COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO

O Congresso Nacional deverá votar as contas da presidenta Dilma Rousseff, relativas ao exercício de 2014, em março do ano que vem. Pelo cronograma elaborado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), o relator das contas, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), tem até o dia 28 de fevereiro para apresentar parecer sobre as emendas de deputados e senadores apresentadas a seu parecer. O relatório final deverá ser votado na comissão até o dia 6 de março. No parecer apresentado nesta terça-feira à CMO, Gurgacz propõe a aprovação das contas de 2014 da presidenta com três ressalvas. De acordo com o senador, não foram encontrados vínculos de responsabilidade de Dilma e que os argumentos apresentados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) “não são relevantes o suficiente para levar à rejeição [das contas]”. (Agência Brasil)

STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, deve receber hoje (23), às 14h, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e líderes da oposição para uma audiência. Cunha pretende esclarecer pontos sobre a decisão da Corte a respeito do rito de tramitação do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A decisão de ir ao Supremo foi definida segunda-feira (21) após reunião de líderes. (Agência Brasil)

CCJ

A Comissão de Constituição e de Justiça (CCJ) da Câmara adiou para o ano que vem a votação do recurso do deputado Carlos Marun (PMDB-MS) contra a decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que aprovou, no último dia 15, parecer preliminar para prosseguimento das investigações contra o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Apenas 13 deputados dos 64 titulares da CCJ compareceram à reunião. Com isso, não houve quórum nem para iniciar a sessão e nem para a deliberação. O recurso do deputado Carlos Marun visa cancelar a reunião do conselho de ética, na qual foi aprovado o parecer sem que fosse concedida vista do parecer do novo relator da representação, deputado Marcos Rogério (PDT-RO). (Agência Brasil)

NAUFRÁGIO

O naufrágio de um barco hoje (23), próximo da ilha grega de Farmakonissi, no Mar Egeu, causou a morte de dez pessoas, incluindo cinco crianças, informou a agência noticiosa grega ANA. Treze pessoas foram salvas e há duas desaparecidas. Nessa terça-feira, 11 migrantes, incluindo três crianças, também morreram afogados na costa da Turquia, no naufrágio de um barco. (Agência Brasil)

UBER

Por 36 votos a 1, vereadores de BH aprovaram nesta terça-feira (22), em segundo turno, o Projeto de Lei (PL) 1.797/15, que regulamenta o aplicativo Uber na capital mineira. Ao que tudo indica, a proposta, de autoria do Executivo, será sancionada pelo prefeito Marcio Lacerda. Porém, ainda há chance de uma reviravolta: a empresa Uber pode conseguir uma liminar que autoriza a manutenção do serviço, a exemplo do que ocorreu no Rio de Janeiro. Na prática, o texto aceito pelos parlamentares de Belo Horizonte não impede o funcionamento da plataforma na capital. Por outro lado, obriga o aplicativo a atender apenas a motoristas e a veículos licenciados pela BHTrans – ou seja, os taxistas. (Hoje em Dia)

MUSEU DA REPÚBLICA

Principal atração do Museu da República, o quarto onde o presidente Getúlio Vargas se suicidou, em 24 de agosto de 1954, foi reaberto hoje (22) à visitação pública. Desde março deste ano, o cômodo estava fechado, assim como todo o terceiro andar do Palácio do Catete, que abriga o museu, devido a problemas no sistema de ar condicionado. A reabertura foi possível devido a um reparo emergencial no aparelho de ar condicionado do quarto e não se estende ao restante do andar, que nos tempos em que o palácio era a sede do governo republicano abrigava os aposentos dos presidentes e suas famílias. A visita completa ao terceiro piso somente poderá ser retomada depois de uma obra maior, prevista para o próximo ano. (Agência Brasil)

ISTAMBUL

Uma mulher morreu e uma ficou ferida em uma explosão, ontem (22) à noite, no Aeroporto Sabiha Gökçen, situado na parte asiática de Istambul, na Turquia, informou hoje a imprensa turca. Zehra Yamaç, de 30 anos, morreu devido a ferimentos na cabeça, na sequência da explosão na pista do aeroporto, informaram os canais de televisão CNN-Türk e NTV. Segundo a agência espanhola Efe, as duas mulheres atingidas eram funcionárias da limpeza. (Agência Brasil)

DESLIZAMENTO DE TERRA

Um dos dois homens encontrados hoje (23) pelas equipes de resgate chinesas, no parque industrial do Sul do país, atingido por um deslizamento de terra, está morto, informa a televisão estatal CCTV. O outro homem, um jovem de 19 anos chamado Tian Zeming, foi resgatado pelos bombeiros, que retiraram a terra à sua volta com as próprias mãos, enquanto ele recebia oxigênio e uma injeção intravenosa. Segundo a agência oficial Xinhua, Tian tem condições estáveis e recebe tratamento hospitalar. (Agência Brasil)

BENTO RODRIGUES

A casa não é mais a mesma. Os cômodos não estão marcados pelas experiências, assim com as paredes não trazem recordações de dias felizes. Muitos deles vividos nesse exato período do ano, quando a família se reunia para celebrar e reforçar os laços. Não fosse o calendário perdido em um canto da sala, nada faria menção à proximidade do Natal, data tão apreciada por todos. Mas os moradores de Bento Rodrigues, distrito de Mariana, não são mais os mesmos. Os olhares perdidos das crianças e as narrativas saudosistas dos adultos, de vez em quando atropeladas pela emoção, demonstram o óbvio. Nada mais será como antes depois da tragédia provocada pelo rompimento da barragem da Samarco. A dona de casa Fátima Sebastiana dos Santos, de 51 anos, sente diariamente o peso dessa constatação. O desafio não é tentar reconstruir o sentido do Natal, mas buscar meios para a reconstrução de toda a vida. (Hoje em Dia)

AEDES AEGYPTI

A Prefeitura de Belo Horizonte decretou situação de emergência por causa do mosquito Aedes aegypti que tem deixado muitas pessoas doentes na cidade, ao transmitir dengue, chikungunya e zika. O Plano de Contingência Municipal para o enfrentamento e suas recomendações foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (23). (O Tempo)

NATAL

Todo fim de ano as pessoas enchem as lojas para comprar presentes de Natal, que também podem ser adquiridos pela internet. Muitas vezes, enfrentam estabelecimentos muito cheios e longas filas para presentear parentes e amigos. Para evitar problemas com as compras, há uma série de sugestões que o consumidor pode seguir. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) alerta para a importância de observar o selo de identificação em brinquedos para crianças de até 14 anos e em todos os eletrodomésticos. “Dados do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac) mostram que, de 2006 a 2015, os produtos infantis respondem por 13,27 % dos casos, e os eletrodomésticos lideram este ranking, com 17,92 % dos relatos”, afirma Paulo Coscarelli, assessor da Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro. (Agência Brasil)