Covid

O Brasil registrou o maior número de casos de Covid desde o final de fevereiro. Foram 80.603 pessoas infectadas, nesta terça-feira (7). Em 25 de fevereiro deste ano foi a última vez em que um número tão alto foi registrado, quando foram documentadas 90.199 infecções. Também foram registradas, nesta terça, 294 mortes por Covid, o maior valor desde 24 de março deste ano, quando foram notificados 300 óbitos. Com isso, o Brasil chega a 667.400 vidas perdidas e a 31.263.248 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia. Com esses dados, a média móvel de casos continua com crescimento acentuado, de 144% em relação ao dado de duas semanas atrás. Ela agora é de 35.271 pessoas infectadas por dia. A média de mortes, por sua vez, voltou a crescer em relação aos últimos e a se aproximar de 100, apesar de ainda permanecer em estabilidade em relação ao dado de duas semanas atrás (o que significa que ela não sofreu variações superiores a 15%). Ela agora é de 96 óbitos por dia. Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais. (Folha de S. Paulo)

Vacina

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) convocou, nesta quarta-feira, o público de 59 anos para receberem a quarta dose da vacina contra a Covid-19. Para receber a dose de reforço é necessário apresentar o cartão de vacinação e ter recebido a primeira dose de reforço há, pelo menos, 4 meses. Nesta quinta, é a vez das pessoas de 58 anos. No total, são cerca de 63 mil pessoas nestas faixas etárias. "Para garantir a imunização desse grupo, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um levantamento de vacinas remanescentes em estoque. Os chamamentos das demais faixas etárias serão feitos de forma escalonada, à medida que o município receber mais doses da vacina", informou a administração municipal. Segundo a pasta, em relação à convocação dos adolescentes de 15 e 12 anos, considerando as orientações do Ministério da Saúde para que esse público receba CoronaVac ou Pfizer, ainda é necessário o recebimento de remessas dessas vacinas. Confira os endereços. (Rádio Itatiaia)

Brumadinho

Com o retorno para a justiça estadual do julgamento dos acusados pela Tragédia de Brumadinho, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) espera maior velocidade no processo. Em coletiva nesta terça-feira (7), promotores do MPMG comemoraram o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) e falaram sobre os próximos passos. Atualmente, o processo está na fase final de citação dos acusados. Em seguida, será aberto espaço para defesa e, depois, tem início a fase de instrução, com depoimento das testemunhas, o que deve ocorrer nos próximos meses, conforme a promotora de Justiça de Brumadinho, Vanessa Barcelos. Posteriormente, o juiz da comarca de Brumadinho avaliará se há indícios suficientes de que os acusados foram autores de crime intencional contra vida. Caso haja, o processo é remetido para júri popular, formado por sete jurados. "Não é possível prever uma data certa", reforçou a promotora, que explicou ainda que os recursos abertos pela defesa dos acusados não têm efeito suspensivo, o que significa que o processo pode ser imediatamente retomado "com aproveitamento de todas as decisões anteriores". (Hoje em Dia)

Moro

Após o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE) anular a transferência do domicílio eleitoral de Sergio Moro (União Brasil) para o estado, o que impede a candidatura ao Senado, o ex-ministro da Justiça cancelou a agenda prevista em Belo Horizonte nesta quarta-feira (8). Na ocasião, o ex-juiz participaria do lançamento do Movimento Organizado República e Ordem, no Hotel Mercure Savassi, região Centro-Sul da capital. O movimento tem o objetivo de defender pautas oriundas da operação Lava Jato, como a prisão em segunda instância e o fim do foro privilegiado para a classe política. Por conta da decisão do órgão, Moro seguiu para Brasília, onde vai discutir os rumos da candidatura. O caso ainda será julgado em última instância pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Conforme a assessoria do ex-juiz, a expectativa é que o evento seja remarcado na capital mineira para o próximo mês. A data ainda não foi definida. Por quatro votos a dois, o TRE-SP decidiu o pedido de transferência eleitoral do ex-juiz para a capital paulista, o que impede a candidatura para o Senado ou qualquer outro cargo político no estado. O tribunal julgou o caso após recurso do diretório municipal do PT contra a aprovação da mudança de Curitiba (PR) para São Paulo. Conforme o documento apresentado pelo partido, Moro não possuí nenhum vínculo com a cidade e ainda teria entregado comprovante de residência com endereço de um hotel, na avenida Paulista. (O Tempo)

