Minas
Com 75 novos óbitos nas últimas 24 horas, Minas Gerais chegou a 54.797 óbitos pela covid-19 nesta terça-feira (5). Os dados constam no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Ainda conforme a pasta, foram confirmados 1.256 casos nas últimas 24 horas, totalizando 2.150.012 infecções desde o início da pandemia. Além disso, 29.945 pessoas estão em acompanhamento e 2.065.270 pacientes conseguiram vencer a doença. Até o momento, 14.946.048 pessoas receberam a primeira dose dos imunizantes contra a covid-19 e 8.269.557 completaram a imunização com a segunda dose; 486.368 receberam o imunizante de dose única da Janssen. Já foram distribuídas 26.428.710 doses das vacinas entre os municípios mineiros. (Rádio Itatiaia)
Vacinação
Adolescentes de 12 anos poderão se vacinar com a primeira dose da contra a Covid-19 no próximo sábado (9) em Belo Horizonte. De acordo com o calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o grupo que estava previsto para essa data, de 13 anos, foi antecipado para sexta-feira (8), junto com os adolescentes de 14. A mudança no calendário, segundo a PBH, acontece devido ao recebimento de nova remessa de doses da vacina. Só poderão se vacinar no sábado aqueles que completam 12 anos até 9 de outubro. Na unidade de saúde, é preciso apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de endereço e o cartão de vacinação. Os adolescentes de até 14 anos precisam do acompanhamento dos pais ou responsáveis. Os centros de saúde e postos extras ficam abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Quem preferir, pode ir até uma das unidades drive-thru, que atendem das 8h às 16h30. Os locais ainda serão divulgados pela prefeitura. Quatro endereços também estão abertos para imunização em horário noturno. Só pode se vacinar nesses espaços o público convocado para aquele dia específico. Confira aqui. (Hoje em Dia)
Educação
A prefeitura de Belo Horizonte autorizou a presença de 100% dos estudantes nas salas de aula da capital. A medida será publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (6), e passará a valer em toda a cidade a partir de 18 de outubro. Entre as alterações citadas pelo executivo municipal, é destacado o fato de que "cada turma passa a ser uma bolha, que deverá manter o distanciamento com os alunos das demais salas". Atualmente, o distanciamento recomendado entre alunos dentro da sala de aula é de 1m. Com padronização de regras, também serão permitidos o uso do ar condicionado, da sala dos professores e a realização de eventos escolares. A decisão, segundo a PBH, foi baseada na estabilidade dos indicadores epidemiológicos e assistenciais na capital. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de transmissão do vírus está atualmente em 1,03 em BH - o valor representa alerta amarelo na classificação do órgão. A ocupação dos leitos para Covid-19 na UTI e nas enfermarias também foi ressaltada pela prefeitura. Os índices, que estão no nível verde, marcam atualmente 42,4% e 33,3%, respectivamente. (Hoje em Dia)
CPI
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid ouve nesta quarta-feira (6) o diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Roberto Rebello Filho. A ANS, autarquia vinculada ao Ministério da Saúde, é responsável por fiscalizar a atuação de operadoras de plano de saúde e aplicar penalidades a essas empresas. Senadores querem que Paulo Roberto Rebello Filho preste esclarecimentos sobre as ações que a agência reguladora tomará diante das denúncias contra a operadora de saúde Prevent Senior. A Prevent Senior é acusada de ocultar mortes de pacientes por Covid-19 e de pressionar médicos a prescreverem remédios ineficazes contra a doença. O plano de Saúde também é suspeito de participar de um "gabinete paralelo" do Palácio do Planalto, que, para a CPI, orientava o presidente Jair Bolsonaro sobre condutas durante a pandemia. A empresa nega as acusações e afirma que sempre atuou dentro de parâmetros éticos e legais. O plano de saúde diz ainda que sempre respeitou a autonomia dos médicos e nega fraude em estudo realizado para testar eficácia da hidroxicloroquina no combate à Covid-19. No último dia 22, à CPI, o diretor-executivo da Prevent Senior negou que a operadora de saúde tenha omitido dados sobre mortes de pacientes infectados com a Covid durante a realização de um estudo no qual foram aplicados medicamentos ineficazes para a doença. (G1)
Improbidade administrativa
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (5) o texto principal do projeto de lei que flexibiliza a lei de improbidade administrativa e passa a exigir a comprovação de dolo (intenção) para a condenação de agentes públicos. O projeto de lei foi aprovado pela Câmara em junho, mas voltou para análise dos deputados porque foi modificado pelo Senado. Por isso, na votação desta terça, os deputados analisaram somente as mudanças feitas pelos senadores — oito, no total. A proposta foi votada pelos deputados menos de uma semana depois ter sido apreciada, no mesmo dia, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo plenário do Senado. O relator, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), disse que o texto já foi discutido e, por isso, não há que se falar em trâmite "acelerado" da matéria. “Não tem nada acelerado. Já foi discutido o projeto e todos estão conscientes. Não tem problema não”, afirmou Zarattini ao g1. Para a conclusão da votação, os deputados ainda precisam analisar os destaques (sugestões de alteração) apresentados pelos próprios deputados às emendas feitas pelos senadores. Isso, porém, só deve ocorrer na sessão desta quarta-feira (6). Em seguida, a matéria seguirá para sanção presidencial. (G1)
