Lula

O ex-presidente Luiz Inácio da Silva deve decidir nesta quarta-feira se aceita um cargo de ministro do governo Dilma. Lula se reuniu com a presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada por mais de quatro horas na noite desta terça-feira. Os ministros Jaques Wagner e Ricardo Berzoini também participaram do encontro. Lula foi convidado para assumir a Secretaria de Governo, no lugar de Ricardo Berzoini. Antes do encontro, a expectativa era que o anúncio acontecesse logo após a reunião entre Dilma e Lula. Durante a tarde de terça-feira, fontes informaram que o Planalto já havia, inclusive, preparado uma nota para oficializar o nome de Lula. Lula é investigado pela Justiça Federal do Paraná e pelo Ministério Público de São Paulo. A Justiça Federal e MPSP apuraram se o ex-presidente recebeu vantagens indevidas oriundas do esquema de corrupção da Petrobras. Ele também é investigado por supostamente ter omitido das autoridades ser o dono de um apartamento triplex em Guarujá (SP) e de um sítio em Atibaia (SP). O MP-SP pediu a prisão preventiva ddo ex-presidente. O pedido foi transferido pela juíza Maria Priscila Oliveira ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato. (Estadão)

Aécio

A Procuradoria-Geral da República (PGR) estuda pedir a abertura de inquérito na Lava Jato para investigar o senador e presidente do PSDB, Aécio Neves (MG). Em delação premiada, o senador e ex-líder do governo no Senado Delcídio Amaral (PT-MS) afirmou que Aécio recebia vantagens ilícitas desviadas da diretoria de engenharia de Furnas. Além disso, Delcídio relatou que Aécio atuou para maquiar as contas do Banco Rural durante CPI Mista dos Correios. Segundo investigadores ouvidos pelo jornal "O Estado de S. Paulo", a acusação relativa à CPI dos Correios é a mais contundente e tem indícios capazes de gerar um pedido de abertura de inquérito ao Supremo Tribunal Federal (STF). Delcídio, que presidiu a CPI dos Correios em 2005, afirmou que “segurou a barra” para não virem à tona informações sobre a movimentação financeira de empresas de Marcos Valério que atingiam o tucano e seus aliados. Além disso, o senador petista disse ter ouvido que Aécio possui conta bancária no paraíso fiscal de Liechtenstein. O grupo de trabalho ligado ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve se debruçar nos próximos dias sobre a delação do senador para definir quais fatos têm indícios suficientes para gerar pedidos de abertura de inquérito ao Supremo.(Agência Brasil)

Impeachment

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga na tarde desta quarta-feira o recurso no qual o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pretende modificar o julgamento sobre as regras de tramitação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, definidas em dezembro do ano passado. O recurso de Cunha chegou ao Supremo no dia 1º de fevereiro, antes da publicação do acórdão, que ocorreu na semana passada. Cunha voltou a defender votação secreta para eleição da comissão e a obrigatoriedade do Senado de dar prosseguimento ao processo de impeachment. Segundo o presidente, ao aceitar recurso do PCdoB, que questionou a validade do rito do impeachment adotado por ele, o STF interferiu no funcionamento interno da Casa e restringiu direitos dos parlamentares. Em dezembro, o Supremo decidiu invalidar a eleição da chapa avulsa integrada por deputados de oposição ao governo, para formação da comissão especial da Câmara dos Deputados que conduzirá o processo.

Desemprego

Minas Gerais encerrou 2015 com 1 milhão de desocupados. O número é 52,8% maior do que o registrado no final de 2014 e representa 9,3% das pessoas maiores de 14 anos que estão à procura de emprego. No Brasil, o índice de desocupação é de 9%. As informações foram divulgadas nessa terça-feira (15) na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice nacional é menor do que o de Minas devido à estrutura produtiva do Estado, conforme afirma o economista do IBGE Gustavo Fontes. Ele ressalta que a economia mineira é baseada na indústria e na extração mineral, dois setores que sofreram fortes baixas nos últimos tempos. Somente na indústria geral, o número de vagas preenchidas despencou de 1,472 milhão para 1,318 milhões. Um corte de 154 mil postos de trabalho. Outro setor que amargou retração foi comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas. No final de 2014 eram 1,797 milhão trabalhadores empregados no setor. Ao final de 2015, esse número caiu para 1,776 milhão, retração de 21 mil vagas. “Com a economia em recessão, as pessoas compram menos e a indústria produz menos. As empresas têm feito o possível, mas as demissões acabam sendo inevitáveis”, explica o presidente do Conselho de Relações do Trabalho da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Osmani Teixeira de Abreu. Ele ressalta que Minas é um polo automotivo, um dos setores mais afetados pela crise econômica. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), entre 2014 e 2015 houve um recuo de 25,2% nos emplacamentos. Como reflexo, a Fiat, com planta em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), deu quatro férias coletivas aos funcionários do começo do ano até agora. O objetivo era adequar a demanda aos estoques. (Hoje em Dia)

