Espanha X Chile

É com "obrigação" de ganhar do Chile que a atual campeã do mundo, a Espanha, entra em campo no Maracanã às 16h desta quarta-feira (18). Como os espanhóis tomaram uma goleada da Holanda por 5 x 1 no primeiro jogo, na sexta-feira (13), em Salvador, um empate agora dificultaria tudo. E uma derrota significa praticamente a desclassificação da seleção – a menos que, na outra partida do grupo B, dê zebra e a Austrália vença a Holanda. Esse outro confronto está marcado para as 13h desta quarta no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.(G1)

Manifestação na Savassi

Na segunda manifestação anti-Copa em Belo Horizonte desde o início do Mundial, a Polícia Militar conseguiu, mais uma vez, cercar os manifestantes e evitar tumultos ao se valer da tática do “envelopamento”. A exemplo do que ocorreu sábado, na Praça 7, Centro da cidade, a PM isolou, ontem, as cerca de 200 pessoas que participaram de ato público na Praça da Savassi, zona Sul da cidade, reduto de torcedores. Garantiu, assim, o clima de festa para milhares de pessoas que foram ao local assistir aos jogos.
Durante mais de seis horas, os manifestantes interditaram parte da avenida Getúlio Vargas, porém sem causar grandes transtornos. Não foram registrados confrontos ou boletins de ocorrência.
Sem muita alternativa, os manifestantes fizeram atos culturais e entoaram cantos contra a PM e a Fifa. A tática de envelopamento, ou, foi adotada pela primeira vez em 1986, durante uma manifestação na cidade alemã de Hamburgo, para inibir a ação de black blocs. (Hoje em Dia)

Máscaras proibidas

O Projeto de Lei (PL) 4.474/13, que proíbe o uso de máscaras em manifestações e que foi aprovado em segundo turno pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nessa segunda-feira (16), já virou lei. É que apesar dos 15 dias que o PL tinha para ser analisado para sanção ou veto, o governador do Estado Alberto Pinto Coelho decidiu sancioná-lo já nesta terça-feira (17), um dia após aprovação na ALMG. Com isso, a partir desta quarta-feira (18), manifestantes que estiverem mascarados durante os protestos terão que se identificar à polícia sempre que solicitado, com pena de multa de até R$ 26 mil. (O Tempo)

Eleição 2014 - STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decide nesta quarta-feira se a divisão do número de deputados federais por estado na Câmara continuará a mesma ou se obedecerá à resolução editada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, em abril do ano passado, alterou o mapa considerando a contagem populacional de 2010. Os ministros retomam o julgamento de ações diretas de inconstitucionalidade que pedem a derrubada da regra de iniciativa da Justiça Eleitoral com a apresentação dos votos dos relatores. O tema começou a ser discutido na semana passada com as manifestações da Advocacia Geral da União e da Procuradoria Geral da República. (Portal UAI)

Decreto - Conselhos Populares

A oposição já conseguiu angariar o apoio de nove partidos na Câmara dos Deputados para apressar a votação do projeto de decreto legislativo que visa barrar os conselhos populares criados via decreto pela presidente Dilma Rousseff. Embora não haja perspectiva de votação da urgência em plenário, PPS, PSDB, PR, PRB, Solidariedade, PV, PSB, PSD e PROS concordaram em votar o requerimento de urgência da proposta do líder do DEM, Mendonça Filho.

Na semana passada, Dilma editou um decreto que cria nove instâncias de negociação e comunicação com a sociedade civil. Embora já estivesse programada pelo Planalto desde 2010, a norma teve sua redação acelerada a partir das manifestações de junho do ano passado. O texto, que institui a Política Nacional de Participação Social (PNPS) e o Sistema Nacional de Participação Social (SNPS), oficializa a relação do governo com os setores organizados. Os integrantes não serão remunerados e as propostas apresentadas não precisam necessariamente ser levadas adiante pelo governo. (O Tempo)

Economia

A atividade econômica do país ficou 0,5% menor em abril na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (18) pela Serasa. Foi a primeira queda da atividade econômica, nesse tipo de comparação, desde outubro de 2009.

O recuo foi puxado pela indústria, que apresentou queda estimada em 4,5% frente a abril de 2013, na segunda queda seguida nesse tipo de comparação (em março, a baixa foi de 1%). A Serasa aponta que houve crescimento de 1,9% na agropecuária, e de 0,8% nos serviços. (G1)

Internacional

KIEV - A agência de notícias Interfax informou que o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, propôs um cessar-fogo unilateral de suas tropas para permitir aos separatistas pró-russos no leste do país uma chance para depor armas ou deixar o país. (O Globo)