Eleitor
Termina hoje o prazo para os eleitores regularizarem a situação na Justiça Eleitoral. Ontem, muitos correram aos cartórios eleitorais de plantão para resolver pendências. Na Central de Atendimento ao Eleitor, no Bairro de Lourdes, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, a fila virou o quarteirão da Avenida do Contorno. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desde o feriado do Dia do Trabalho, mais de 15 mil pessoas estiveram nos cartórios eleitorais de BH. A expectativa é de que muitos eleitores aproveitem o dia de hoje para regularizarem o título e ficarem aptos a votar em 5 de outubro. O calendário das eleições deste ano determina o dia 7 de maio como limite para quem deseja fazer transferência do título de eleitor e para que portadores de necessidades especiais peçam mudança para uma seção especial. O alistamento eleitoral também deve ser feito até hoje. Segundo o TRE-MG, o procedimento é rápido, e o documento é entregue na hora. Podem solicitar o título jovens que completem 16 anos até o dia do pleito, 5 de outubro. Aqueles que tenham 18 anos ou vão completar até a data do primeiro turno também devem se cadastrar. Analfabetos podem pedir o título, mas se não o fizerem não estão sujeitos a multas. (Estado de Minas)
Seleção
A Copa do Mundo começa nesta quarta-feira para a Seleção, às 11h30 (de Brasília). Com direito a mais de 700 jornalistas credenciados na plateia, Luiz Felipe Scolari estará no palco de uma casa de shows, no Rio de Janeiro, para anunciar os nomes dos 23 jogadores escolhidos para escrever uma nova história em um Mundial no Brasil. A missão deles não vai ser "apenas" conquistar o hexa, mas também acabar de uma vez por todas com o fantasma de 1950. E, se tudo der certo, com uma apresentação de gala no Maracanã, no dia 13 de julho, para mais de 70 mil pessoas. Diferentemente de outros anos, desta vez não existe um nome clamado pelo povo. Em 2002, Romário era a bola da vez. Em 2010, Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Paulo Henrique Ganso. Todos ficaram fora. Para 2014, a lista está fechada. Mas Felipão admite que podem surgir surpresas. “Pode ser que exista uma surpresa para alguém ou uma divergência de nomes, o que é natural. Mas, para quem vem acompanhando o nosso trabalho, dá para saber quem serão 21, 22 jogadores, por aí. Posso adiantar que será uma lista feita com a coerência que vem marcando todas as nossas convocações”, disse o treinador, que recentemente confirmou nove atletas na Copa: Julio César, Thiago Silva, David Luiz, Ramires, Oscar, Willian, Paulinho, Fred e Neymar. (G1)

Vaticano
A Santa Sé investigou nos últimos dez anos 3.420 casos de abusos sexual de crianças e afastou 848 padres, informou o Vaticano durante audiência nas Nações Unidas em Genebra. Dados divulgados pelo representante permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, Silvano Tomasi, revelam que a Congregação para a Doutrina da Fé investigou durante dez anos 3.420 casos com base em "acusações credíveis", a maioria referente ao período de 1950 a 1980. Desses, 848 padres foram destituídos e a 2.572 foi ordenado que "vivam vida de oração e penitência", preferencialmente em um mosteiro. "Isso não quer dizer que fiquem impunes dos crimes que cometeram. Foram todos afastados do contato com crianças", disse Tomasi. O representante do Vaticano disse que não consegue fornecer os números dos casos denunciados às autoridades judiciais dos países onde os crimes ocorreram, mas julga que a maioria dos casos foi comunicada às autoridades. "Quando há uma acusação credível, deve ser reportada também às autoridades civis", destacou. (Agência Brasil)