Bolsonaro
Apesar de resistir à filiação de Jair Bolsonaro ao partido Progressistas (PP) o presidente da Câmara, Arthur Lira, disse a pessoas próximas que não vai atuar para barrar uma eventual entrada do presidente no partido. O líder do Centrão informou a aliados que cerca de 90% da legenda quer Bolsonaro, porém há focos de resistência no Nordeste. Segundo o jornal “Folha de São Paulo”, o presidente está cada vez mais próximo de fechar a aliança com o Progressistas para concorrer à eleição no ano que vem. Como condição, Jair Bolsonaro pediu para escolher os candidatos que vão disputar uma vaga no Senado em estados-chave para ele, como o Rio de Janeiro. O ministro-chefe da Casa Civil e presidente licenciado do PP, Ciro Nogueira, estaria comprometido a facilitar a entrada de Bolsonaro. (Rádio Itatiaia)
STF
O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, investigado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), tratou uma funcionária do gabinete do ministro Ricardo Lewandowski como informante, mostram mensagens coletadas pela Polícia Federal. O material obtido por meio de quebra de sigilo telefônico consta de relatório da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado da PF, ao qual a Folha teve acesso. Allan é investigado em dois inquéritos no STF —um para apurar disseminação de fake news e outro para identificar quem financia essas ações e os atos antidemocráticos. O documento traz diálogos entre o blogueiro e Tatiana Garcia Bressan, 45. Ela estagiou no gabinete de Lewandowski de 19 de julho de 2017 a 20 de janeiro de 2019, antes da abertura dos inquéritos contra Allan, em março daquele ano. (Folha de S. Paulo)
STF I
As conversas começaram em 23 de outubro de 2018 e vão até 31 de março de 2020. A bolsa paga pelo STF aos estagiários de direito no período era de R$ 1.207 por mês. Na primeira conversa, Tatiana entra em contato com Allan, demonstrando interesse em trabalhar na equipe da deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF), e diz que está no gabinete de Lewandowski. Nos diálogos (transcritos pela Folha nesta reportagem de forma literal, incluindo eventuais erros de digitação e ortografia), a estagiária relata ter dificuldade em trabalhar com o ministro, mas diz que está "lá para aprender". A informação, segundo o relatório da PF, "naturalmente desperta o interesse de Allan", que pede a colaboração de Tatiana. "Fique como nossa informante lá", diz o blogueiro, cerca de duas horas depois do início da conversa. A estagiária responde prontamente: "Será uma honra. Estou lá kkk". Em seguida, Allan pergunta o que de mais espantoso Tatiana vê no gabinete. Ela então diz: "O que vi de mais espantoso é que realmente eles decidem o que querem e como querem. Algumas decisões são modificadas porque alguém importante liga pro ministro". Procurada pela Folha, Tatiana afirmou por mensagem que nunca atuou como informante de Allan. Disse que apenas tinha ligação com o blogueiro pois ambos foram alunos do escritor Olavo de Carvalho. Allan não respondeu aos contatos da reportagem. (Folha de S. Paulo)
Combustível
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), promete votar na próxima quarta-feira (13) a proposta para mudar a base do cálculo do preço dos combustíveis, a qual, segundo ele, pode baratear o preço da gasolina em até 8%, o do álcool em 7% e do diesel em 3,7%. O deputado reconhece, no entanto, que o imposto estadual não é o principal responsável pela disparada dos preços dos combustíveis. Lira apresentou a proposta para líderes governista na noite de segunda-feira (4) e para oposição, nesta terça-feira (5) Segundo ele, há um acordo para se votar o texto na semana que vem sem obstrução ou mesmo destaques - pedidos de alteração feitos após a aprovação do texto principal. A disparada nos preços dos combustíveis virou uma dor de cabeça para o governo Bolsonaro, que culpa justamente o valor do ICMS pelo valor elevado da gasolina e do diesel. No entanto, a política de preços da Petrobras é baseada no mercado internacional, o que provoca reajustes frequentes conforme a variação da moeda internacional. A mudança no cálculo irá considerar a média dos preços dos combustíveis nos últimos dois anos. Cada Estado aplicaria a sua alíquota de ICMS sobre esse preço médio. "Uma média dos dois exercícios anteriores, para que se faça uma contabilização de quanto se custa a gasolina em 2019 e 2020. Se acha um valor, a esse valor se imprimi o valor ad rem, ou seja, fica fixo por um ano, e você multiplica, sem interferência nenhuma em nenhum Estado, pelo imposto estadual ICMS que cada governador escolher como alíquota", afirmou. "Ai se vai encontrar um preço de gasolina, a princípio 8% mais barato, de um álcool 7% mais barato e de um óleo diesel, 3,7%", disse Lira. (Estadão)
