Aécio

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (17) pelo recebimento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) pelos crimes de corrupção e obstrução de Justiça. As acusações fazem parte de um dos inquéritos resultantes da delação do empresário Joesley Batista, do grupo J&F. Com a decisão, o senador se torna réu no processo. A decisão foi tomada com base no voto do ministro Marco Aurélio, relator do caso. Para o ministro, o fato de o senador ter sido gravado por Joesley e citar que tentaria influi na nomeação de delegados da Polícia Federal mostra indício dos crimes que teriam sido praticados por ele. Por unanimidade, o relator, e os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Rosa Weber e Barroso votaram pelo recebimento da denúncia pelo crime de corrupção.Sobre a acusação de obstrução de Justiça, a votação foi obtida por maioria. Moraes e o relator entenderam que não é possível acusar o senador pelas votações no Congresso, ato inerente a sua atribuição. Também são alvos da mesma denúncia e também se tornarão réus a irmã do senador Andrea Neves, o primo Frederico Pacheco e Mendherson Souza Lima, ex-assessor parlamentar do senador Zezé Perrella (PMDB-MG), flagrado com dinheiro vivo. Todos foram acusados de corrupção passiva. (Agência Brasil)

Magalhães

O vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte Wellington Magalhães (PSDC) é um dos alvos da 'Operação Sordidum Publicae', desencadeada na manhã desta quarta-feira pela Polícia Civil e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG). São cumpridos oito mandados de prisão preventiva em Belo Horizonte. Policiais estão na mansão do vereador, localizada na orla da Lagoa da Pampulha. Wellington Magalhães é suspeito de chefiar uma organização criminosa que fraudava licitações de publicidade da Câmara Municipal de BH. Conforme o MP, os prejuízos aos cofres públicos passam de R$ 30 milhões. Além de Magalhães, os outros alvos são a mulher dele, Kelly Magalhães; Marcio Fagundes, Marcus Vinicius Ribeiro, Rodrigo Dutra de Oliveira, Christiane de Castro Melo Cabral Ribeiro, Frederico Ribeiro Guedes, Paulo Victor Damasceno Ribeiro. (Rádio Itatiaia)

Cabral

A força-tarefa da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro ofereceu mais duas denúncias à Justiça Federal contra 26 pessoas, incluindo o ex-governador Sérgio Cabral, por corrupção ativa, passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A denúncia do Ministério Público Federal (MPF) é resultado da Operação Pão Nosso, deflagrada no mês passado, que revelou ramificação da organização criminosa em contratos da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Cabral já tem outras 23 acusações do Ministério Público contra ele. De acordo com os procuradores, “o esquema criminoso instalado na Seap reflete mais um dos inúmeros braços dessa imensa organização criminosa instalada no estado do Rio de Janeiro, e chefiada pelo então governador Sérgio Cabral”. As investigações apontam que as irregularidades iniciaram no projeto Pão-Escola, cujo objetivo era a ressocialização dos presos. A empresa Induspan foi inicialmente contratada para executar o projeto, mas o contrato foi rescindido porque havia desequilíbrio financeiro, já que o estado fornecia os insumos necessários para a produção dos pães, enquanto os presos eram responsáveis pela mão de obra com custo baixíssimo para a empresa, que por sua vez fornecia lanches para a Seap a preços acima do valor de mercado. (Agência Brasil)

Bullying

O Senado aprovou, nesta terça-feira o projeto que obriga as escolas a desestimularem seus alunos à prática do bullying. Em votação simbólica, os senadores aprovaram a proposta, que segue agora para sanção presidencial. O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para incluir, entre as competências dos estabelecimentos de ensino, a promoção de medidas de prevenção e combate a todos os tipos de violência, em especial a “intimidação sistemática”, mais conhecida como bullying. Além disso, coloca como atribuição das escolas o estabelecimento de ações destinadas à promoção da “cultura da paz” nas escolas. Além das atitudes típicas de bullying, a matéria busca combater outros tipos de violência como agressão verbal, discriminação, práticas de furto e roubo, ameaças e agressão física. Ao relatar a matéria, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) utilizou um dado para comprovar a importância de medidas de conscientização sobre o problema. Um estudo feito em 2016 pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, em parceria com o Ministério da Educação, aponta que 69,7% dos estudantes presenciou algum tipo de agressão dentro da escola. (Rádio Itatiaia)

