Reféns
Quatro homens foram rendidos e mantidos como reféns durante um assalto a residência no bairro Santa Lúcia, região Centro-Sul de Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar, o crime ocorreu na rua Saturno, na noite de terça-feira (2). Uma das vítimas relatou que estacionava o carro da garagem de casa quando foi abordada por dois jovens, aparentemente menores. Com armas em punho, os adolescentes anunciaram o crime e exigiram que o motorista os levasse até o cofre da residência. Durante a ação, os infratores chegaram a apontar o revólver para a cabeça da vítima, que recebeu uma coronhada. No imóvel, outros três homens foram rendidos e todos trancados dentro do banheiro. A dupla fugiu levando um Chevrolet Onix com várias garrafas de whisky, duas TVs, dois celulares e duas câmeras fotográficas. A vítima ferida foi socorrida e encaminhada para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. Rastreamento foi realizado na região, mas nenhum autor foi localizado e preso. O carro roubado, além dos outros materiais, não foram recuperados. (Hoje em Dia)

Temperatura
Os belo-horizontinos e moradores da região metropolitana foram surpreendidos por uma forte ventania acompanhada de chuva nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira. Quedas de árvore já interditam algumas vias da cidade e há registro de imóveis danificados. No Anel Rodoviário, um eucalipto caiu, fechando a pista no sentido Rio de Janeiro. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o trecho, que fica na altura do Bairro Olhos D'água, Região Oeste de BH, foi totalmente interditado naquele sentido. O Corpo de Bombeiros foi acionado para enviar uma equipe para podar a árvore. O trânsito é lento. Outra árvore caiu na Rua João Antônio Cardoso, no Bairro Ouro Preto, na Região da Pampulha, perto de um restaurante. O mesmo problema aconteceu na Rua Buenos Aires, no Sion, Região Centro-Sul de BH, e no Bairro Novo Riacho, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em Ibirité, o vento forte arrancou telhas de um prédio de três andares no Bairro Marilândia. (Estado de Minas)
Infração
Belo Horizonte aplicou, de janeiro a junho deste ano, média de 51 multas de trânsito por hora. Ainda assim, a fiscalização nas ruas e avenidas da cidade é uma das mais brandas entre as principais capitais do país. Levantamento feito pelo Hoje em Dia em oito capitais aponta BH como a sétima no ranking de multas aplicadas. É feita, em média, uma autuação a cada três veículos. Especialistas atribuem o baixo desempenho a uma deficiência na fiscalização, principalmente com o impedimento legal de agentes da BHTrans de multarem os motoristas infratores. O balanço foi feito em cada uma das oito capitais com base nas autuações aplicadas no primeiro semestre deste ano, divididas pela frota de veículos. Em todos os locais pesquisados, a infração mais cometida foi o excesso de velocidade. Por causa dos critérios utilizados, a campeã de autuações é Goiânia. Lá, quase oito em cada dez carros foram multados no primeiro semestre. A prefeitura de Goiás justificou que a alta incidência se deve ao mau comportamento dos condutores e à grande quantidade de radares eletrônicos instalados. Já a última colocada no ranking é Porto Alegre. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) da capital gaúcha atribui o baixo volume de autuações à maior conscientização dos motoristas. (Estado de Minas)

Guarda compartilhada
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta terça-feira (2) um projeto de Lei da Câmara (PLC 117/2013) que pode tornar obrigatória a guarda compartilhada do filho nos casos em que os pais não chegarem a um acordo. A regra vale desde que ambos estejam em condições de exercer o poder familiar. A exceção será quando o pai ou a mãe declarar que não deseja a guarda do filho. Atualmente, a guarda compartilhada, nos casos em que não houver acordo entre pai e mãe, não é obrigatória. De acordo com o Código Civil, quando essa situação ocorrer, o regime será aplicado “sempre que possível” pelo juiz de família. A alteração ainda precisa ser votada pelo plenário do Senado. Na avaliação do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), autor da proposta, a lei atual faz com que os juízes decretem a guarda compartilhada apenas nos casos em que há boa relação entre os pais após o divórcio. Para ele, o instrumento seria mais eficiente e necessário justamente nos casos de desacordo, para que a criança não seja prejudicada com o afastamento de um dos genitores. (Agência Brasil)
