A presidente Dilma Rousseff estará em Belo Horizonte na manhã desta quarta-feira onde inaugura creche e participa da formatura de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Às 9h30, ela inaugura uma unidade municipal de educação infantil. O evento ocorre na própria creche Vila Clóris, que tem capacidade para atender a 440 crianças até 6 anos. Antes, Dilma visita as instalações da unidade, que já atende a mais de 100 crianças desde 9 de setembro. (Itatiaia)
Foi aprovado na noite desta terça-feira (22) na Câmara dos Deputados o projeto de lei da minirreforma eleitoral (PL 6397/13). Entre as principais mudanças estão a limitação de propaganda em via pública e a proibição em bens privados. A atual legislação permite a publicidade em bens particulares de até 4m². Em 16 de outubro deste ano o texto-base da proposta foi aprovado, mas a sessão se encerrou sem a votação dos destaques apresentados. Na sessão desta terça, o PT propôs um destaque para retirar a proibição de propaganda em bens privados, mas foi derrotado por 165 a 127. (O Tempo)
Condenado a mais de 40 anos no processo do mensalão, o empresário Marcos Valério está reorganizando a vida fora de Belo Horizonte. A informação é do jornal “O Globo”. O objetivo seria escapar de cumprir a pena na penitenciária de segurança máxima Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana, e ir para o modesto presídio Promotor José Costa, localizado em Sete Lagoas, a 80 Km da capital mineira. Todo esse planejamento não só envolveu a mudança de domicílio como também formalização de união estável com uma jovem de 21 anos através de um contrato de gaveta. (O Tempo)
Greve no Rio
Os representantes do governo do estado e do município do Rio de Janeiro e dos trabalhadores de educação firmaram nesta terça-feira (22/10) um acordo de conciliação para tentar acabar com a greve dos professores das redes estadual e municipal de ensino, que já dura 76 dias. Os documentos foram assinados em audiência convocada pelo ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal). As propostas serão levadas para a categoria e o fim da greve será definido em assembleias: a dos professores estaduais, na quinta-feira (24/10), e dos municipais, na sexta-feira (25/10). (Última Instância)
Apesar de se declarar moderado na hora das compras, o brasileiro não resiste aos impulsos e leva para casa produtos sem planejamento, revela pesquisa divulgada hoje (22) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O levantamento mostra uma contradição no comportamento do consumidor: 88% dos entrevistados declaram-se moderados ou conservadores na hora de fazer compras, mas 47% admitiram terem comprado produtos que sequer chegaram a usar. O estudo constatou a tendência de o brasileiro usar o consumo para satisfazer as vontades pessoais. De acordo com a pesquisa, 62% dos entrevistados declararam pensar em compras supérfluas do mês seguinte antes mesmo de receber o salário. Além disso, 59% disseram ter comprado um produto pensando que o merece, sem analisar as condições financeiras. (Agência Brasil)
A Comissão da Verdade de São Paulo pediu a exumação dos restos mortais de Geraldo Ribeiro, motorista do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek. Geraldo morreu no acidente que também matou Juscelino. “A última questão é que fomos a Belo Horizonte e entramos com uma ação na Justiça pedindo a permissão para fazer a exumação da ossada do motorista do Juscelino, Geraldo Ribeiro. Estamos esperando o juiz dar a decisão”, disse o presidente da Comissão da Verdade Municipal, vereador Gilberto Natalini, em entrevista nesta terça-feira (22/10) à Agência Brasil. A versão oficial do acidente aponta que Juscelino e o motorista morreram em agosto de 1976 em um acidente de trânsito na Rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. O carro colidiu com uma carreta após ter sido fechado por um ônibus. No entanto, a versão de morte acidental é contestada pela comissão. (Última Instância)