Fome

O ano de 2022 marca o retrocesso da segurança alimentar no Brasil ao mesmo patamar de fome de quase 30 anos atrás. Atualmente, 33 milhões de pessoas passam fome no país, segundo resultado de uma nova pesquisa sobre o tema divulgada nesta quarta (8). Em 1993, eram 32 milhões de pessoas nessa situação, segundo dados semelhantes do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) —a população brasileira então era 35% menor que a de hoje. Naquele ano, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, lançou a Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, a primeira grande campanha nacional da sociedade civil sobre o assunto. "A gente regrediu literalmente 30 anos na luta contra a fome, o que nos assusta muito", diz o atual diretor-executivo da Ação da Cidadania, Kiko Afonso. "Mas o sentimento de indignação da sociedade brasileira hoje diante da fome de 33 milhões de brasileiros está muito aquém da indignação de 1993, diante da fome de 32 milhões. Estamos inertes como sociedade." O levantamento divulgado nesta quarta, chamado 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, foi feito pela Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) e executado pelo Instituto Vox Populi. A margem de erro é de 0,9 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa mostrou que 6 a cada 10 brasileiros convivem com algum grau de insegurança alimentar. São 125,2 milhões de pessoas nesta situação, o que representa um aumento de 7,2% desde 2020 e de 60% na comparação com 2018. (Folha de S. Paulo)

Telemarketing

A partir desta quarta-feira (8) todas as empresas de telemarketing devem usar obrigatoriamente o 0303 em ligações feitas por telefone fixo. Desde o dia 10 de março, as operadoras já estavam obrigadas a adotar a medida em chamadas de celulares. Isso significa que, a partir de agora, todas as ligações para venda de produtos ou serviços devem ser realizadas com esse número padrão. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), até terça-feira (7), mais de 1.200 cadastros com o código 0303 haviam sido registrados no sistema da agência. Desde que a regra para utilização do prefixo passou a valer em ligações a partir de telefone celular, a Anatel já recebeu 144 reclamações, sendo 84 em março e 60 em abril. Até o momento, nenhuma empresa foi multada. A nova norma foi definida em dezembro do ano passado e tem como objetivo padronizar a numeração e servir como ferramenta para auxiliar o consumidor na identificação das chamadas de telemarketing. Com isso, o cliente decide se quer ou não atender. Na determinação, a Anatel estipulou prazo de 90 dias para as prestadoras de telefonia móvel e 180 dias para as operadoras de telefonia fixa para implementarem a nova regra. Na última sexta-feira (3), a Anatel baixou uma medida cautelar para barrar a prática abusiva de chamadas automáticas. A agência exigiu que as companhias de telecomunicações enviem uma lista de empresas que se enquadram nessa situação. (Rádio Itatiaia)

Indigenista

Um homem suspeito de envolvimento no desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips foi preso pela Polícia Militar, no Amazonas. A informação é da colunista Míriam Leitão em reportagem no Bom Dia Brasil desta quarta-feira (8). A jornalista também divulgou uma foto do suspeito, que é conhecido como Amauri e tem um histórico de ameaças a indígenas. Segundo a reportagem, havia uma pressão para que fosse solto, por não haver prova de envolvimento no crime, mas ele foi preso em flagrante pelas sucessivas ameaças que já fez a indígenas da região. "Ele estava fazendo, nesse momento, uma ameaça à equipe dos indígenas que estava em busca. Isso foi considerado um flagrante", disse a colunista. Bruno e Phillips tinham sido vistos pela última vez quando chegaram à comunidade São Rafael por volta das 6h de domingo. No local, eles conversaram com a esposa do líder comunitário apelidado de 'Churrasco'. De lá, eles partiram rumo a Atalaia do Norte, viagem que dura aproximadamente duas horas, mas não chegaram ao destino. A previsão era que eles chegassem ainda no domingo entre 8h e 9h. "Os dois se deslocaram com o objetivo de visitar a equipe de Vigilância Indígena que se encontra próxima à localidade chamada Lago do Jaburu (próxima da Base de Vigilância da FUNAI no rio Ituí), para que o jornalista visitasse o local e fizesse algumas entrevistas com os indígenas", diz o texto divulgado pela Univaja, na segunda-feira. (G1)

Clima

Belo Horizonte acordou nesta quarta-feira (8) um pouco menos fria que nos últimos dias. Por volta das 5h, os termômetros na estação da Pampulha registraram 12,6ºC. Por lá, a sensação térmica ficou um pouco acima dos 14ºC, enquanto na estação do Cercadinho, no Buritis, a menor sensação foi de 13,1ºC. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta quarta-feira deve ser de muitas nuvens em todos os períodos do dia. A temperatura máxima deve ser de 27ºC. Não há previsão de chuva. (O Tempo)