Coronavírus

Pela primeira vez desde o início da pandemia os Estados Unidos contabilizaram mais de 1 milhão de infectados pela covid-19 em apenas um dia. Os dados são da Universidade de Oxford. Impulsionado pelos números dos EUA, o mundo contabilizou um recorde de 2,4 milhões novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Foi também a primeira vez que o mundo registrou mais de 2 milhões de novos casos em apenas um dia. O recorde anterior havia sido em 30 de dezembro de 2021, quando foram contabilizados mais de 1,9 milhão de infectados. Apesar da explosão de infectados devido à variante ômicron, que é altamente contagiosa, o número de mortes segue em queda. (Rádio Itatiaia)

Minas

Cerca de 72% das pessoas internadas com Covid-19 em UTIs de hospitais da rede pública e privada de Minas não receberam o esquema vacinal completo contra a doença. Entre os hospitalizados, cerca de 54% não tomaram nenhuma dose, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) atualizados no último domingo (2). Ainda conforme o levantamento, 18% dos pacientes internados receberam apenas uma dose do imunizante. Em leitos de enfermaria destinados a pessoas contaminadas com o coronavírus a taxa é ainda mais alta. Segundo a SES, 83% dos hospitalizados nessas vagas não tem o esquema de imunização completo. Os dados mostram ainda que 70% dos pacientes em enfermaria não receberam nem a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. Até o momento, 72,3% da população total de Minas Gerais já recebeu as doses inicias da vacina. Os dados da SES-MG mostram também que 16.621.975 pessoas tomaram a primeira dose, 14.907.557 tomaram a segunda e 498.696 tomaram dose única. Outras 2.907.340 doses de reforço foram aplicadas. (Rádio Itatiaia)

Minas I

Em nota, A SES esclarece que as vacinas contra a covid-19 são eficazes na prevenção da doença, mas nenhuma apresenta eficácia de 100%. O principal benefício da vacinação é que ela diminui a probabilidade da forma grave da doença. As pessoas vacinadas que contraem a covid possuem maior probabilidade de apresentarem sintomas leves. Sendo assim, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça a importância das pessoas terem o esquema da vacina contra a covid-19 completo. A SES-MG reitera que as pessoas que estejam com a 2ª dose ou a dose de reforço em atraso se dirijam até a unidade de saúde para completar o esquema de vacinação. (Rádio Itatiaia)

Flurona

Casos suspeitos de contágio simultâneo pelos vírus que provocam a Covid e a gripe, chamados de Flurona, são preocupantes e de alto risco para a população mais vulnerável. Médicos alertam que a dupla infecção reforça a obrigatoriedade para uso da máscara de proteção, distanciamento social e higienização das mãos, além da vacinação para quem ainda não completou o ciclo. Três notificações são investigadas em Juiz de Fora, na Zona da Mata. No entanto, não há informações sobre idade, sexo e estado de saúde dos pacientes. Conforme a prefeitura, análises epidemiológicas estão sendo feitas. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) ainda não foi comunicada sobre as suspeitas. Em Belo Horizonte, não há casos. No Brasil, houve registros em São Paulo, Rio de Janeiro e no Ceará. Há também notificações em outros países, como Estados Unidos e Israel. O cenário já era esperado, segundo o infectologista e membro do Comitê de Enfrentamento à Covid em Belo Horizonte, Unaí Tupinambás. “Tivemos quase dois anos sem circulação viral e, infelizmente, a procura pelo imunizante (da gripe) foi muito pequena. Era esperado que acontecesse no nosso outono, mas antecipou para o verão”, disse. Conforme o médico, o risco é maior principalmente para pessoas não vacinadas e dos grupos de risco. “Ou seja, crianças e também adultos como gestantes, idosos e aqueles com comorbidades que, mesmo imunizados, têm vulnerabilidade maior diante das duas infecções”, alerta o infectologista. (Hoje em Dia)

Flurona I

A imunização contra a Covid-19, como mostram as pesquisas e os números, é eficaz contra a doença e as formas mais graves. No entanto, é imprescindível seguir as demais medidas de proteção contra o coronavírus. Já a vacina contra a gripe não protege contra a nova cepa do vírus, H3N2 Darwin, mas garante imunização contra as outras variantes por ser do tipo trivalente. (Hoje em Dia)

Vacinação

A recomendação final do Ministério da Saúde sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 deve acontecer nesta quarta-feira (5). A imunização de crianças já é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 16 de dezembro e já ocorre em diversos países, mas ainda não foi autorizada pelo Ministério da Saúde, ao qual a agência é subordinada. Na segunda-feira (3), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, antecipou que as doses pediátricas da Pfizer chegarão ao Brasil na segunda quinzena deste mês. Sem apresentar um cronograma de aplicação, o ministro disse também que a vacina estará disponível para os pais que queiram imunizar seus filhos. Para especialistas, a vacinação desse grupo é essencial não só para conter a pandemia, mas para proteger as crianças diante do surgimento de novas variantes. Na terça-feira (4), o governo federal anunciou que a maioria das pessoas que responderam à consulta pública sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 se opôs à necessidade de receita médica para imunização dessa faixa etária. As respostas foram anunciadas pela secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, a médica Rosana Leite de Melo, durante a audiência pública realizada pela pasta para discutir o tema. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que já havia recomendado a vacina, não participou da reunião. (G1)

