Coronavírus

Um estudo liderado pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, com a participação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apontou que a variante Delta pode aumentar os riscos de reinfecção pelo novo coronavírus. Detectada inicialmente na Índia, a cepa já está presente em 92 países, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), e, até o momento, é responsável por duas mortes no Brasil. A pesquisa, publicada pela revista científica Cell em junho, aponta que o soro de pessoas previamente infectadas por outras variantes é menos potente contra a Delta (B.1.617). Os piores resultados foram encontrados em pacientes expostos à Gama (P.1), identificada originalmente em Manaus e dominante no Brasil, e à Beta (B.1.351), registrada pela primeira vez na África do Sul. Nestes casos, a capacidade dos anticorpos neutralizarem a Delta é 11 vezes menor. O estudo revela ainda que as vacinas de RNA mensageiro e vetor viral, como a Pfizer/BioNTech e a Oxford/AstraZeneca, continuam eficazes contra a infecção pela cepa. A eficácia, porém, apresenta redução; é 4,3 vezes menor para o imunizante da AstraZeneca e 2,5 vezes menor para o da Pfizer. Os pesquisadores ressaltam que os resultados são semelhantes aos verificados com as variantes Gama e Alfa (B.1.1.7), originária do Reino Unido. A redução da eficácia é causada por uma mutação sofrida pelo vírus na proteína spike, a coroa que se liga à célula humana. Segundo os cientistas, na Delta há uma maior afinidade com os receptores celulares do que em outras linhagens que circularam no início da pandemia. Por outro lado, a afinidade da Delta é inferior à verificada em outras variantes de preocupação. Atualmente, a OMS engloba quatro cepas nesta classificação: Alfa Beta, Gama e Delta. (Estadão)

Vacinação

Moradores de Belo Horizonte com 49 anos (completos até 31 de julho) serão vacinados contra covid-19 nesta sexta-feira (2) com imunizante da Pfizer. Conforme da Prefeitura de BH, a ampliação do público foi possível após um levantamento do número de vacinas para aplicação de primeiras doses disponíveis no município e remanejamento os imunizantes para a ampliação da vacinação contra a Covid-19. A expectativa de público para tomar a primeira dose do imunizante é de cerca de 26 mil pessoas. O horário de funcionamento dos pontos extras e fixos será das 7h30 às 16h30 e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Os locais ainda serão divulgados pela prefeitura. (Rádio Itatiaia)

Covaxin

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta quarta-feira (30) que suspendeu o prazo de avaliação do pedido de uso emergencial da vacina indiana Covaxin, utilizada para imunização contra a Covid-19. Segundo o órgão, a medida foi motivada pela ausência de documentos “obrigatórios e essenciais” para a análise sobre se o imunizante oferece eficácia e segurança conforme os parâmetros mínimos exigidos para uso no Brasil. Entre as informações faltantes estão relatórios de estudos pré-clínicos de segurança e imunogenicidade, relatórios contendo parâmetros imunológicos avaliados nos estudos pré-clínicos, dados sobre qualidade e tecnologia farmacêutica para substância ativa e produto terminado, resultados de análise parcial ou finalizada dos estudos de fase 3 e dados de segurança dos estudos nas fases 1 e 2. (Agência Brasil)