Recém-nascida
Equipes das polícias Civil e Militar de Pouso Alegre, no Sul de Minas, trabalham para encontrar a mãe de uma recém-nascida encontrada na noite dessa terça-feira, no telhado de um prédio localizado no bairro Medicina. Uma jovem ouviu o choro da criança e acionou a polícia, que encontrou a bebê sem roupa e ainda com a placenta. Ela foi levada para o Hospital Samuel Libânio, onde segue internada na UTI. De acordo com os médicos, a criança é prematura, possivelmente nasceu no sétimo mês de gestação. Apesar de permanecer na UTI, ela passa bem. Uma das moradoras do prédio, suspeita de ser a mãe da menina, foi conduzida para a delegacia da cidade para prestar esclarecimentos. (Rádio Itatiaia)
Pedro I
A previsão de que a alça norte do Viaduto Batalha dos Guararapes, na Avenida Pedro I, seria implodida no dia 14 de setembro foi confirmada nesta terça-feira. A Justiça autorizou a ação para a derrubada do que sobrou do elevado. A retirada dos entulhos pode ser feita até dia 21 do mesmo mês. Uma audiência de conciliação foi realizada com moradores afetados pelo desabamento do viaduto, na Região de Venda Nova, no dia 3 de julho. A Prefeitura de Belo Horizonte garantiu que, a partir desta quarta-feira (3), começa a preparação a implosão para a alça que ficou de pé, mas que apresenta problema estrutural. A promotora do Ministério Público Cláudia Amaral explica que a Defesa Civil se comprometeu a, após a demolição, emitir laudo técnico atestando a segurança dos imóveis vizinhos. “Essa questão do laudo constamos expressamente porque fala-se 'vocês vão voltar, o imóvel está seguro, não existe risco para o morador', mas ele [o morador] quer ver isso escrito e assinado, [quer saber] quem é o responsável técnico por assinar isso”, afirmou. (Rádio Itatiaia)
Dengue
Depois de 20 anos em desenvolvimento, a vacina contra a dengue em estágio mais avançado no mundo chegou à etapa final mostrando eficácia de 60,8% contra os quatro sorotipos da doença. Outro resultado é que entre as pessoas que foram vacinadas e, mesmo assim, tiveram dengue, houve redução de 80,3% no número de internações com relação a quem não foi imunizado. Segundo Sheila Homsani, gerente do Departamento Médico da Sanofi Pasteur, laboratório responsável pela vacina, o estudo está concluído e agora os dados serão consolidados para o pedido de registro à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para que possa ser comercializada no Brasil e, eventualmente, ser incorporada à rede pública. A expectativa é que demore cerca de um ano para o registro sair. Em etapa anterior, feita na Ásia, a pesquisa havia mostrado eficácia de 88% contra o tipo hemorrágico da doença, considerado o mais grave. Agora, na última etapa, a vacina foi testada no Brasil, em Honduras, no México, na Colômbia e em Porto Rico. No Brasil 3.550 crianças e adolescentes entre 9 e 16 anos das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste foram vacinados. (Agência Brasil)
Inibidores de apetite
O Senado concluiu na tarde desta terça-feira (2) a última votação do projeto que libera a produção e venda de inibidores de apetite no Brasil. Os senadores aprovaram um projeto de decreto legislativo que susta a proibição imposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aos medicamentos em 2011. Esse tipo de projeto, diferentemente das leis, não precisa receber sanção presidencial para entrar em vigor. Precisa apenas ser promulgado pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), na próxima reunião conjunta da Câmara e do Senado. O projeto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em abril deste ano. O autor da proposta é o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS), que é candidato a vice-presidente da República na chapa de Marina Silva. Na justificativa do texto, Albuquerque argumentou que a liberação dos inibidores de apetite é importante para o tratamento da obesidade e de doenças correlatas. Para ele, em muitos casos, apenas dietas e exercícios não produzem bons resultados no tratamento. "A proibição da produção e comercialização dos medicamentos anorexígenos anfepramona, femproporex e mazindol e a permissão altamente restritiva para o uso da sibutramina causaram grande insatisfação entre a classe médica, constituindo-se num retrocesso ao tratamento dos obesos no país", escreveu Beto Albuquerque. (Agência Estado)
