Cinegrafista
Preso de madrugada em um hotel na cidade baiana de Feira de Santana (a 100 km de Salvador), Caio Silva de Souza, de 23 anos, está sendo levado ao Rio pela Polícia Civil do Estado em um voo convencional. A chegada ao Aeroporto Internacional do Rio está prevista para as 9 horas da manhã desta quarta-feira (12). Em nota oficial divulgada ao amanhecer, a Polícia Civil informa que o acusado pela morte do cinegrafista Santiago Andrade será levado diretamente para a Cidade da Polícia (Jacaré, zona norte) onde o delegado da 17ª Delegacia de Polícia (DP), Maurício Luciano de Almeida, responsável pela prisão na Bahia, dará entrevista coletiva. Souza foi localizado às 2h no quarto do hotel, próximo à rodoviária de Feira de Santana. Também presente no momento da captura, o advogado Jonas Tadeu afirmou, em entrevista à TV Globo, que o cliente e o outro acusado, Fábio Cardoso Barbosa (preso no fim de semana), são "jovens que são aliciados, jovens que são manipulados", mas não disse por quem. (O Tempo)
Cinegrafista 1
A Organização das Nações Unidas (ONU) condenou hoje (11) a morte do cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Andrade. Em comunicado, no site da ONU, o representante para América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Amerigo Incalcaterra, manifestou preocupação com a violência nas manifestações no Brasil. Incalcaterra ofereceu às autoridades brasileiras a assessoria técnica e a experiência internacional do Alto Comissariado em matéria de direitos humanos. Santiago Andrade foi ferido, na cabeça, por um rojão quando fazia a cobertura de um protesto no Rio de Janeiro na semana passada e, ontem (10), teve morte cerebral. Incalcaterra solidarizou-se com os parentes do cinegrafista e mostrou preocupação pelas "alegações de uso excessivo da força e de detenções arbitrárias de manifestantes e jornalistas por parte das forças policiais" durante as manifestações que têm ocorrido no país. (Agência Brasil)
Cinegrafista 2
Por iniciativa do deputado Bernardo Rossi (PMDB), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) decidiu instalar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar casos de vandalismo. Foram coletadas 40 assinaturas, superando o mínimo de 24 assinaturas, exigido pelo regulamento, e a proposta foi protocolada hoje (11). O presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB), tem até cinco dias para publicar a instalação da CPI no Diário Oficial do Estado para que a comissão possa começar a funcionar já na próxima semana. A comissão terá cinco integrantes e será presidida por Bernardo Rossi. Falando à Agência Brasil, o deputado informou que o objetivo da CPI é investigar os ataques que culminaram com a morte ontem (10) do cinegrafista Santiago Ilídio Andrade, da Rede Bandeirantes de Televisão, ferido por rojão na cabeça no último dia 6, quando fazia a cobertura de protesto na Central do Brasil contra o aumento da passagem de ônibus. (Agência Brasil)
Mensalão
O juiz Bruno André Silva Ribeiro, da Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal, negou pedido do ex-deputado federal João Paulo Cunha para continuar a cursar faculdade de Direito. Ele está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, cumprindo a pena a que foi condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão. O juiz entendeu que o ex-parlamentar não tem direito ao benefício por não ter cumprido um sexto da pena de seis anos e quatro meses de prisão ."Considerando que o sentenciado não se encontra no gozo do benefício das saídas temporárias, ante a falta de requisito temporal , ressaltando, ademais, que se trata de benefício unicamente previsto para os presos do regime semiaberto que estejam no gozo das saídas temporárias, faz-se mister o indeferimento do pleito, na forma da lei, à míngua do pressuposto objetivo", disse o juiz. Cunha renunciou ao mandato de deputado federal na sexta-feira (7). A vaga dele será ocupada pela suplente Iara Bernardi (PT-SP). (Agência Brasil)
Mensalão I
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu prazo de 15 dias para que o advogado do deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG) apresente defesa na Ação Penal 536, o processo do mensalão mineiro. Nas alegações finais, apresentadas na sexta-feira (7), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a condenação de Azeredo a 22 anos de prisão pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. O prazo começa a contar no dia 13 (próxima quinta-feira) e termina no dia 27 de fevereiro. O processo deverá ser julgado neste semestre. A fase das alegações finais é a última antes do julgamento pelo plenário da Corte. Após manifestação da defesa, o processo seguirá para o ministro revisor, Celso de Mello, e, em seguida, para Barroso, relator da ação penal, que investiga denúncias de desvio de dinheiro público durante a campanha do então governador de Minas Gerais, que disputava a reeleição, em 1998. (Agência Brasil)
Patrimônio histórico
O carnaval se aproxima e, para garantir a segurança dos foliões e do patrimônio cultural, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) elaborou uma série de orientações e cuidados a serem tomados pelos órgãos municipais durante o período de festividades. De acordo com o promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda, coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, é comum que as festividades de carnaval sejam realizadas em ruas, avenidas e praças localizadas em núcleos históricos ou na área de entorno de bens culturais protegidos. (Rádio Itatiaia)
Gorila
Quatro meses depois de chegar ao Zoológico de Belo Horizonte, a Fundação Zoo-Botânica da capital confirmou a gravidez da gorila Lou Lou, que juntamente com o macho Leon, foi trazida para a formação de um grupo reprodutivo da espécie no zoológico da capital mineira. Segundo veterinários do Zoo, trata-se da primeira gestação da espécie em um zoológico sul-americano. A gravidez de Lou Lou comprova o sucesso da adaptação dos gorilas ao novo lar. Os animais, que chegaram ao Zoológico no dia 12 de outubro de 2013, também têm demonstrado uma convivência bastante pacífica com a gorila Imbi, que vive no Zoo de BH (avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, Pampulha) desde 2011. (Rádio Itatiaia)
EUA
A partir de 2016, mineiros interessados em viajar para os Estados Unidos não vão precisar fazer escala em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife ou Brasília pra obter visto para o país. A embaixadora dos EUA no Brasil, Liliana Ayalde, vai assinar nesta quinta-feira o contrato de locação do prédio do novo consulado em Belo Horizonte. A inauguração está prevista para ocorrer daqui dois anos, devido as extensas obras. O local escolhido para a sede foi o Edifício Panorama, na Rua Wilson Rocha Lima, 80, Bairro Santa Lúcia, Região Centro-Sul da capital. O prédio integra o Paisagem Escritório Parque, complexo empresarial erguido pelo Grupo EPO, com arquitetura assinada por Gustavo Penna. (Estado de Minas)
Washington
O governador de Washington, Jay Inslee, decidiu suspender a pena de morte em seu Estado. Ele manifestou expectativa em que Washington possa agora entrar no que qualificou como "crescente debate nacional sobre a pena de morte". Segundo uma cópia do anúncio obtida pela Associated Press, o governador democrata afirmou ter chegado à decisão depois de passar meses analisando o caso. Inslee concluiu que a pena de morte é aplicada de maneira inconsistente e desigual. "Não estou convencido de que, nos casos de pena de morte, a justiça esteja sendo feita de maneira igualitária. A aplicação da pena capital neste Estado tem ocorrido de maneira desigual, dependendo muitas vezes do orçamento do condado onde ocorreu o crime", escreveu ele no documento. Assessores de Inslee passaram a noite dessa segunda-feira e a manhã desta terça-feira (11) em contato com deputados estaduais de Washington para comunicar a eles a decisão do governador. (O Tempo)