresentado ontem pela força-tarefa de policiais civis que atua há 120 dias em Ipatinga e outras cidades do Vale do Aço para elucidar pelo menos 14 crimes com envolvimento de policiais na região. Até agora, nove casos, que resultaram em 14 mortes, tiveram a autoria indicada, mas nem todos estão encerrados. Ao todo, foram presos três agentes da PM, seis civis e um pistoleiro. Cinco pessoas foram indiciadas, mas estão em liberdade, incluindo três investigadores. Um policial continua foragido, uma testemunha desaparecida e três estão sob proteção do Estado em local secreto. (Estado de Minas)

Apoio
As taxas de apoio ao governo da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados caiu neste ano aos mais baixos índices desde a chegada do PT ao Palácio do Planalto, em 2003, com Luiz Inácio Lula da Silva. Dilma teve neste ano 72% de apoio nas votações, índice inferior até mesmo a 2005, ano em que Lula enfrentou a pior crise do seu governo com o escândalo do mensalão. Mesmo assim, sua base o apoiou em 80,81% das votações na Casa. Nesse quesito, porém, o pior ano da era Lula foi seu último, 2010, com 80,1%. Os dados, levantados pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e fornecidos com exclusividade ao Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, consideram todas as votações realizadas na Câmara até sexta-feira da semana passada. Apontam ainda outros aspectos que confirmam a deterioração da relação da base aliada com o governo Dilma. (Valor Econômico)

Jornada Mundial
Com mochila nas costas e uma cruz no peito, cerca de 500 mil de pessoas, conforme estimativas da Polícia Militar, estavam presentes nesta terça-feira (23), em Copacabana, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, à missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A celebração foi presidida pelo arcebispo da capital fluminense dom Orani Tespesta. A programação começou com shows de diversos cantores católicos, como Rodrigo Ferreira, da Missão Louvor e Glória. “Celebro por aqueles que acreditam em um mundo novo”, disse dom Orani. (O Tempo)

Falecimentos
O músico Dominguinhos, de 72 anos, morreu na noite desta terça-feira (23), em São Paulo. Lutando contra um câncer de pulmão há seis anos, o sanfoneiro faleceu por volta das 18h, no hospital Sírio Libanês, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.

Morreu também na noite desta terça-feira o bicampeão mundial de futebol Djalma Santos, 84 anos, e grande ídolo do Palmeiras, Portuguesa e Atlético-PR. Segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Dr.Hélio Angotti, localizado em Uberaba, o ex-jogador faleceu, às 19h30, em decorrência de uma pneumonia grave e instabilidade hemodinâmica culminando com parada cardiorrespiratória. (O Tempo)

Iphone
O "Wall Street Journal" noticiou, nessa segunda (22), que a Apple tem interesse de lançar um novo modelo de iPhone com uma tela maior que a atual. O jornal afirmou que a empresa estaria testando versões do gadget com protótipos de telas em diferentes dimensões, mas revelou que os novos tamanhos oficiais ainda não foram divulgados. Na semana passada, a agência de notícias Reuters já havia cogitado a hipótese da empresa comercializar variações do smartphone com telas de 4,7 e 5,7 polegadas. Além do iPhone, especula-se que o tablet iPad também possa ser outro produto a receber modificações e receber novas telas de até 13 polegadas. (O tempo)

Seguro desemprego
O Ministério da Fazenda negou que haja decisão tomada a respeito da mudança na fórmula de reajuste do seguro-desemprego. A Pasta afirmou, na tarde desta terça-feira (23), não ser conveniente aumentar despesas no momento atual. Para o ministério, não se justifica mudar uma decisão tomada pelo próprio Ministério do Trabalho, que é a correção pelo INPC. A posição da Fazenda é de que os critérios foram estabelecidos e que não se justifica nova alteração. Mais cedo, o secretário de Políticas Públicas e Emprego do Ministério do Trabalho, Sérgio Vidigal, informou que o governo deve mudar a fórmula de correção do seguro-desemprego a partir de agosto, após aprovação da medida na próxima reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), marcada para 31 de julho. (Hoje em Dia)