Detran

O Ministério Público de Minas Gerais e a própria Polícia Civil vão investigar as supostas irregularidades nas empresas credenciadas ou em processo de credenciamento para a terceirização do serviço de vistoria veicular do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). O assunto foi discutido nesta terça-feira (17) durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Além das denúncias contra as empresas, promotores e Polícia Civil têm entendimentos diferentes sobre a constitucionalidade da terceirização da vistoria. Na terça, O TEMPO mostrou que a proprietária de uma das três empresas credenciadas para implantar o sistema de informação de vistorias já havia sido presa por fraudes cometidas na Paraíba. Durante a audiência pública, deputados e profissionais que atuam como despachantes denunciaram que várias das empresas que entraram com pedido de credenciamento para fazer a vistoria pertencem ao mesmo dono. Além disso, elas teriam sido constituídas dias antes da publicação do decreto que regulamentou o credenciamento. (O Tempo)

Frio

Preparem os casacos e cobertores! A Defesa Civil Municipal alertou nesta terça-feira para queda na temperatura em Belo Horizonte até sexta-feira (20), devido à atuação de uma massa de ar frio em toda Minas Gerais. Na manhã desta terça-feira, a mínima registrada na capital mineira foi de 14ºC. Na Serra do Curral, a sensação térmica chegou a 6ºC, devido aos ventos. Foi a temperatura mais baixa no ano em Belo Horizonte. Para esta quarta-feira (18), a mínima prevista para Belo Horizonte é de 13ºC e sensação térmica de 10ºC. Em relação a Minas Gerais, segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Instituto PUC Minas TempoClima, há previsão de chuvisco no Leste e Zona da Mata e podem ocorrer pancadas de chuva isoladas no Triângulo. (Rádio Itatiaia)

CBF

Rogério Caboclo foi eleito na tarde desta terça-feira presidente da CBF para o período de quatro anos, com mandato iniciando em abril de 2019. Ele recebeu 135 votos, com uma abstenção, uma ausência e um voto em branco. Presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Castellar Guimarães Neto será o vice da CBF. Caboclo e Castellar Neto ficarão à frente da entidade máxima do futebol brasileiro até abril de 2023. Esta é a primeira vez na história que a FMF terá um dirigente à frente da instituição nacional representando Minas Gerais. Na votação compareceram os 27 presidentes de federação, 19 dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro e os 20 da Série B. Todos os 27 presidentes de federação votaram em Caboclo, entre eles Reinaldo Carneiro Bastos, da Federação Paulista de Futebol, e Rubens Lopes, da entidade do Rio de Janeiro, num total de 81 votos. (Agência Estado)

Síria

Militares russos afirmam ter encontrado estoques de armas químicas dos rebeldes sírios na cidade atingida pelo ataque com gás tóxico do dia 7 de abril. Alexander Rodionov, da unidade militar russa de proteção a armas químicas, disse nesta terça-feira (17), que especialistas encontraram cloro e componentes para a produção de gás mostarda em um laboratório rebelde de Duma. Ativistas culpam o governo sírio pelo ataque químico, que matou ao menos 40 pessoas. Segundo Rodinov, a lata encontrada com cloro é semelhante à das imagens divulgadas pelos ativistas. O ataque químico gerou retaliação dos Estados Unidos, França e Grã-Bretanha, que lançaram mísseis contra o território da Síria no sábado, 14. Moscou, aliada do presidente Bashar al-Assad, acusa os rebeldes de fingirem um ataque com a assistência dos britânicos. A Grã-Bretanha rejeita a alegação. (Estadão)

Bush

A ex-primeira-dama dos Estados Unidos Barbara Bush, de 92 anos, morreu na noite desta terça-feira. A informação foi confirmada por um porta-voz da família. Barbara Bush foi a segunda primeira-dama dos EUA que também era mãe de um ex-presidente. A outra era Abigail Adams, esposa de John Adams e mãe de John Quincy Adams. A maneira humilde e direta de Barbara a tornaram mais popular às vezes do que seu marido, que governou os Estados Unidos de 1989 a 1993. Ela trouxe um estilo familiar para Washington, muitas vezes parecendo ser sua marca registrada. Barbara também não exibia quase nenhuma vaidade, expondo seus cabelos e rugas. Ela se casou com George H.W. Bush em 1945. Eles tiveram seis filhos. Fonte: Associated Press. (Estadão)