Poupança
Os bancos vão entrar com um recurso contra a decisão de quarta-feira do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que deu vitória aos poupadores nas ações sobre perdas na caderneta de poupança durante os planos econômicos dos anos 1980 e 1990. Em votação apertada, a corte determinou que os juros de mora terão de ser calculados considerando a data da citação, e não nas execuções, como pretendiam governo e os bancos. A interpretação pode elevar em bilhões o valor da indenização a ser pago aos poupadores caso as instituições financeiras sejam responsabilizadas no caso. O processo que determinará se os bancos terão de fazer o pagamento será julgado no Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima semana. (Diário do Comércio)

Protestos na Capital
Em uma semana marcada por manifestações e tumulto para a população de Belo Horizonte, o impasse na solução de ocupações de terra na Região Norte da cidade resultou ontem em um protesto tenso na Cidade Administrativa, sede do governo de Minas, além de transtornos para quem depende da MG-010 e até ameaças de agressão. A estrada que liga Belo Horizonte ao aeroporto de Confins foi fechada, durante duas horas pela manhã e uma hora no fim da tarde, por manifestantes das ocupações Vitória – que estão em área no Bairro Granja Werneck demarcada para receber o Minha Casa, Minha Vida, programa voltado para a população de baixa renda –, Esperança e Rosa Leão. Os manifestantes, que invadiram áreas na chamada região do Isidoro, inclusive inviabilizando o empreendimento capaz de abrigar 13,2 mil unidades de habitação popular e diminuir o déficit de 62,5 mil moradias na capital, alegam que estão mobilizados diante de movimentações para despejo de cerca de 8 mil famílias. Com a interdição da rodovia, que isolou a capital do terminal aéreo, milhares de pessoas perderam compromissos, muita gente passou mal e houve até uma tentativa de furar o bloqueio que por pouco não terminou com um motoqueiro atacado. Os reflexos do protesto se espalharam pela cidade e foram sentidos até o meio da noite de ontem. (Estado de Minas)

RT-Move
O Move (BRT da capital) será expandido na avenida Antônio Carlos a partir deste sábado para mais 37 mil usuários, mas a promessa de todo o sistema de BRT da capital ficar pronto até o fim de maio não será cumprida. O presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Ramon Victor Cesar, admitiu nesta quinta que apenas 85% do sistema serão concluídos antes da Copa do Mundo, em junho. Segundo ele, obras e ajustes ainda terão que ser feitos até meados de agosto. (O Tempo)

HIV
O Projeto de Lei (PLS 380/2013) que cria regras e estabelece penas para preservar o sigilo dos portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV) foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado e deverá seguir diretamente para exame na Câmara dos Deputados. Para o autor da proposta, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), a divulgação de informações que permitam identificar a condição de portador de HIV constitui invasão da esfera da intimidade, expõe o sujeito a danos morais e sociais e prejudica suas relações sociais nos mais diversos âmbitos, como o do trabalho e da escola. (O Tempo)

Acidente em BH
Um acidente, na manhã desta sexta-feira (23), deixou uma mulher morta e outras duas pessoas pessoas feridas na Via Expressa, no bairro Cincão, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o Autarquia Municipal de Trânsito de Contagem (Transcon), o condutor do Palio azul, atropelou duas pessoas na calçada e depois bateu em um poste. O trânsito está lento no sentido Betim, porque duas faixas neste sentido foram interditadas. (O Tempo)

Metro em BH
A ampliação do metrô da capital, uma das obras de mobilidade mais esperadas pelos belo-horizontinos, tem mais uma queda de braço entre os governos estadual e federal. O Ministério das Cidades devolveu o projeto apresentado na semana passada pelo governo de Minas para as obras da Linha 3, que ligará a Estação da Lagoinha à Savassi. Segundo a pasta, o projeto foi entregue com pendências que impedem o início das análises que serão feitas pela Caixa Econômica Federal. “A Caixa já informou ao governo do estado que faltam documentações, como o orçamento e o cronograma da obra”, diz nota do Ministério das Cidades. (Estado de Minas)

