Balança
O Brasil engordou e, pela primeira vez, mais da metade da população está acima do peso ideal. Os números da balança subiram mais que o recomendável para 51% dos brasileiros no ano passado. Em 2006, o índice era de 42,7%, ou 8,3 pontos percentuais a menos. Apesar de estar abaixo da média nacional, Belo Horizonte não tem muito a comemorar. Nos últimos sete anos, a população com excesso de peso na capital mineira cresceu 10,8 pontos percentuais, passando de 37,3% para 48,1%. Divulgados ontem, os dados são da pesquisa Vigitel 2012 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde. O estudo entrevistou por telefone 45 mil pessoas com mais de 18 anos, em 26 capitais e no Distrito Federal. Os homens continuam sendo mais gordos que elas. Em BH, 44,7% das mulheres estão fora do peso ideal, enquanto 52% deles se encontram nessa situação. (Estado de Minas)

Tarifa bancária
Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga nesta quarta-feira (28) um processo representativo que vai definir a legalidade ou não de duas tarifas cobradas por instituições financeiras.
Se o banco for condenado a reembolsar ao cliente valores de Taxa de Abertura de Crédito (TAC) e Taxa de Emissão de Carnê (TEC) pagos em um financiamento de veículo, mais de 285 mil ações que estão suspensas pelo próprio STJ desde maio e que representam cerca de R$ 533 milhões podem ter novos caminhos. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) sustenta que essas tarifas seriam ilegais porque elas não correspondem a um serviço prestado ao cliente. (Hoje em Dia)

Síria
A ONU confirmou na manhã de hoje pela primeira vez que “uma substância” foi utilizada no dia 21 de agosto num subúrbio de Damasco, na Síria, matando centenas de pessoas. Mas a entidade se recusa a apontar os responsáveis pelo ataque e alerta que uma intervenção internacional só pode ocorrer se for autorizado pelo Conselho de Segurança da ONU. Lakhdar Brahimi, enviado das Nações Unidas para a Síria, foi o responsável pelo anúncio, na manhã de hoje em Genebra. “O que ocorreu no día 21 de agosto, parece que algum tipo de substancia foi usada e que matou muita gente. Centenas. Alguns falam mais de mil”, disse Brahimi.“Isso é inaceitável e confirma como é importante que a comunidade internacional desenvolva uma vontade política para lidar com a crise”, insistiu. “A Síria é agora a crise mais séria que desafia a comunidade internacional”, alertou. (Estadão)
Chanceler
O novo chanceler brasileiro, Luiz Alberto Figueiredo, toma posse nesta segunda-feira com uma agenda cheia. Na sexta, acompanha a presidente Dilma Rousseff para a reunião da Unasul, onde terá que encarar os presidentes boliviano, Evo Morales, e paraguaio, Horacio Cartes, em crises ainda mal resolvidas com o Brasil. Luiz Alberto Figueiredo chegou no início da tarde de terça-feira em Brasília, em uma operação que o Itamaraty cobriu de mistérios. E mandou avisar que, sem antes falar com a presidente, não daria declarações. (Estadão)
Mensalão
O Supremo Tribunal Federal (STF) deverá tratar, na sessão desta quarta-feira (28), de um impasse surgido na análise de um recurso apresentado pela defesa do publicitário Marcos Valério que questiona o valor da multa aplicada ao réu, condenado a mais de 40 anos por participação no mensalão. O publicitário, considerado o operador do esquema, foi condenado pelos crimes de evasão de divisas, lavagem de dinheiro, peculato (desvio de dinheiro mediante ação de agente público), corrupção ativa e formação de quadrilha. Pelos crimes, ele também foi multado em R$ 2,8 milhões (em valores não corrigidos). No ano passado, a Corte concluiu que Valério ajudou a organizar o esquema comandado pela antiga cúpula do PT de compra de apoio parlamentar durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006). (Uol)
Gafe
As tentativas de reforçar a “mineiridade” não conseguiram desfazer o mal-estar causado pela gafe cometida pela presidente Dilma Rousseff, ontem, em discurso na cidade onde nasceu. Ao cumprimentar os formandos do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e presentes na cerimônia, referiu-se ao prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), como chefe do Executivo de Porto Alegre (RS). “Queria cumprimentar o nosso prefeito de Porto Alegre, Marcio Lacerda”, disse ela, causando constrangimento ao socialista. Dilma nasceu na capital mineira, mas fez carreira política na cidade do Sul do país. A presidente já foi criticada por adversários por não ter “criado raízes” em Minas Gerais, mas, sempre que vem ao Estado, tenta recuperar as origens. A presidente esteve em BH nesta terça-feira, 27, onde participou da formatura de 2.600 alunos do Pronatec na Serraria Souza Pinto, região Central da cidade. Depois da cerimônia, ela seguiu para a inauguração do Circuito Cultural do Banco do Brasil (CCBB) na praça da Liberdade. (O Tempo)
Médicos cubanos
O Ministério Público Federal (MPF) no Distrito Federal abriu hoje (27) uma investigação para apurar as condições de trabalho oferecidas aos médicos cubanos que vão trabalhar no Brasil. Eles vão atuar em locais que não atraíram nenhum profissional do Programa Mais Médicos do governo federal. Segundo o MP, o objetivo do inquérito civil é analisar se as normas internas e internacionais de proteção aos direitos humanos estão sendo cumpridas. Para embasar a investigação, o MPF pediu aos ministérios da Saúde e da Educação e à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) informações sobre o programa. O prazo para o envio é 15 dias, após a notificação. De acordo com o Ministério da Saúde, 4 mil médicos cubanos devem chegar ao país. Na primeira etapa do acordo, que começou na segunda-feira (26), 400 profissionais desembarcaram no Brasil e mais 2 mil são aguardados no dia 4 de outubro. Os profissionais não vão precisar fazer o exame para revalidar o diploma de medicina. (Agência Brasil)
Shoppings
Os pais dos menores envolvidos nas confusões dos shoppings Norte e Minas, em Belo Horizonte poderão responder pelas transgressões dos filhos. Aproximadamente de 20 a 30 pessoas foram identificadas pela Polícia Civil (PC) e responderão por crimes diversos, como dano ao patrimônio, ameaças e perturbação do trabalho e do sossego. Segundo o chefe do 1º Departamento da PC da capital, Anderson Alcântara, os próximos encontros, agendados pelo Facebook, previstos para 31 de agosto e 7 de setembro, serão monitorados. “Sabemos de mais envolvidos e vamos identificar todos. No caso dos menores, chamaremos os pais para questioná-los”, disse o delegado. O perfil dos jovens envolvidos tem entre 15 e 19 anos, de todas as classes sociais. A motivação dos encontros, segundo Alcântara, é diversificada. “Querem bagunça, uma farra. Porém, há infiltrados que buscam cometer crimes e influenciam os demais”, explicou. (Hoje em Dia)