Combustível I
"Os aumentos que são dados nos combustíveis pelo petróleo e pelo dólar, o ICMS é um primo malvado. Ele contribui e muito para o aumento dos combustíveis de forma sempre geométrica", afirmou. Para ele, os fatores externos fazem como que, neste momento, o imposto estadual precise de um tratamento "mais tranquilo". "Mas cada um sabendo que não estamos aqui trabalhando contra governos estaduais", disse. Lira afirmou que os estados podem, sim, perder um pouco da arrecadação, mas ele acredita que os entes podem suportar esse ajuste nas contas em razão do momento de alta constante do preço dos combustíveis. “Vai se arrecadar menos, mas não vejo que eles (estados) passem algum tipo de dificuldade que não possam suportar um ajuste momentâneo, para que os brasileiros tenham um combustível mais barato para se locomoverem”, defendeu Lira. “Não estamos trabalhando contra governos estaduais, contra nenhum tipo de federação, estamos trabalhando para minimizar este problema. Se o "ad rem" do governo federal está congelado desde 2004, por que não fazemos uma média dos dois exercícios anteriores para que se faça uma contabilização de quanto custa a gasolina?”, questionou. A estratégia para se colocar a proposta em votação será a apresentação de um voto em separado ao projeto de lei complementar (PLP) 16 que já está há semanas na pauta da Câmara. (Estadão)
Tráfico internacional
Um esquema de lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas é o alvo da Operação Maassari, da Polícia Federal. Cerca de 20 policiais federais cumprem, nesta quarta-feira (6), quatro mandados de busca e apreensão, sendo dois em Curitiba e dois em Ponta Grossa, no Paraná. O trabalho é um desdobramento da Operação Beirute, deflagrada pela Polícia Federal em 2014, e que desmantelou uma organização criminosa com ramificações em diversos países. Na ocasião, foi constatado que o grupo investigado atuava na exportação de cocaína da América do Sul para os continentes europeu, africano e asiático. Entre os envolvidos está um libanês residente em Curitiba, apontado como financiador das atividades ilícitas e responsável pela intermediação com traficantes asiáticos e libaneses. As investigações revelaram que esse libanês constituiu uma estrutura formada por empresas fictícias e seus respectivos sócios, tendo como propósito operacionalizar a lavagem dos recursos oriundos do tráfico internacional de drogas. "Os investigados movimentaram mais de R$ 24 milhões em suas contas bancárias durante o período apurado, grande parte através de transações em espécie e operações estruturadas conhecidas como smurfing, bem como investimentos e aquisição de bens, tudo isto sem capacidade econômica e financeira declaradamente compatível, havendo também indícios de interposição das pessoas físicas e jurídicas para fins de ocultação dos bens e valores" , detalhou a PF em nota. (Agência Brasil)
Mega-Sena
A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (5) um prêmio acumulado em R$ 35 milhões. As seis dezenas do concurso 2.416 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. De acordo com a Caixa, caso apenas um apostador ganhe o prêmio principal e aplique todo o valor na poupança, receberá no primeiro mês cerca de R$ 126 mil de rendimento. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50. (Agência Brasil)
Tempo
A quarta-feira (6/10) em Belo Horizonte terá grande uma grande oscilação de temperatura. Segundo o Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros vão variar entre os 19°C e 29°C durante o dia, com a máxima devendo ser atingida por volta das 14h. Nesta terça (5/10), BH registrou temporal acompanhado de granizo durante a tarde . Na quarta, o dia na capital também será de muitas nuvens o dia inteiro, com 83% de possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas durante a tarde e noite. (Estado de Minas)
Nobel de Química
O alemão Benjamin List e o britânico David MacMillan conquistaram nesta quarta-feira (6) o Prêmio Nobel de Química em 2021. De acordo com a Real Academia de Ciências da Suécia, os dois cientistas foram laureados por causa do "desenvolvimento da organocatálise assimétrica", um modo de construção molecular mais simples e eficaz e que teve grande impacto na pesquisa farmacêutica. O comunicado do comitê do Nobel explica que muitas indústrias dependem da "habilidade dos químicos" para construir moléculas capazes de formar materiais elásticos e duráveis, conservar energia em baterias ou inibir a progressão de doenças. Esse trabalho exige a presença de catalisadores, substâncias que controlam e aceleram reações químicas sem fazer parte do produto final. Antes das descobertas de List e MacMillan, os cientistas acreditavam que existiam apenas dois tipos de catalisadores: metais e enzimas. No entanto, em 2000, de forma independente um do outro, o alemão e o britânico desenvolveram um terceiro tipo de catálise, a organocatálise assimétrica, feita a partir de pequenas moléculas orgânicas. "Essa ideia de catálise é tão simples quanto engenhosa, e o fato é que muitas pessoas imaginaram por que não havíamos pensado nisso antes", declarou o presidente do Comitê do Nobel de Química, Johan Aqvist. (Rádio Itatiaia)