Biometria

Os eleitores de 1.725 cidades terão que comparecer ao cartório eleitoral para fazer a revisão de seu título e realizar o cadastramento obrigatório da impressão digital. Quem não fizer o procedimento terá o título de eleitor cancelado e ficará impedido de votar na eleição municipal deste ano. A lista com os novos municípios que passaram a ter o cadastramento biométrico obrigatório foi publicada nessa segunda-feira (10) no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre eles está uma capital, Fortaleza. O prazo para o eleitor comparecer ao cartório eleitoral, contudo, varia em cada localidade, e ele deve conferir as datas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado. Nesta rodada, foram incluídos municípios de 17 estados. São eles: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rondônia. Quem perder o prazo para o cadastramento obrigatório das impressões digitais e tiver o título cancelado ainda pode tentar regularizar sua situação até 6 de maio. Após essa data, quem não estiver em dia com o documento não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país. Desde 2008, 117 milhões de pessoas fizeram o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral, num universo de 147 milhões de pessoas aptas a votar, segundo dados do TSE. Na eleição de 2018, os eleitores de 2.793 municípios já estavam obrigados a ter os dados atualizados. A Justiça Eleitoral quer concluir a coleta das impressões digitais de todos os eleitores até as eleições de 2022. (Agência Brasil)

Zema

O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), é considerado o mais popular do cargo no Brasil, conforme pesquisa da Quaest consultoria divulgada nesta quarta-feira. O Índice de Popularidade Digital (IPD), nome dado ao estudo, leva em conta dados coletados no Twitter, Facebook e Instagram. O estudo aponta o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), em segundo lugar. Chama atenção na pesquisa a queda de popularidade do chefe do Executivo de São Paulo, João Dória (PSDB), que já teve o nome especulado para a próxima eleição presidencial. Ele está na quinta colocação, atrás de Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão, e Camilo Santana (PT), do Ceará. Veja a pesquisa aqui. http://www.itatiaia.com.br/noticia/romeu-zema-e-eleito-o-governador-mais-popular (Rádio Itatiaia)

Fies

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terminam hoje (12). Neste semestre, o programa vai ofertar 70 mil vagas em instituições privadas de ensino superior. O resultado sai no dia 26 de fevereiro. Para se candidatar, os estudantes devem acessar a conta única do governo federal. O portal faz parte do plano de transformação digital do governo, de oferecer todos os serviços públicos federais por meio de um único login, que é o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), e uma senha. O candidato também pode acessar o portal do Fies , onde será redirecionado para o site do governo. O programa está dividido em duas modalidades: o Fies a juros zero para quem tem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) para aqueles com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos. (Agência Brasil)

Proteção à criança

Com a festa destinada a públicos diversificados, incluindo a garotada, está prevista uma rede de proteção à criança e ao jovem durante o carnaval em cidades mineiras. A ação tenta combater o desaparecimento de crianças e adolescentes, os abusos sexuais ou o trabalho infantil. Amanhã, ocorrerá videoconferência voltada para gestores municipais da assistência social e representes dos Conselhos Tutelares dos municípios, sob coordenação da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social (Sedese). E também lançamento de cartilha para orientação. Estão participando da rede BH, Região Metropolitana e Diamantina, Ouro Preto, Pirapora e outras cidades cuja folia tem intensa movimentação. A proposta da Sedese é alinhar estratégias. “O carnaval é uma festa, um momento de se divertir com a família, com as crianças e com a comunidade. Mas trata-se de uma festa com grande fluxo de pessoas não só em Belo Horizonte, mas em Minas como um todo e, assim, há maior risco de crimes e violações de direitos. Achamos importante orientar municípios para que todos estejam protegidos”, disse a coordenadora da Política para Criança e Adolescente da Sedese, Eliane Quaresma. O desaparecimento de jovens, a incidência de trabalho infantil, a exploração sexual e comercial e uso de álcool e de outras drogas são algumas das preocupações da pasta. “Estamos orientando a rede a atuar dentro dos protocolos, a fim de evitar qualquer tipo de exploração”, diz. O número de ocorrências do ano passado não foi revelado. A mobilização se dividirá em duas frentes. A secretaria emitirá documento orientador com conjunto de ações de proteção integral a crianças e adolescentes. A segunda ação é a capacitação em videoconferência, amanhã, por meio da rede da Universidade Aberta Integrada Tecnológica. (Estado de Minas)

