PREVIDÊNCIA

Os deputados da Comissão Especial que discute a reforma, na manhã desta quinta-feira, parecer da reforma da Previdência. O relator, Samuel Moreira (PSDB-SP), apresentou a terceira versão do texto na noite desta quarta-feira (3). O texto foi discutido por quase cinco horas no colegiado, em sessão que se estendeu durante a noite e acabou pouco depois da 1h30 da manhã.O colegiado rejeitou todos os requerimentos de adiamento de votação, que poderiam atrasar o andamento da matéria em até cinco sessões do plenário (pelo menos uma semana). Aprovado o texto base, ainda precisarão ser votados os destaques, que são sugestões de mudança. Os deputados apresentaram 124 destaques, sendo 25 de bancada e 99 individuais, que costumam ser rejeitados em conjunto. (Estado de Minas)

COPA AMÉRICA

O Peru não para de surpreender na Copa América. Depois de sofrer a maior goleada (0 a 5 para o Brasil), eliminar o Uruguai nas quartas de final, o time do técnico Ricardo Gareca derrotou o bicampeão Chile por 3 a 0, nesta quarta-feira, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, e garantiu o direito de disputar a final diante da Seleção Brasileira, domingo. A decisão será neste domingo, às 17h, no Maracanã. Campeões em 1939 e 1975, os peruanos vão lutar pelo terceiro título da Copa América. Os chilenos, campeões em 2015 e 2016, vão enfrentar a Argentina, neste sábado, às 16h, na Arena Corinthians, pela disputa do terceiro lugar. (Estado Minas)

MERCOSUL E A UNIÃO EUROPEIA

O acordo de livre comércio firmado entre o Mercosul e a União Europeia (UE) será benéfico para a indústria têxtil, que comemorou o tratado, discutido há cerca de 20 anos, e vê nele possibilidades de melhoria para o setor no Brasil e no mundo. A avaliação é do empresário Josué Gomes da Silva, presidente do Grupo Coteminas, um dos principais conglomerados têxteis do Brasil. “Esse acordo traz perspectivas muito positivas a médio longo prazo”, afirma Gomes da Silva, ex-presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) e do The International Textile Manufacturer Federation (ITMF), entidade que representa fabricantes mundiais da cadeia têxtil. “Temos que comemorar". O setor têxtil foi um dos primeiros setores da indústria a apoiar e trabalhar por esse acordo que agora, finalmente, foi assinado”, afirmou o empresário. Ele disse que o segmento iniciou a luta pelo acordo de livre comércio entre países do Mercosul e a União Europeia há 20 anos. (Estado de Minas)

PACOTE ANTICRIME

O Senador Marcos do Val (Cidadania-ES) entregou nesta quarta-feira (3) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado seu parecer conclusivo sobre o Projeto de Lei (PL) 1864/2019, conhecido como Anticrime. Do Val relatou um dos três projetos do pacote anticrime. A ele coube o projeto que propõe alterações nos códigos Penal e de Processo Penal. “O pacote anticrime tá ficando muito focado no combate ao crime organizado, combate à corrupção e incentivo à pessoa delatar. Mas não significa que ela é integrante do esquema de corrupção. [Se] ela simplesmente percebeu, vai denunciar”, disse o senador.O projeto que tramita no Senado é semelhante ao apresentado pelo governo à Câmara em fevereiro. A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), autora do projeto, esteve presente junto com Marcos do Val na entrega do parecer. (Agência Brasil)

BNDES

O engenheiro Gustavo Henrique Moreira Montezano, de 38 anos, foi eleito nesta quarta-feira (3) presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A eleição ocorreu em reunião extraordinária do Conselho de Administração do BNDES, mas ainda não há data para a posse. Quando foi convidado no mês passado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, para presidir o banco de fomento, Montezano ocupava o cargo de secretário especial adjunto da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados. O novo presidente do BNDES, que substituirá o economista Joaquim Levy no cargo, é mestre em economia pela Faculdade de Economia e Finanças do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais do Rio de Janeiro e graduado em engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia. Levy deixou o cargo no dia 16 de junho. (Agência Brasil)

TEMPERATURA

Uma massa de ar polar intensa vai levar frio à região Sul e partes do Sudeste e Centro-Oeste, a partir de hoje (4). As baixas temperaturas são esperadas até no Norte do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Temperaturas abaixo de 0 graus Celsius (ºC) devem ser registradas nas áreas de serra e planalto do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nos três estados, a previsão é de que os termômetros registrem -5 ºC nas manhãs de quinta-feira até o domingo (7). Nas outras regiões, o frio mais intenso deve ocorrer nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul no final de semana. As mínimas previstas para as primeiras horas chegam a 5 °C. Na região Sul, o pico de frio deve ocorrer até sábado. Nas outras regiões, as temperaturas mais baixas serão no final de semana com aumento gradual a partir da próxima segunda-feira (8). (Agência Brasil)

LAVA-JATO

O empresário Leo Pinheiro , ex-executivo da construtora OAS , afirmou em carta enviada ao jornal "Folha de S.Paulo" que não mentiu em sua delação premiada e nem foi coagido pelos procuradores da operação Lava-Jato ao incriminar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O GLOBO revelou no último mês de janeiro que o empresário assinou uma colaboração com a Procuradoria-Geral da República (PGR) ,  que ainda não foi homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No domingo, reportagem publicada pela "Folha" em parceria com o site "The Intercept" dizia que a delação de Pinheiro era tratada com desconfiança pelo Ministério Público Federal (MPF) de Curitiba. Suposta troca de mensagens entre os procuradores mostra que ele passou a ser levado em consideração depois de mudar várias vezes a versão sobre a reforma do triplex do Guarujá e afirmar que foi reformado para Lula como propina. (O Globo)

FUNDO AMAZÔNIA

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, reuniu-se na tarde de ontem (3), em Brasília, com os embaixadores da Noruega, Nils Martin Gunneng, e da Alemanha, Georg Witschel, para tratar da manutenção do Fundo Amazônia. O encontro, na sede da pasta, foi o terceiro entre o governo brasileiro e os diplomatas europeus. Salles classificou como “boa” a reunião e informou que houve discussão de “parâmetros para aprimorar a governança do fundo“. Sem antecipar nenhuma solução conjunta, o ministro assinalou que “o mais importante é que há um acordo sobre o esforço de continuidade” e que há “consenso [de] que é um trabalho importante”. “Queremos receber as contribuições da Alemanha e da Noruega e somar à nossa”, disse Salles. O ministro, no entanto, admitiu que há possibilidade de descontinuidade da iniciativa. “Em teoria, sim. Mas o que estamos falando aqui é de continuidade de diálogo com mais afinco, com mais de dedicação, com mais sinergia entre os diversos envolvidos”, destacou. (Agência Brasil)

ITÁLIA

Vulcão na ilha italiana de Stromboli entrou em erupção ontem (3), lançando lava em uma forte explosão, matando uma pessoa e envolvendo o popular destino turístico em fumaça e cinzas, disse o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV). Serviços de resgate disseram que a erupção desencadeou incêndios do lado ocidental da pequena ilha do Mediterrâneo, situada ao norte da Sicília. Bombeiros de localidades próximas foram convocados, e um avião entrou em ação. O turista que morreu foi atingido por pedras durante uma caminhada, de acordo com um agente de resgate. Uma segunda pessoa ficou ferida. (Agência Brasil)