Bolsonaro
Em declaração à imprensa, nos jardins da Casa Branca, ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o encontro desta terça-feira marca um “capítulo inédito” que abre “novas frentes de cooperação”. Ele destacou os esforços do seu governo para implementar as reformas em curso e o equilíbrio das contas públicas. Segundo o brasileiro, a dispensa de vistos para norte-americanos é para estimular o comércio e o turismo. Bolsonaro agradeceu o apoio de Trump ao ingresso do Brasil na Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ele se referiu ao grupo que reúne 36 países que se guiam pelos princípios da democracia representativa e economia de mercado. “O apoio americano ao ingresso do Brasil na OCDE será entendido como um gesto de entendimento que marcará ainda mais a parceria que buscamos.” O presidente destacou a negociação para que o Brasil ingresse como parceiro externo na Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan), aliança militar criada em 1949 e que reúne 29 países, regido pelo princípio da defesa mútua em caso de ataques. "Discutimos a possibilidade de o Brasil entrar como aliado extra-Otan", disse Bolsonaro. (Agência Brasil)
Bolsonaro I
Bolsonaro ressaltou a parceria com os Estados Unidos nas áreas de combate ao terrorismo e crime organizado, ciência, tecnologia e inovação, energia, óleo e gás. “Este encontro retoma uma antiga tradição de parceria e ao mesmo tempo abre um caminho inédito entre Brasil e Estados Unidos.” Ele citou os esforços executados no Brasil para combater o terrorismo e o crime organizado. De acordo com o presidente, os temas estão entre prioridades e são “questão de urgência” para brasileiros e norte-americanos. Ele destacou que foi reativado um fôro de altos executivos para discutir vários temas comuns. O presidente disse que o encontro com Trump destravou temas que aguardavam negociação. “Hoje destravamos vários assuntos que já estavam na pauta há décadas e abrimos novas frentes de cooperação. Esta é a hora de superar velhas resistências e explorar todo o vasto potencial que existe entre Brasil e Estados Unidos. O Brasil tem um presidente que não é anti-americano, caso indédito nas últimas décadas.” (Agência Brasil)
Bolsonaro II
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou atrás nas declarações contrárias a imigrantes brasileiros em território norte-americano na tarde desta terça-feira, em entrevista à imprensa. O capitão reformado do exército disse que declaração “foi um equívoco” e que a maior parte deles tem “boa intenção”. Na noite de ontem, Bolsonaro disse à emissora de televisão dos Estados Unidos Fox News que era favorável à construção do muro na fronteira entre o país e o México e que a “maioria dos imigrantes” brasileiros no exterior não tem “boa intenção”. A declaração do presidente gerou polêmica e críticas de aliados e adversários do governo. A fala, porém, veio depois de que Eduardo Bolsonaro (PSC), filho do presidente que o acompanhou à reunião com Donald Trump, criticou imigrantes de forma parecida. Eduardo foi repreendido pelo pastor Silas Malafaia, que ficou conhecido como um dos grandes articuladores da campanha de Bolsonaro para o público evangélico. O religioso chegou a afirmar que o filho do presidente ajudaria mais o governo “parando de falar asneira”. (Estado de Minas)
Vale
A Vale informou nesta terça-feira que obteve autorização judicial para retomar as operações na mina de Brucutu, a maior em operação em Minas que fica localizada em São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central do estado. O funcionamento havia sido suspenso a pedido do Ministério Público mineiro em março. A mina tem capacidade para produzir 30 milhões de toneladas de minério por ano. Em nota, a companhia informou que as operações de Brucutu permanecem paralisadas à espera de desdobramentos da ação na Secretaria de Meio Ambiente de Minas e que vai informar o mercado de quaisquer atualizações. (Rádio Itatiaia)
Vale I
