Doação de órgãos
Começou nesta segunda, em todo o país, a Semana Nacional de Doação de Órgãos, que tem a intenção de sensibilizar os brasileiros sobre a importância de se tornarem doadores de órgãos, de tecidos e de medula óssea. Na programação, que se estende até domingo, estão debates, palestras, panfletagens e caminhadas, que pretendem conscientizar a sociedade sobre a necessidade de aumentar o número de transplantes no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), embora a taxa de doações tenha crescido no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2013, muito ainda precisa ser feito para que o país atinja a meta estipulada para 2014. (O Tempo)

Aumento nas mensalidades escolares
Janeiro de 2015 vai chegar com forte pressão no orçamento das famílias mineiras. As mensalidades dos colégios particulares vão aumentar entre 12% e 16% no próximo ano, percentuais bem acima do praticado neste ano, quando as escolas ficaram 9% mais caras, em média. O reajuste para 2015, anunciado pelo Sindicato das Escolas Particulares (Sinep-MG), pode passar do dobro da inflação acumulada no ano até agosto, de 6,51%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somados ao reajuste das mensalidades, outros custos que pesam para os pais, como os com materiais escolares, também vão acelerar até três vezes mais que a média observada este ano. Especialistas do setor estimam que no balcão da papelaria a conta do material escolar vai ter alta de até 15%. (Estado de Minas)

Capivaras na Lagoa da Pampulha
Começa nesta terça a instalação da estrutura que será utilizada para o transporte das capivaras que vivem na orla da lagoa da Pampulha, na capital. A expectativa, conforme informou a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, é que os animais possam ser capturados na próxima semana. Para que a captura seja possível, segundo o órgão, ainda é preciso finalizar a instalação da estrutura de transporte – denominada brete – e dos piquetes, locais em que as capivaras serão isoladas dentro do parque ecológico. A previsão é que as baias fiquem prontas até a próxima quinta-feira, segundo a secretaria adjunta da regional Pampulha. (O Tempo)

Computadores nas escolas
Um total de 2.000 computadores começaram a ser distribuídos nesta segunda aos estudantes da rede municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, na região Central. A ação faz parte do programa Um Computador por Aluno, que vai disponibilizar a 14 escolas da cidade netbooks para uso em sala de aula e em outros ambientes. A previsão é que todos os equipamentos sejam entregues até o fim desta semana a todos os estudantes da rede municipal. Segundo a prefeitura, o programa objetiva modernizar o ambiente escolar e promover a inclusão digital da família, já que os equipamentos funcionam como tablets e podem ser levados para casa. “Nosso objetivo é fazer com que os estudantes aprendam cada vez mais”, disse a secretária municipal de Educação, Glória Pessoa. (O Tempo)

Doença atinge gado em Minas
A tripanossomose matou, nas últimas semanas, cerca de 500 cabeças de gados na região Central do Estado, número não oficial divulgado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). Segundo o analista de agronegócio da Faemg, Wallisson Fonseca, algumas cidades atingidas são Abaeté, Pompéu, Biquinhas e Paineiras. A doença, causada pelo protozoário Trypanosoma vivax, é uma zoonose, ou seja, não afeta os humanos. Ela só é fatal em quadros agudos, mas o gado doente perde peso e diminui a produtividade de leite. “Ela ataca principalmente os bovinos, mas pode atingir suínos também”, explica o professor da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, Antônio Último de Carvalho. (O Tempo)

Delúbio no semiaberto
O ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu autorizar o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares a cumprir em casa a pena a ele imposta por participação no esquema do mensalão. Ele foi condenado a 6 anos e 8 meses de prisão por corrupção ativa. Até agora, Delúbio cumpriu cerca de 10 meses no regime semiaberto, em que tinha possibilidade de sair da prisão durante o dia para trabalhar, mas retornava à noite para dormir. Na última semana, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, opinou em parecer ao favor do cumprimento de pena de Delúbio em casa. No parecer, o procurador apontou que o ex-tesoureiro já cumpriu o tempo mínimo necessário para conseguir a progressão de regime e citou o bom comportamento carcerário do condenado. (Estado de Minas)

Parto humanizado
Referência em parto humanizado em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o Hospital e Maternidade MadreCor proibiu o procedimento na unidade de saúde. Polêmica por si só, a nova regra teve uma repercussão ainda mais negativa na internet, com os boatos de que os gritos das mulheres prestes a dar à luz estariam incomodando a outros pacientes e sustentavam a decisão. O assunto motivou posts em blogs sobre maternidade e uma chuva de críticas no Facebook. “Sou gestante, estou com 30 semanas e não bastassem os medos, as incertezas do que me espera, me deparo com a informação de que a única maternidade que garantia um parto humanizado (...) acaba de retroceder nos deixando literalmente na mão”, dizia um comentário publicado na página do MadreCor na rede social. (Hoje em Dia)

Primeiro ataque ao estado islâmico
Os Estados Unidos e seus aliados árabes realizaram bombardeios aéreos contra posições do grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, o que abre uma nova frente de combate contra a organização jihadista.Também atacaram posições da Frente Al-Nosra, o braço sírio da Al-Qaeda, ao oeste da província de Aleppo, e mataram pelo menos 30 combatentes e oito civis, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). De acordo com a ONG, 30 combatentes da Al-Qaeda, a maioria estrangeiros, e oito civis, incluindo uma mulher e três crianças, morreram nos bombardeios ao oeste de Aleppo. Esta é a primeira intervenção de Washington e seus aliados desde março de 2011 na Síria, onde o grupo Estado Islâmico, combatido pelo governo e uma parte dos rebeldes, ocupa territórios perto da fronteira com o Iraque e a Turquia. O governo do presidente sírio Bashar al-Assad afirmou que foi comunicado na segunda-feira pelos Estados Unidos sobre a intenção de atacar os jihadistas em seu território. (Estado de Minas)