Segurança
Assaltos a idosos e a estabelecimentos comerciais, arrombamento de carros e presença de menores infratores e moradores de rua, entre outros problemas. Em duas horas de atendimento, policiais militares da 4ª Cia. receberam 13 reclamações de moradores do Bairro de Lourdes, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, em uma espécie de ouvidoria montada na Praça Marília de Dirceu para receber as principais demandas da população. Das 16h às 22h, a unidade da PM descentralizou o seu comando e transferiu a sua base da Rua da Bahia, no Centro, para o Lourdes. (Estado de Minas)

Segurança para a Copa
A 20 dias do início da Copa do Mundo começa a funcionar nesta sexta-feira, em todas as 12 cidades-sede onde os jogos serão realizados, o Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA), que terá a responsabilidade de executar, na ponta, o planejamento efetuado para as ações de defesa, durante toda a competição. Serão cerca de 157 mil homens atuando na segurança, sendo 57 mil das Forças Armadas. Desse total, 21 mil militares do Exército ficarão de prontidão nos quartéis, em sistema de revezamento, durante a Copa, para saírem às ruas para conter distúrbios ou manifestações, mas apenas em caso de esgotamento das forças de segurança pública (polícias militar e civil) e mediante pedido do governador do Estado à presidente da República. Neste caso, os militares agirão seguindo as regras da Garantia da lei e da Ordem, com as Forças Armadas tendo poder de polícia. (Hoje em Dia)

Feliciano absolvido
O Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu o deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) da acusação de estelionato. Por unanimidade, os ministros concordaram com o entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR) e chegaram a consenso de que o parlamentar não cometeu o crime. Feliciano foi acusado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul de ter enganado uma produtora de eventos em São Gabriel (RS) em 2008. Segundo o Ministério Público, ele foi contratado por R$ 13 mil para um culto religioso, mas não compareceu ao evento. (Hoje em Dia)

Falta de água
A realização de manutenções preventiva e corretiva em unidades do Sistema Rio das Velhas irá deixar dezenas de bairros de Belo Horizonte e três cidades da região metropolitana sem água no próximo domingo (25). As cidades afetadas na Grande BH são Ribeirão das Neves, Vespasiano e Santa Luzia. De acordo com a assessoria da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a normalização do abastecimento ocorrerá, de forma gradativa, no decorrer da tarde desse mesmo dia.
Confira os bairros atingidos:
Belo Horizonte: Ana Lúcia, Braúnas, Califórnia, Campo Alegre, Canaã, Candelária, Celestino, Cenáculo, Céu Azul, Conjunto Felicidade, Conjunto Helena Antipoff, Conjunto Marilene, Conjunto Monte Castelo, Copacabana, Etelvina Carneiro, Europa, Floramar (p), Frei Leopoldo, Garças, Indian’s, Itapoã (p), Jaqueline, Jardim Atlântico, Jardim das Nações, Jardim dos Comerciários, Jardim Europa, Jardim Guanabara, Juliana, Lagoa, Lagoinha, Laranjeira, Leblon, Letícia, Luar da Pampulha, Mangueiras, Mantiqueira, Maria Helena, Marize, Minas Caixa, Nova América, Nova Yorque, Nova Pampulha, Paraibuna, Paraúna, Parque Arizona, Parque Jardim Leblon, Parque São Sebastião, Pedra Branca, Piratininga, Planalto, Rio Branco, Santa Amélia, Santa Branca, Santa Isabel, Santa Mônica, São João Batista, São Paulo, São Pedro, São Sebastião, São Tomás, Satélite, Serra Verde, Sinimbu, Solimões, Trevo, Venda Nova, Vila Clóris, Vila Monte Castelo, Vila Palmas, Vila Santa Branca, Vila Santo Antônio, Vila Satélite e Zilah Spósito.
Santa Luzia: São Benedito: Asteca, Baronesa, Belo Vale, Boa Esperança, Chácara Gervásio Lara, Chácara Santa Inês, Cristina, Duquesa I, Duquesa II, Londrina, Luxemburgo, Monte Carlo, Morro Santo Antônio, Nova Conquista, Nova Esperança, Palmital, Pousada Del Rei, São Benedito, São Cosme, Serra Pelada e Três Corações.
Vespasiano: Angicos, Bernardo de Souza, Gávea I, Gávea II, Imperial, Jardim Daliana, Maria José, Pouso Alegre, Santa Clara, Serra Dourada e Vila Esportiva.
Ribeirão das Neves: Justinópolis. (Hoje em Dia)