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Brumadinho remarcou para o dia 28 a oitiva do ex-presidente da Vale Fabio Schvartsman, informou a página oficial do Senado Federal, nesta terça-feira, 19. Schvartsman se recupera de uma cirurgia e não poderá ir ao colegiado na quinta-feira, 21, como estava previsto. Requerimentos aprovados também convocam 29 pessoas - entre elas, o diretor da Vale Luciano Pires, ex-diretores e funcionários. "Às 20h do dia 14 de março de 2019, fui submetido a cirurgia de Facectomia por Facoemulsificação com Implante de Lente Intra-Ocular (LIO) no olho direito, necessitando, por recomendação médica, ficar em repouso durante sete dias contados a partir da data do procedimento", informou o executivo na segunda-feira, 18. "Encareço a vossa excelência a gentileza de reagendar a citada reunião para data futura, em oportunidade na qual, recuperado, estarei à disposição desta CPI para prestar os devidos esclarecimentos referentes ao tema investigado", escreveu. (Agência Estado)
Congonhas
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deu 20 dias a cinco mineradoras que atuam em Congonhas, na Região Central de Minas, para apresentar um plano de trabalho com medidas que possam diminuir danos em caso de rompimento de barragem, ou mesmo evitar uma catástrofe. As ações tocam diretamente nos Planos de Ação de Emergência e no plano municipal de controle de situação das represas. A decisão, tomada em reunião ontem entre a Promotoria da comarca da cidade, a prefeitura, a Defesa Civil do município e representantes das empresas, é um desdobramento da pressão que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem feito sobre as companhias desde o ano passado. Congonhas abriga 23 barragens de rejeitos de mineração e uma de acumulação de água, distribuídas entre Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Vale, Gerdau e Ferrous. Para o promotor Vinícius Alcântara Galvão, as mineradoras devem comprovar medidas que certifiquem a efetividade do Plano de Ações Emergenciais de Barragem de Mineração (PAEBM). Entre elas, estão a integração no treinamento de todas as pessoas que são elementos chave no organograma do plano, aprimoramento da resolução dos mapas de inundação (usando resolução na qual seja possível a identificação, inclusive, da zona de autossalvamento), bem como as interferências da onda de ruptura. A medida obriga as empresas a fazer treinamentos e simulações, estabelecer rotas de fugas e pontos de encontro e implantar de sinalização no campo, para indicar esses dois itens. (Estado de Minas)
Suzano
O tiroteio na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano (SP), que chocou o país e ainda desperta perguntas sem respostas, completa hoje (20) uma semana. Em homenagem aos dez mortos e 11 feridos, haverá às 10h culto ecumênico no pátio do colégio. Lentamente, há um esforço para retornar à normalidade, as salas de aula estão abertas para os alunos que desejarem participar das sessões de acolhimento. Estudantes e profissionais de outras escolas estaduais preparam cartazes com desenhos e cartas com mensagens e paz, amor, esperança, união, como forma de acolhimento aos que voltarão a frequentar a Raul Brasil. No último dia 13, durante o intervalo das aulas, por volta das 9h30 a tragédia começou. Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, entrou no colégio e deu início aos disparos. Em seguida, Luiz Henrique Castro, de 25 anos, entrou na escola e atacou os estudantes e funcionários com uma "besta" (arma do tipo medieval que parece arco e flecha) e uma machadinha. A polícia calcula que o ataque durou alguns minutos e só parou porque os policiais entraram na escola e cercaram os atiradores. Pelas investigações, Guilherme atirou contra Luiz Henrique, matando-o, e depois suicidou-se. A cena que ficou é de tragédia: pelo chão as vítimas, sangue e objetos deixados no caminho. (Agência Brasil)
Crime digital