Chuva

Uma mulher de 58 anos morreu, na tarde dessa terça-feira (11), durante um deslizamento de terra em Caxambu, no Sul de Minas, por causa das chuvas. Com isso, o número de mortos no período chuvoso deste ano sobe para 60, considerando a partir do dia 24 de janeiro. Já o total de mortes desde que as chuvas começaram a atingir, com força, Minas Gerais, em outubro do ano passado, já chega a 71. Segundo a Defesa Civil Estadual, a última vítima estava em casa, na rua Aristides Junqueira Cotti, no bairro Santa Teresa, em Caxambu, quando um barranco cedeu e caiu em cima da residência durante a chuva. O deslizamento chegou a quebrar as paredes do imóvel e a mulher acabou morrendo soterrada. Moradores de outras três casas vizinhas tiveram que sair às pressas devido ao risco de novos deslizamentos.  Ao todo, sete pessoas ficaram desalojadas, três desabrigadas, e pelo menos quatro casas foram afetadas. Antes disso, a última morte contabilizada no período chuvoso deste ano havia sido a da mulher que foi arrastada pela enchente durante um forte temporal em Santana do Riacho, na Serra do Cipó. Ela morreu quando tentava salvar o marido que havia ficado ilhado e seu corpo foi encontrado no último sábado (8), quatro dias após o início das buscas. Além de Caxambu, a chuva também provocou estragos em outros municípios do Sul de Minas, o que pode fazer com que o número de cidades em situação de emergência, atualmente 196, também aumente nos próximos dias. (Hoje em Dia)

Chuva I

Não vai parar de chover tão cedo na capital mineira. Segundo previsão do radar metereológico da Defesa Civil, o volume de precipitações pode alcançar de 70 a 100mm até às 8h esta quinta-feira (13), em BH e Região. O temporal deve vir acompanhado de rajadas ventos de até 50 km/h. A principal recomendação do órgão é de que a população evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos - sobretudo vias próximas de córregos e ribeirões - nos momentos de chuva forte. (Estado de Minas)

Backer

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 14ª Promotoria de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte, ajuizou na tarde desta terça-feira (11) um pedido de tutela antecipada contra a Cervejaria Backer para defesa dos direitos dos consumidores que tomaram cervejas da marca supostamente contaminadas com dietilenoglicol e monoetilenoglicol. Na ação, foi pedido o bloqueio dos bens da cervejaria, que seriam usados exclusivamente para reparação dos danos causados aos consumidores. Segundo a promotora de Justiça Silvia Altaf Cedrola, a intenção é garantir a indenização e o suporte imediato às vítimas, uma vez que, segundo o MPMG, a Cervejaria Backer não cumpriu o acordo extrajudicialmente firmado, negando apoio aos consumidores que ingeriram as cervejas colocadas no mercado para consumo. Nessa segunda-feira (10) as vítimas de intoxicação por dietilenoglicol e os familiares divulgaram uma carta afirmando que a Backer, até o momento não prestou qualquer auxílio e nenhum tipo de assistência que havia ficado acordados em audiência com participação do Ministério Público. Foi requerida ainda tutela de urgência antecipada para que a empresa seja obrigada a custear tratamento médico e demais gastos das vítimas e seus familiares, suporte psicológico e pagamento de salário para aqueles que estão impossibilitados de trabalhar. A ação também pede que marca disponibilize um canal de informação, que divulgue aos consumidores sobre o que fazer diante do risco iminente de danos. A Polícia Civil investiga 34 casos de intoxicação que podem estar relacionadas ao consumo de cervejas da marca. Seis pessoas morreram. (Hoje em Dia)

Coronavírus

O número de mortos na China continental devido ao novo coronavírus aumentou para 1.113, informou hoje (12) a Comissão Nacional de Saúde. Segundo autoridades de saúde de Pequim, o total de mortos nas últimas 24 horas é de 97. O número total de casos confirmados é de 44.653, dos quais 2.015 foram confirmados nas últimas 24 horas em território continental chinês. As autoridades acrescentaram ainda que 451.462 pacientes foram acompanhados por terem tido contato próximo com os infectados, dos quais 185.037 ainda estão sob observação. O balanço ultrapassa o da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS, na sigla em inglês), que, entre 2002 e 2003, matou 774 pessoas em todo o mundo, a maioria das quais na China, mas a taxa de mortalidade permanece inferior. O novo vírus, que provocou um morto em Hong Kong e outro nas Filipinas, afeta também o território de Macau (com nove casos) e mais de duas dezenas de países, onde os casos de contágio superam os 350. A situação motivou a marcação de uma reunião de urgência de ministros da saúde dos países da União Europeia para amanhã (13), em Bruxelas, enquanto a Organização Mundial de Saúde enviou uma equipe de especialistas para a China visando acompanhar a evolução dos últimos casos. (Agência Brasil)

Mega-Sena

A Mega-Sena, que está acumulada há 12 concursos, vai sortear nesta quarta-feira (12) o prêmio estimado em R$ 105 milhões. As seis dezenas do concurso 2.233 serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Tietê, na cidade de São Paulo. O sorteio é aberto ao público. De acordo com a Caixa, o valor do prêmio, caso aplicado na poupança, renderia R$ 270 mil por mês. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa em todo o país. A cartela, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50. (Agência Brasil)