Petróleo
A produção brasileira total de petróleo e gás natural atingiu o recorde de 2,82 milhões de barris de óleo equivalente (BOE) por dia em julho, informou hoje (2) a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Desse total, foram 2,267 milhões de barris diários de petróleo e 87,9 milhões de metros cúbicos de gás natural. Os dados constam do Boletim da Produção da ANP. A produção de petróleo aumentou 1% em julho, em comparação com o mês anterior, e 14,8% ante julho do ano passado. Já a produção de gás natural subiu 1,5% em relação a junho deste ano e 12% contra julho de 2013. O boletim mostra diminuição de 0,1% na produção em 34 poços do pré-sal em julho, na comparação com junho, somando 582,8 mil barris de óleo equivalente por dia, sendo 480,8 mil barris diários de petróleo e 16,2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Os poços estão localizados nos campos de Baleia Azul, Baleia Franca, Jubarte, Barracuda, Caratinga, Búzios, Linguado, Lula, Marlim Leste, Pampo, Sapinhoá e Trilha e nas áreas de Iara e entorno de Iara, informou a ANP. Na comparação com julho do ano passado, houve aumento. Naquele mês em 2013, a produção média no pré-sal atingiu 358,8 mil barris de óleo equivalente/dia – 296,4 mil barris diários de petróleo e 9,9 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. (Agência Brasil)
Combustível
O Senado aprovou ontem (2) projeto de Lei que autoriza o aumento nos percentuais de mistura de biodiesel ao óleo diesel e de etanol à gasolina. O projeto foi o primeiro item aprovado no chamado esforço concentrado que os parlamentares realizam antes das eleições. Os senadores aprovaram o Projeto de Lei de Conversão 14/2014, decorrente da Medida Provisória (MP) 647/2014. A medida aumenta para 6% o percentual obrigatório de mistura do biodiesel ao óleo diesel e para 27,5%, o de álcool anidro. Antes, os percentuais eram 5% e 25%, respectivamente. A medida prevê ainda novo aumento no percentual de biodiesel para 7% a partir do dia 1º de novembro. Daí em diante, o volume de biodiesel adicionado ao diesel poderá voltar ao limite de 6%, caso o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), justifique o motivo. (Agência Brasil)
Ebola
A Organização das Nações Unidas (ONU) informou, nessa terça-feira (2), que as infecções por ebola estão aumentando a cada dia e que é possível que surjam novos casos em países onde a doença ainda não chegou. A informação foi dada pelo coordenador da ONU para o ebola, David Nabarro. Também ontem, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, divulgou mensagem no Youtube sobre a epidemia do vírus, dizendo que conter o ebola não será uma tarefa fácil. "Conter o avanço dessa doença não será fácil, mas sabemos como fazer isso", disse ele na mensagem enviada aos países do Oeste africano. O vídeo foi divulgado horas antes da reunião entre David Nabarro, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, e o secretário-geral adjunto da ONU, Jan Eliasson. Para as Nações Unidas, será complicado combater a proliferação do vírus. Segundo Nabarro, será muito difícil definir os passos a serem tomados para controlar a epidemia de ebola. Ele defendeu uma coordenação mundial para lidar com a doença. (Agência Brasil)

Estado Islâmico
Um vídeo postado na internet mostra, supostamente, a decapitação de Steven Sotloff, outro jornalista norte-americano mantido prisioneiro pelo grupo Estado Islâmico. Sotloff, que trabalhava como freelancer para as revistas Time e Foreign Policy, fora visto pela última vez na Síria, em agosto de 2013, até sua imagem aparecer num vídeo divulgado na internet no mês passado, mostrando a decapitação de outro jornalista norte-americano, James Foley. No primeiro vídeo, Sotloff aparece vestido com um traje cor de laranja, tendo ao fundo uma árida paisagem síria, e é ameaçado de morte a menos que os Estados Unidos parem de realizar ataques aéreos contra o grupo no Iraque. No vídeo, disponibilizado nesta terça-feira, com o título de "Uma Segunda Mensagem à América", Sotloff aparece vestido com uma roupa parecida antes de ter a cabeça cortada por um combatente do grupo militante. (Associated Press)