Cura gay
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite dessa terça-feira, requerimento para retirada de tramitação do projeto de decreto legislativo, conhecido como projeto da “cura gay”. Com a aprovação do requerimento, apresentado pelo autor da proposta, deputado João Campos (PSDB-GO), a matéria será arquivada e não poderá ser reapresentada este ano. O projeto derruba a aplicação de dispositivos de uma resolução do Conselho Federal de Psicologia, em vigor desde 1999, que proíbe os profissionais de participarem de terapias para alterar a orientação sexual e de tratar a homossexualidade como doença. (Rádio Itatiaia)
Rodovias
A Justiça Federal acatou, nesta terça-feira, pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e determinou o desbloqueio das rodovias federais no estado de Minas Gerais interditadas por caminhoneiros. A decisão é relacionada às manifestações organizadas pelo Sindicato dos Transportes Autônomos de Carga e pela União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais. Em caso de descumprimento, as entidades deverão pagar multa de R$ 100 mil por hora. Os protestos de caminhoneiros causaram interdição, na manhã desta terça, em sete trechos de rodovias que cortam o estado, o mais atingido pelas manifestações dessa segunda-feira, primeiro dia de mobilização da categoria. (Rádio Itatiaia)
Câmara Municipal
Em reunião desde as 19h desta terça-feira (2), os manifestantes que ocupam a Câmara dos vereadores em Belo Horizonte há quatro dias decidiram pela realização de um novo encontro nesta quarta-feira (3), às 10h, com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), para discutir as propostas do movimento. Também na tarde desta quarta-feira, o grupo deve se reunir com a presidência da OAB-MG. Por volta das 22h30, o promotor do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) José Antonio Baeta de Melo Cançado, que intermedeia a negociação entre os manifestantes e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), ligou para um dos representantes da comissão informando que o prefeito Marcio Lacerda irá recebê-los nesta quarta-feira, às 15h. No entanto, eles aguardam um comunicado oficial da PBH. (O Tempo)
Egito
O presidente do Egito, Mohammed Morsi, rechaçou nesta terça-feira o ultimato dado ontem pelas Forças Armadas do país e disse que não aceita "imposições", sejam elas internas ou externas. Em sua conta no microblog Twitter, Morsi assegurou que não renunciará ao cargo, como exige a oposição, e pediu ao exército que retire o ultimato. Ontem, o exército egípcio ameaçou intervir na crise entre situação e oposição se nenhum acordo for alcançado até as 16h locais de amanhã (11h em Brasília). (O Tempo)
Homicidios
O número de homicídios em Belo Horizonte caiu 22% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, segundo balanço divulgado ontem pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Houve neste ano 324 assassinatos na capital, contra 415 de janeiro a junho de 2012. No entanto, o número de crimes violentos, como roubos, extorsão mediante sequestro e estupros, registrou crescimento de 7,88% em BH. Em junho foram 2.258, e no mesmo mês do ano passado, 2.093. No estado, o primeiro semestre teve aumento de 2,94% no número de assassinatos, na comparação com 2012. Os homicídios foram 11,67% menos em BH, passando de 60 em maio para 53 ocorrências em junho. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a redução foi de 17,19%. Em junho de 2012, foram 64 homicídios na capital, contra 53 no mesmo mês deste ano. Na Grande BH, também houve queda, de 2,67%, nesse tipo de crime. O balanço da Seds mostrou ainda que os crimes violentos contra o patrimônio, como os roubos e extorsões, tiveram queda de 12% na comparação entre maio e junho em Minas, na capital e na região metropolitana. (Estado de Minas)

Pirapora

A Justiça decretou, nesta terça-feira (2), a prisão preventiva do ex-prefeito de Pirapora e o afastamento de sete servidores acusados de desvio de dinheiro público, além de fraudes em licitações. A decisão acolheu um pedido feito pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A denúncia partiu da Promotoria de Justiça de Pirapora e o Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (GEPP), que investigou o pagamento de serviços não executados por uma empresa de coleta de lixo, causando um prejuízo de mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos. Além do ex-refeito, também foram denunciados pelo MPMG um secretário e um ex-secretário do Município e dois integrantes da empresa Movimentar Serviços e Transportes Ltda. A ação penal do MPMG imputa a prática dos crimes do artigo 90 da Lei nº 8.666/93 e do artigo 1º, inciso I, do Decreto-Lei nº 201/67. (Hoje em Dia)
Médicos
Médicos de todo o país farão hoje (3) atos públicos para protestar, principalmente, contra a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil sem a revalidação do diploma pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, o Revalida. Os estados do Acre, Amapá, de Sergipe e o Distrito Federal vão paralisar o atendimento ambulatorial durante todo o dia. Em Minas Gerais, haverá suspensão das consultas na hora da manifestação. De acordo com o Conselho Federal de Medicina, Mato Grosso também deve suspender o atendimento. As entidades deixam claro que os atendimentos de urgência e emergência funcionarão normalmente. Segundo a categoria, o baixo investimento do governo na saúde pública é o principal problema do setor. Para os médicos, o país tem número suficiente de profissionais para suprir a demanda, e se houvesse uma estruturação das unidades de saúde e a criação de uma carreira, os vazios assistenciais seriam preenchidos. (Agência Brasil)