O Dia Nacional de Luta, comemorado nesta quinta-feira , será marcado por manifestações em todo o país. Elas estão sendo organizadas por centrais sindicais e pelo Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST). Também estão previstas paralisações de diversas categorias profissionais nos 26 estados e no Distrito Federal. Metalúrgicos e trabalhadores da construção civil, bem como operários de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vão parar totalmente. Outras categorias devem parar parcialmente, como os bancários e da área de telefonia, de acordo com os organizadores. (Rádio Itatiaia)
O Senado aprovou nesta quarta-feira (10) a proposta de emenda à Constituição que muda as regras para suplência de senador. O texto aprovado proíbe que os suplentes sejam parentes em primeiro e segundo grau ou por adoção ou ainda cônjuges dos senadores titulares. Também reduz de dois para um o número de suplentes de senador. O substitutivo à proposta original apresentado nessa terça (9) pelo senador Luiz Henrique (PMDB-SC) foi rejeitado e os senadores decidiram retomar a votação do texto original. (O Tempo)
Os brasileiros vão precisar reunir menos assinatura para propor que deputados e senadores discutam a criação de uma nova lei ou a mudança de alguma regra. Foi aprovado nesta quarta-feira, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a proposta de emenda à Constituição (PEC), que reduz esse mínimo para 500 mil assinaturas, que é o número equivalente a 0,5% dos votos válidos na última eleição para deputado federal. A proposta altera o trecho da Constituição que estabelecia a meta de 1% do eleitorado para que projetos de iniciativa popular fossem apresentados.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pediu, nesta quarta-feira, a prisão preventiva de 20 pessoas presas em flagrante depredando concessionárias de veículos na Avenida Antônio Carlos, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte, durante protestos nos dias de jogos da Copa das Confederações no Mineirão. A Polícia Civil investigou 22 pessoas pelo crime de saque. O Ministério Público aguarda os inquéritos para indiciar os suspeitos. Ao todo, as concessionárias Kia Motors, Hyundai, Toyota, Mila e Pampulha Car Shopping contabilizaram mais de R$ 5,2 milhões de prejuízo. (Rádio Itatiaia)