CPI

A CPI da Covid assume mais um foco de investigação a partir da denúncia do representante da Davati Medical Supply, Luiz Paulo Dominguetti Pereira, feita à Folha de S. Paulo nesta quinta-feira (1º). Ele, que será ouvido nesta quinta-feira,  afirmou ao jornal que recebeu pedido de propina de US$ 1 por dose, em troca de assinar contrato de venda de vacinas AstraZeneca com o Ministério da Saúde. Os senadores do colegiado aprovaram nessa quarta-feira (30) requerimentos para a convocação dele e também do procurador da empresa, Cristiano Alberto Carvalho. A propina teria sido pedida pelo ex-diretor de Logística do ministério, Roberto Ferreira Dias, exonerado quarta-feira (30). A compra de 400 milhões de doses da AstraZeneca pelo ministério geraria um montante ilícito de R$ 2 bilhões. A audiência para ouvir Dominguetti havia sido marcada inicialmente para sexta-feira (2). Porém, na noite da quarta-feira (30), o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), anunciou pelas redes sociais que o depoimento havia sido antecipado. Assim, o empresário Francisco Emerson Maximiano, sócio-administrador da Precisa Medicamentos, que estava previsto para falar à CPI na reunião de quinta, teve a convocação adiada, sem nova data. A Precisa é responsável por um contrato com o Ministério da Saúde para aquisição da vacina indiana Covaxin, que também está sendo investigado pela CPI depois das denúncias feitas no depoimento dos irmãos Luis Miranda e Luis Ricardo Miranda. Também foram aprovados requerimentos de informações ao Ministério da Saúde ligadas à empresa Davati Medical Supply, assim como da própria empresa. (Agência Senado)

CPI I

O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que a comissão irá recorrer da decisão do ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que concedeu ao empresário Carlos Wizard o direito de ficar em silêncio durante seu depoimento à CPI. A declaração foi dada logo após o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) exibir um vídeo do empresário falando que pessoas morreram de covid-19 por terem ficado "em casa" sem buscar o tratamento precoce. Aziz reagiu à declaração afirmando que tal atuação de Wizard não pode ficar impune. "Senhor Carlos Wizard, meu irmão morreu em janeiro de covid, minha família sentiu muito, é uma coisa muito dolorida a gente ouvir isso do senhor, para quem perdeu um ente querido. Eu recomendo, vossa excelência, Deus lhe deu tudo que um homem pode querer, sucesso, família, mas não tenha dúvida que essa forma como o senhor fala machuca muito quem perdeu pessoas. Eu peço a mesa que recorra da decisão do ministro Barroso em relação ao HC concedido a vossa excelência", afirmou Aziz. O vídeo exibido por Randolfe é o mesmo em que Wizard faz uma homenagem ao prefeito da cidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo, que teria assumido compromisso com a população da cidade, de que ninguém iria morrer vítima da covid-19 em razão do uso do tratamento precoce. Durante o debate, Aziz protagonizou mais uma troca de farpas com o senador governista Marcos Rogério (DEM-RO), que chamou a comissão de "CPI do Circo". " Vossa excelência é o maior palhaço que tem aqui", rebateu Aziz. "E vossa excelência é o chefe do circo", respondeu Marcos Rogério. (Agência Senado)

Investigação

A Procuradoria da República no Distrito Federal informou nesta quarta-feira (30) que abriu uma investigação criminal sobre as negociações para aquisição da vacina contra a Covid-19 Covaxin, produzida na Índia. Até então, a apuração tinha caráter preliminar. A decisão foi tomada pelo 11º Ofício de Combate ao Crime e à Improbidade Administrativa da Procuradoria. Nesta quarta, a Polícia Federal também abriu um inquérito para investigar as negociações. As negociações envolvendo a aquisição da Covaxin são alvos do Ministério Público e da CPI da Covid. O imunizante é o mais caro negociado pelo governo federal até agora, e o contrato foi suspenso nesta terça (29). O contrato foi firmado entre o Ministério da Saúde e a Precisa Medicamentos, empresa responsável pela ponte entre o governo federal e o laboratório que produz a vacina na Índia. A empresa é a única intermediária que não possui vínculo com a indústria de vacinas. (G1)