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou nesta terça-feira (19) que instaurou um procedimento sigiloso de investigação para apurar possíveis casos no ambiente virtual envolvendo a boneca-monstro Momo. A orientação do órgão é para que as denúncias sobre a aparição da imagem em vídeos, aplicativos ou nas redes sociais sejam encaminhadas para o e-mail: crimedigital@mpmg.mp.br. Não há, no entanto, nenhuma evidência real que comprove a inserção da figura assustadora que induziria crianças a se ferirem em vídeos da plataforma YouTube Kids. Quem afirma é o Google, responsável pelo Youtube. "Ao contrário dos relatos apresentados, não recebemos nenhuma evidência recente de vídeos mostrando ou promovendo o desafio Momo no YouTube Kids. Conteúdo desse tipo violaria nossas políticas e seria removido imediatamente. Também oferecemos a todos os usuários formas de denunciar conteúdo, tanto no YouTube Kids como no YouTube. O uso da plataforma por menores de 13 anos deve sempre ser feito pelo YouTube Kids e com supervisão dos pais ou responsáveis". O WhatsApp, aplicativo que tem sido o principal canal para o compartilhamento da imagem e vídeos com a figura, também se manifestou sobre o assunto: "O WhatsApp se preocupa muito com a segurança dos nossos usuários. É fácil bloquear qualquer número de telefone e encorajamos que os usuários nos reportem mensagens problemáticas para que possamos agir sobre elas". Nessa segunda (18), o Ministério Público da Bahia (MPBA) também havia instaurado um procedimento para apurar o caso por meio do Núcleo de Combates a Crimes Cibernéticos (Nucciber), que chegou a notificar as plataformas citadas para darem uma resposta sobre o assunto e retirarem qualquer conteúdo considerado impróprio do ar. (Hoje em Dia)
Facção
Agentes da Polícia Civil cumprem na manhã desta terça-feira 54 mandados, entre, prisão e busca e apreensão nas cidades de Uberaba, Passos, Campo Florido, Ouro Fino e Três Corações, além de outros estados, como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte contra um grupo criminoso. Segundo a Polícia Civil, trata-se da primeira fase da maior operação policial do estado. Os detalhes da operação serão repassados pelo delegado Marcus Vinícius Lobo Vieira Leite, na manhã desta terça-feira, Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp), na região da Pampulha. A investigação começou em junho do ano passado, após ataques a ônibus e locais públicos. Somente em Minas, foram mais de 100 atentados. Levantamento da Polícia Civil identificou, no mês passado, que 2,2 mil integrantes dessa facção criminosa agiam somente em Minas Gerais. Pela manhã, policiais estiveram em dois pavilhões da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem. Dentro da unidade prisional, além dos seis mandados de prisão, foram cumpridos oito de busca e apreensão. (Rádio Itatiaia)
Copom
Com o ritmo fraco de crescimento da economia e a inflação controlada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) deve manter nesta quarta-feira (20) a taxa básica de juros da economia brasileira estável em 6,5% ao ano. Essa é a aposta da grande maioria dos economistas do mercado financeiro. Se confirmada, será a oitava manutenção seguida da taxa Selic, que permanecerá no menor patamar da série histórica, com início em 1986. A decisão será anunciada por volta das 18h. Será a primeira reunião Copom comandada pelo novo presidente do BC, Roberto Campos Neto, que teve seu nome aprovado pelo Senado Federal no final de fevereiro. Na cerimônia de transmissão de cargo, na semana passada, o economista, que é neto do expoente do liberalismo Roberto Campos, afirmou que buscará manter a inflação baixa e controlada e defendeu a autonomia formal da instituição. Em relatório, o economista-chefe do Itaú, Mario Mesquita, avalia que o novo presidente do BC sinalizou, em seus discursos, continuidade com a administração anterior, o que corrobora a visão de taxa Selic estável nesta reunião do Copom. (G1)
Super Lua
De tempos em tempos, a Lua parece maior. Ela atinge o perigeu: ponto da órbita mais próximo da Terra. A tudo isso chamamos de "superlua". A terceira e última do ano ocorre nesta quarta-feira (20) - junto com a chegada do outono. A Lua estará cheia às 22h43; o outono começa às 18h58; distância da Lua da Terra: cerca de 360 mil quilômetros. O termo "superlua" surgiu em 1979 e não é o que poderíamos chamar de um "conceito astronômico". Ele é usado fora do meio acadêmico para fazer referência à união do perigeu com a Lua cheia. Não é uma situação rara de apreciar, mas é uma excelente oportunidade para quem quer começar a observar o céu. Neste ano, já ocorreram duas superluas: uma em 21 de janeiro e outra em 19 de fevereiro. (G1)