A Receita Federal libera nesta segunda-feira (16), a partir das 9 horas, a consulta ao sétimo e último lote de restituições da Imposto de Renda Pessoa Física 2013. No mesmo dia, parte do dinheiro estará depositada na conta corrente indicada pelos contribuintes. O outro grupo de contribuintes só receberá os valores da restituição no próximo dia 20. O contribuinte que não estiver nesta relação é porque caiu na malha fina. Até agora, são 711.309 mil declarações com expectativa de imposto a restituir que estão em malha, ante os 604.299 em igual período do ano passado. Para fazer a consulta, o contribuinte deve acessar o site da Receita ou ligar para o Receitafone, no número 146. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smarthphones que usam os sistemas operacionais Android e iOS, que facilitam a consulta. (Agência Brasil)
Com apenas esta semana de trabalho antes do recesso parlamentar, senadores e deputados terão que ser estratégicos para concluir o ano legislativo com a peça orçamentária de 2014 votada. Caso isso não seja possível, por causa dos vetos que trancam a pauta dos plenários da Câmara e do Senado a partir do dia 19 de dezembro, a Lei Orçamentária poderá demorar mais que o previsto. Não há perspectiva de que os dois vetos - o 47/2013, sobre projeto que trata da criação, incorporação, fusão e do desmembramento de municípios, e o 48/2013, sobre a definição, qualificação, as prerrogativas e finalidades das instituições comunitárias de educação superior - sejam analisados sem impasses. Deixar o Orçamento para o ano que vem pode ser ainda mais complicado. Sem sinalização de acordo, principalmente sobre o veto ao 47/2013, e sem convocação oficial de uma sessão de apreciação desses dispositivos, a ameaça ao Orçamento ganha proporções ainda maiores. (Hoje em Dia)
Assalto
Um policial militar matou dois homens que assaltavam um ônibus no início da manhã desta segunda-feira no Bairro Ribeiro de Abreu, Região Nordeste de Belo Horizonte. Uma passageira também ficou ferida e o estado de saúde dela é grave. Os criminosos embarcaram no coletivo da linha 4156 (Vila Olga), da cidade de Santa Luzia, e anunciaram o roubo na altura da MG-020. Um sargento do 22º Batalhão estava no coletivo a caminho do trabalho e não teria sido visto pela dupla. O policial se identificou, mas os homens não se renderam. Nesse momento, ele teria atirado. Os dois assaltantes morreram no local. Uma passageira, identificada como Maria Helena Marques Camilo, foi socorrida para o Corpo de Bombeiros para o Hospital João XXIII. Ela foi atingida na cabeça. Conforme a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), ela respira com ajuda de aparelhos e seu estado de saúde é grave. (Estado de Minas)
Depois de dez dias de funeral, o corpo do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, ícone da luta pelos direitos humanos, contra o racismo e as desigualdades, foi enterrado neste domingo, por volta das 12h40 (8h40 no horário de Brasília), em Qunu, onde ele passou a infância e também estão os restos mortais de três de seus filhos. Apenas 450 pessoas participaram da última parte do funeral. O túmulo onde o caixão foi colocado estava rodeado de flores brancas. A partir de então, não foram mais permitidas a captação e a transmissão de qualquer imagem. A imprensa não teve acesso ao local – uma área rural, onde a família de Mandela tem uma fazenda e onde se cultivam tradições seculares. De acordo com os organizadores, membros da tribo à qual Mandela pertencia realizariam um ritual de sacrifício animal, parte do processo de comunicação com os ancestrais, para que o espírito da pessoa descanse. (Agência Brasil)
Chile
Pela segunda vez, Michelle Bachelet vai governar o Chile. Com 70% das urnas apuradas, a derrota da candidata Evelyn Matthei foi confirmada neste domingo (15). As eleições terminaram às 18h local, 19h no horário de Brasília, e os locais de votação foram fechados para que os votos fossem contabilizados. No primeiro turno das eleições no mês passado, Bachelet conquistou 47% dos votos entre nove candidatos, enquanto Matthei ficou com 25%. Bachelet foi a primeira mulher a ser presidente do Chile de 2006 a 2010. Segundo o serviço eleitoral chileno, as eleições tiveram 3,8 milhões de votos. (O Tempo)