Impeachment

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não pretende analisar o superpedido de impeachment contra Bolsonaro protocolado nessa quarta-feira (30) na Casa. Pelo menos por enquanto, o  pedido deve ter o mesmo destino dos outros 123: a gaveta. "Não será feito agora, né. Tem que esperar", afirmou a jornalistas nessa quarta-feira (30). "O que houve nesse superpedido? Uma compilação de tudo o que já existia nos outros e esses depoimentos, quem tem que apurar é a CPI. É para isso que ela existe. Então, ao final dela a gente se posiciona aqui, porque na realidade impeachment, como ação política, a gente não faz com discurso, a gente faz com materialidade", disse. O superpedido tem 271 páginas e é assinado por deputados da oposição, centro-direita e ex-bolsonaristas, como Joice Hasselmann (PSL-SP), Kim Kataguiri (DEM-SP) e Alexandre Frota (PSDB-SP). O texto foi elaborado pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e tem como signatários, além dos parlamentares, entidades representativas da sociedade e personalidades. Foram apontados 23 crimes que teriam sido cometidos por Bolsonaro desde que assumiu a Presidência da República. Lira disse que há ainda outros 120 requerimentos na fila. Ao final da conversa, o presidente da Câmara fez um comentário sobre o trabalho dos senadores na CPI da Covid. "Vou esperar a CPI, está fazendo um belíssimo trabalho, bem imparcial", disse, em tom irônico. (Rádio Itatiaia)

Copa América

A seleção brasileira vai continuar seu caminho em busca da décima taça da Copa América, sexta-feira, às 21 horas, diante do Chile - campeão em 2015 e 2016 -, no Engenhão, no Rio, no duelo válido pelas quartas de final. Se o time de Tite, atual campeão, passar pelos chilenos terá como adversário nas semifinais o vencedor do duelo entre Peru e Paraguai, que se enfrentam também na sexta-feira, mas às 18 horas, no Olímpico, em Goiânia. Maiores campeões da competição, com 15 conquistas, o uruguaios vão ter pela frente a Colômbia, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Os colombianos não levantam a taça desde 2001. Quem passar deste confronto vai encarar Argentina ou Equador, que jogam também no sábado, às 22 horas, em Goiânia. Messi e seus companheiros tentam levar para Buenos Aires um título internacional com a seleção principal, coisa que não acontece desde 1993. (Estadão)

Miami

As equipes de salvamento resgataram os corpos de duas crianças nessa quarta-feira (30) nos escombros do prédio que desabou na semana passada perto de Miami, nos Estados Unidos, elevando para 18 o número de mortes confirmadas, informou a representante do condado de Miami-Deade, Daniella Levine Cava.Em entrevista coletiva, ela confirmou que foram resgatados os corpos de duas crianças de 4 e 10 anos. A polícia de Miami-Dade identificou posteriormente as crianças como Lucia Guara, de 10 anos, e Emma Guara, de 4 anos. Os restos do pai, Marcus Guara, de 52 anos, foram retirados dos escombros no sábado (26) e identificados na segunda-feira (28). As meninas e a mãe, Anaely Rodriguez, de 42, foram resgatadas ontem. As equipes de busca que percorriam os destroços encontraram os restos mortais de seis pessoas nessa quarta-feira, elevando o número de mortos confirmados para 18. De acordo com as autoridades, há ainda 145 desaparecidos. Foram localizados 139. Desde o desabamento de parte das Torres Champlain, um edifício com 136 apartamentos situado na localidade de Surfside, na madrugada de quinta-feira passada, as equipes de resgate não pararam as buscas. Em questão de segundos, por razões ainda não identificadas, 55 apartamentos caíram. (Agência Brasil)

Frio

O avanço de uma massa de ar polar que saiu da Argentina em direção aos países vizinhos faz a população sentir com mais força a chegada do inverno no Brasil. Nevou por três dias seguidos em algumas áreas de maior altitude do Sul do país. Em Minas Gerais, os termômetros marcaram temperaturas próximas ou abaixo de zero ontem, com geada. E o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de frio, com temperaturas 5°C abaixo da média para Minas Gerais e outros seis estados e o Distrito Federal. O aviso é válido ao menos até as 23h59 de amanhã (2/07) para 645 municípios mineiros."Nos próximos dias, o ar frio polar proporcionará declínio acentuado de temperatura em todas as regiões mineiras e formação de geada no Sul do estado, onde a temperatura mínima prevista é de -3°C", disse o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Claudimir de Azevedo. (Estado de Minas)