Bolsonaro

O presidente da República, Jair Bolsonaro, aceitou bem a alimentação líquida e teve retirada a sonda nasogástrica, segundo boletim médico divulgado na noite desta terça-feira (4) pelo hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde está internado desde ontem. De acordo com o informe, o trato digestivo de Bolsonaro mostra sinais de recuperação, mas ainda não há previsão de alta. “O Hospital Vila Nova Star informa que o senhor presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, evoluiu com boa aceitação da dieta líquida ofertada durante o dia, o que motivou a retirada da sonda nasogástrica. O trato digestivo do paciente mostra sinais de recuperação. No momento, não há previsão de alta”, diz o texto do boletim. No boletim médico anterior, divulgado pela manhã, o hospital informou que o presidente não precisaria se submeter a cirurgia. Bolsonaro foi internado na madrugada de ontem em razão de dor abdominal. As primeiras informações do hospital apontavam que ele teve um quadro de obstrução intestinal. Em julho de 2021, o presidente foi internado com suboclusão intestinal e passou quatro dias no Hospital Vila Nova Star, onde também foi atendido pelo cirurgião Antônio Luiz de Macedo. Desde o atentado na campanha eleitoral de 2018, quando levou uma facada na região abdominal, Bolsonaro já passou por sete cirurgias na região do abdômen para correção das lesões sofridas no intestino. (Agência Brasil)

Bolsonaro I

A Polícia Federal escolheu um delegado que já investigou o PCC (Primeiro Comando da Capital) para dar continuidade ao inquérito sobre as circunstâncias do atentado contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) em Juiz de Fora (MG), nas eleições de 2018. Martin Bottaro Purper, 43, está há 17 anos na corporação. Entrou como agente administrativo em 2004 e, pouco mais de dois anos depois, tomou posse como delegado. Caberá ao policial buscar informações que possam esclarecer se Adélio Bispo de Oliveira, autor da facada, contou com a ajuda de terceiros ou agiu a mando de alguém. Em duas investigações, a PF concluiu que ele cometeu o crime sozinho. Bolsonaro questiona até hoje o trabalho realizado pela PF, que não coletou qualquer evidência de que Adélio tenha sido auxiliado por outras pessoas ou obedecido a um mandante. A Justiça o considerou doente mental e, por isso, inimputável. (Folha de S. Paulo)

Bolsonaro II

Em novembro passado, com base em um pedido do criminalista Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro, o TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), determinou a reabertura do caso. O tribunal autorizou que a PF vasculhe dados bancários e o conteúdo do celular apreendido em poder do advogado Zanone Manuel de Oliveira Júnior, um dos defensores de Adélio. As informações podem revelar quem custeou os honorários advocatícios, o que, para Bolsonaro e seus aliados, levará a polícia ao suposto mentor do crime. Em dezembro de 2018, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão em propriedades de Oliveira Júnior com o objetivo de apreender documentos, celulares e computadores para descobrir quem bancava a assistência jurídica. A autorização foi da Justiça Federal em Minas Gerais. (Folha de S. Paulo)

Helena Greco

O Elevado Dona Helena Greco, que liga a avenida Pedro II ao Centro de Belo Horizonte, segue interditado na manhã desta quarta-feira (5). O bloqueio se iniciou na noite de terça-feira (4), após uma viga de concreto ser danificada por um caminhão, causando risco na estrutura. Motoristas que pretendem passar pelo trecho terão que optar por outra rota e ter bastante paciência, pois a tendência é de lentidão no trânsito enquanto durar a interdição. Nesta manhã, uma equipe da Defesa Civil irá fazer uma vistoria no elevado Dona Helena Greco para avaliar a estrutura, bem como os riscos e traçar um plano de recuperação. A BHtrans informou os desvios que os motoristas devem fazer por conta de interdição. (Rádio Itatiaia)

Via Expressa

Uma carreta, carregada com carvão, tombou na Via Expressa de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no início da manhã desta quarta-feira (5). De acordo com a Transcon, empresa que gerencia o trânsito na região, duas pistas estão interditadas. Ainda conforme a Transcon, o acidente ocorreu no sentido Betim, logo após o cruzamento com a avenida Helena de Vasconcelos Costa, no bairro Parque São João. Equipes já estão no local para auxiliar na retirada da carga e da carreta. Ainda não sabe o que ocorreu para que acontecesse o acidente. O motorista sofreu ferimentos leves. (Rádio Itatiaia)