Combustível

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), quer criar um tributo municipal sobre combustíveis para subsidiar o preço das passagens de ônibus nas capitais brasileiras. Como presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Lacerda trabalha para mobilizar parlamentares pela aprovação da PEC 179/2007, que tramita na Câmara dos Deputados e autoriza a criação da taxa. A medida seria o principal trunfo para reverter a queda no número de passageiros do transporte coletivo. Em Belo Horizonte, ela foi de 6,5% no ano passado, na comparação com 2014. A justificativa da frente é que veículos particulares causam congestionamentos que, por sua vez, elevam o preço das passagens de ônibus. Conforme estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os automóveis utilizam 78% da malha viária das cidades, mas transportam apenas 33% da população que se desloca diariamente. O Ipea calcula que os congestionamentos aumentam o preço das passagens em 9,6%. Isso ocorre porque, com o trajeto da viagem mais demorado, os custos com combustível aumentam. Também será preciso, segundo o Ipea, mais ônibus e operadores para cumprir o quadro de horários. Segundo a frente, a cada R$ 0,10 cobrados a mais no combustível, seria possível reduzir R$ 0,30 na passagem. Na prática, seria uma Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), porém revertida para os municípios, e não para a União. “Esse assunto será tratado na 69ª reunião da Frente Nacional de Prefeitos, na próxima semana, no Rio de Janeiro”, disse Lacerda. (O Tempo)

Uber

A 1ª Vara de Fazenda Pública e Autarquias de Belo Horizonte concedeu liminar no mandado de segurança coletivo impetrado pela Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações de Minas Gerais (Sucesu-MG), que libera o uso do Uber em Belo Horizonte. A decisão é de quinta-feira, 10 de março, e foi divulgada por meio de nota da Uber nesta terça-feira. O documento determina que a Guarda Municipal, a BHTrans, o Detran e a Polícia Militar “se abstenham de praticar atos que coíbam o uso de aplicativos baseados em dispositivos de tecnologia móvel ou quaisquer outros sistemas georreferenciados destinados à captação, disponibilização e intermediação de serviços de transporte individual de passageiros no município.” Dessa forma, a liminar libera o aplicativo em Belo Horizonte. “Como se vê, o serviço de transporte de pessoas oferecido através de aplicativo de dispositivo móvel (aparelhos celulares, tablets etc), como por exemplo, o Uber, insere-se na modalidade de contrato particular de transporte, não se confundindo com o serviço público de transporte prestado por taxistas, mediante permissão do poder público”, diz o juiz na decisão. O em.com.br entrou em contato com a BHTrans e aguarda resposta. Prometida para 8 de março, a regulamentação da Lei Municipal 10.900, que estabelece normas para o funcionamento dos aplicativos que oferecem serviços privados de transporte, como o Uber, ainda não foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM). Sessenta dias depois do prometido pela BHTrans, a empresa informou que o decreto deverá ser publicado em breve, mas não garantiu uma data. (Estado de Minas)

Madre Teresa de Calcutá

O papa Francisco assinou nesta terça-feira (15) o decreto de canonização da Madre Teresa de Calcutá, ícone mundial da caridade, que será declarada santa no dia 4 de setembro. A decisão foi tomada durante um consistório encarregado de examinar a causa da religiosa, que faleceu em 1997 e foi beatificada em 2003. A religiosa de figura frágil e determinação de ferro tornou-se um ícone da Igreja Católica e já era comemorada no calendário canônico no dia 5 de setembro, o aniversário de sua morte. O serviço de imprensa do Vaticano não confirmou o local da celebração. A Igreja da Índia insistiu para que o pontífice argentino se dirija a Calcutá para esta celebração. Mas várias fontes do Vaticano afirmam que uma viagem como esta não está prevista e que a canonização será realizada em Roma. Em 2003, a beatificação da religiosa indiana pelo papa João Paulo II, de quem ela era muito próxima, reuniu 300.000 fiéis em torno da Praça São Pedro. Além de Madre Teresa, o consistório aprovou a canonização em 16 de outubro do mexicano Jose Sanchez del Rio (1914-1928), morto por sua fé aos 14 anos de idade e de Curé Brochero (1840-1914), um padre argentino muito popular que viajava de mula em contato com os excluídos. (Hoje em Dia)

EUA

O empresário Donald Trump, candidato a representar o Partido Republicano nas eleições americanas de novembro deste ano, venceu as primárias feitas nessa terça-feira na Flórida, em Illinois e na Carolina do Norte. Os resultados divulgados são parciais. Os números finais saem na quarta-feira. A vitória de Trump na Flórida provocou a desistência do senador Marco Rubio da corrida eleitoral. Rubio é senador pela Flórida e tinha esperanças de ganhar no estado para continuar na campanha. O governador de Ohio, John Kasich, ganhou nesse estado, o que garante a continuidade dele na corrida para ser nomeado representante do Partido Republicano nas eleições presidenciais. Pelo Partido Democrata, Hillary Clinton, consolidou seu favoritismo ao alcançar uma vitória em Ohio, na Flórida e na Carolina do Norte, deixando o senador Bernie Sanders, em um distante segundo lugar. (Agência Brasil)

Mega-Sena

O prêmio principal do concurso 1.800 da Mega-Sena pode chegar a R$ 21 milhões nesta quarta-feira (16). O sorteio das seis dezenas será realizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo, às 20h (horário de Brasília). Segundo a Caixa Econômica Federal, no caso de haver um único ganhador e o valor integral do prêmio for aplicado na poupança, renderá mensalmente mais de R$ 145 mil. Se o vencedor preferir investir em bens, poderá adquirir 50 casas no valor de R$ 420 mil ou uma frota de 140 carros de luxo. No último sábado, ninguém acertou as seis dezenas sorteadas, que foram: 01 - 03 - 04 - 39 - 51 - 53. A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 3,50 (seis dezenas) e pode ser efetuada até às 19h (de Brasília) do dia do concurso nas mais de 13 mil lotéricas em todo o país. A chance de acertar as seis dezenas é de uma em 50 milhões, de acordo com a Caixa. (Uol)