Crime na Serra do Cipó

A Justiça condenou a 48 anos de prisão um dos envolvidos na execução de um casal na Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais, em janeiro deste ano. Helton Moreira de Castro, de 19 anos, vai cumprir pena pelos crimes de latrocínio, estupro e ocultação de cadáver. Segundo a magistrada, a partir dos documentos colhidos é possível concluir que Helton dirigiu-se à Serra do Cipó com o objetivo de praticar roubo com o uso de arma de fogo. Embora a defesa alegue que o acusado não foi o autor dos disparos, ao usar a arma ele assume o risco da morte. Mesmo que a responsabilidade pelos tiros fatais seja atribuída a Marcos, Helton deve responder pela co-autoria do crime.

Fonte: Estado de Minas



Petrobras

Os deputados e senadores que compõem a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras trabalham com a possibilidade de que o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa preste depoimento hoje (17) em sessão fechada. Os parlamentares querem propiciar a Costa a oportunidade de contar à CPMI tudo o que disse ao Ministério Público no acordo de delação premiada que fez com a Justiça. Se a reunião for aberta e o ex-diretor da Petrobras decidir contar o que sabe sobre os desvios de recursos da companhia, ele pode perder os benefícios da delação, que corre em segredo de Justiça.

Fonte: Agência Brasil
Eleições
Os candidatos à Presidência Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) trocaram críticas sobre corrupção nesta quarta-feira (17) durante debate organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os dois acusaram o partido do outro de conivência com irregularidades e, junto com outros candidatos, lembraram de casos envolvendo a Petrobras, o mensalão petista e tucano, além da construção de um aeroporto público em Minas. O debate, exibido pela rede de emissoras católicas, também contou com a participação de Marina Silva (PSB), Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB) e Eymael (PSDC), que discutiram temas sociais, econômicos e que envolvem propostas sensíveis a religiosos, como o aborto e a criminalização da homofobia.
Fonte: G1



Trânsito

Andar de carro em Belo Horizonte ficou 62% mais lento em dez anos, e, com isso, o tempo gasto nas viagens aumentou 12 minutos. Em 2002, o belo-horizontino que optava pelo carro para se deslocar gastava em média 20 minutos para chegar a seu destino. Em 2012, esse tempo passou para 32 minutos e 32 segundos. O maior aumento na lentidão ocorreu nos bairros de alta renda, com destaque para o Belvedere, na região Centro-Sul. As informações são da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), com base na Pesquisa de Origem e Destino, feita em 2012. Elas servem de base para a elaboração e execução do Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PlanMob-BH), com previsão de ações até 2020.

Fonte: O Tempo


Estelionato na Pampulha

Quatro colombianos foram presos na noite de terça-feira na Região da Pampulha em Belo Horizonte suspeitos de estelionato. No apartamento onde moram os estrangeiros a Polícia Militar encontrou documentos falsificados e comprovantes de endereços de várias pessoas. Eles não explicaram como estavam usando a documentação, mas assumiram ser estelionatários.

Fonte: Estado de Minas


Economia

Minas Gerais e Belo Horizonte tiveram a perspectiva do rating (nota) alterada de estável para negativa, nesta terça, pela agência de classificação de risco Moody's. Além do Estado, São Paulo, Maranhão, Mato Grosso e Paraná passaram pela mesma situação. Entre os municípios, está o Rio de Janeiro. A notícia não surpreendeu o presidente do conselho de política industrial da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Lincoln Gonçalves Fernandes, já que, no início do mês, a Moody's já havia rebaixado a perspectiva da nota dos títulos do governo brasileiro de estável para negativa. “O mesmo já era esperado também para os Estados”, frisou.

Fonte: O Tempo


Bolsa de Valores

As especulações em torno das pesquisas eleitorais impulsionaram mais uma vez os negócios na Bovespa, que terminou nesta terça com a maior alta desde 25 de agosto deste ano. O avanço das bolsas de Nova York, em meio a expectativas em torno da reunião do Federal Reserve, e as medidas de estímulo adotadas pelo governo chinês também favoreceram os ganhos da bolsa brasileira. No fim do dia, o Ibovespa subiu 2,01%, para 59.114,66 pontos, após devolver um pouco os ganhos na reta final da sessão. O volume de negócios totalizou R$ 10 bilhões. No mês, a bolsa acumula queda de 3,55% e, no ano, alta de 9,84%.

Fonte: O Tempo

Construção civil
Pesquisadores mineiros descobriram um produto 50% mais barato capaz de substituir o gesso mineral utilizado na construção civil e, de quebra, proteger o meio ambiente. As principais matérias-primas, ambas altamente poluentes, são lama de cal – resíduo da indústria de celulose – e líquido de baterias descartadas. Cerca de 50 milhões de litros de ácido sulfúrico são descartados incorretamente a cada ano nas baterias automotivas jogadas fora no país. E considerando que a produção brasileira de celulose é de cerca de 18 milhões de toneladas, a proporção estimada é de 4,5 milhões de toneladas de lama de cal residual produzidos.

Fonte: Hoje em Dia



Reintegração de posse
A Polícia Militar prendeu cinco pessoas em flagrante após a reintegração de posse feita hoje (16), em um prédio abandonado no centro da capital paulista, onde no passado funcionava o Hotel Aquárius, ocupado por integrantes da Frente de Luta por Moradia (FLM). No local, viviam cerca de 800 pessoas. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a polícia deteve 94 pessoas no decorrer da operação. Desses, 89 já foram liberados.

Fonte: Agência Brasil