Anel Rodoviário

Com o objetivo de diminuir o número de acidentes, principalmente os com vítimas fatais, em toda extensão do Anel Rodoviário, em Belo Horizonte, o Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPMRV) lançou, na manhã desta quarta- feira (5), às margens do Anel Rodoviário, o projeto permanente "Base de Segurança Rodoviária - BSR.  Segundo o comandante do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, Tenente Coronel Fábio Oliveira de Almeida, três bases móveis, compostas por vans e motocicletas, foram montadas ao longo do Anel Rodoviário. Nesses pontos de apoio os militares realizarão campanhas de prevenção de acidentes, realizarão ações de prevenção a criminalidade nas rodovias, como circulação de veículps roubados e o tráfico de drogas. Além disso, quem passar pelo Anel contará com o apoio mais rápido dos militares nos acidentes. " Atualmente contabilizamos diariamente dois acidentes fatais no Anel Rodoviário. Em relação a 2020, tivemos um aumento de 15% no número de acidentes com vítimas fatais. Com a implantação das bases móveis e do trabalho permanente dos militares nelas temos o objetivo de reduzir esse quadro em 5% nos próximos 90 dias. A intenção é reduzir durante o ano, em 10% o número de acidentes com mortes, nos 28 quilômetros de Anel Rodoviário, " destacou o coronel. (O Tempo)

IPVA

A escala de vencimentos do IPVA 2022 em Minas Gerais vai começar em 21 de março. O calendário completo foi divulgado pelo executivo estadual nesta terça-feira (4), confirmando a decisão tomada no fim de 2021 para atrasar o começo do pagamento. As demais informações relativas ao imposto, como a tabela de valores dos veículos, locais para se efetuar o pagamento e a expectativa de arrecadação do governo serão disponibilizadas até o fim de janeiro, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF). As três parcelas do IPVA para todas as placas deverão ser quitadas entre 21 de março e 31 de maio deste ano. "O prazo maior é uma forma de aliviar o bolso do contribuinte mineiro neste início de ano, já que muitas pessoas têm que pagar IPTU e comprar material escolar para os filhos, entre outras despesas comuns neste período", afirmou o governador Romeu Zema (Novo). Em complemento ao novo prazo, está confirmado ainda o congelamento do preço do imposto. "Será igual ao que foi pago há um ano. E haverá um desconto de até 6%", explicou Zema. Isso porque está mantido o desconto de 3% para a quitação em cota única e o bônus de 3% do programa "Bom Pagador", referente aos motoristas que pagaram em dia os débitos tributários relacionados ao veículo nos anos de 2021 e 2020. Por outro lado, o desconto para o "Bom Pagador" é atrelado ao Renavam do veículo, e não ao CPF do proprietário. (Hoje em Dia)

Free shop

Já está valendo desde o dia 1º de janeiro portaria do Ministério da Economia que elevou a cota de isenção para as mercadorias adquiridas em lojas francas - também conhecidas como free shops ou duty free - por passageiros que ingressam no país por via terrestre, fluvial ou lacustre. De acordo com a portaria, o limite foi elevado de US$ 300 dólares para US$ 500. Os free shops são geralmente localizados em salas de embarque e desembarque de aeroportos. Neste tipo de loja são vendidos itens importados isentos de encargos e tributos, como o Imposto de Importação, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o recolhimento de PIS/Pasep-Importação e Cofins-Importação. Segundo a pasta, a cota, fixada em US$ 300,00 desde 2014, precisou sofrer alteração após a alteração da cota de lojas francas de Portos e Aeroportos que, em janeiro de 2020, passou de US$ 500 para US$ 1.000. A elevação das cotas também vale para as mercadorias trazidas como bagagem acompanhada, quando o viajante ingressar no país por via aérea ou marítima. O valor de isenção foi dobrado de US$ 500 para US$ 1.000. “As alterações efetuadas buscam readequar os valores até então vigentes minimizando o efeito inflacionário ocorrido em todo o mundo nas últimas décadas e gerando benefícios diretos e imediatos para os viajantes”, informou a pasta. (Agência Brasil)

Nuclear

China, Rússia, Reino Unido, França e Estados Unidos assinaram declaração conjunta para evitar uma guerra nuclear e prevenir a corrida ao armamento atômico. Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) decidiram assumir o compromisso no momento em que foram retomadas as negociações multilaterais para resgatar o acordo nuclear com o Irã. Em documento publicado nas páginas oficiais das presidências das cinco potências nucleares, eles insistem na caráter exclusivamente defensivo dos arsenais nucleares, garantem oposição à proliferação desse tipo de armamento e lembram que "não pode haver vencedores numa guerra nuclear". (Agência Brasil)

Mega-Sena

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (5) um prêmio estimado R$ 3 milhões. As seis dezenas do concurso 2.441 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50. (Agência Brasil)