Coronavírus

Pela primeira vez, o balanço diário da pandemia registrou nesta quarta-feira (10) mais de duas mil novas mortes em razão da covid-19. Foram contabilizadas 2.286 vidas perdidas em um dia. O resultado superou o até então maior resultado, registrado ontem (9), quando foram notificadas 1.972 mortes pela doença. A quantidade de pessoas que não resistiram ao novo coronavírus chegou a 270.656. Ainda há outras 2.930 mortes em investigação, o que ocorre quando o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente. O total de casos desde o início da pandemia chegou a 11.202.305. Entre ontem e hoje, foram registrados 79.876 novos diagnósticos positivos por equipes de saúde. Ontem a quantidade de casos estava em 11.122.429. O número de pessoas recuperadas subiu para 9.913.739. Já a quantidade de pessoas com casos ativos, em acompanhamento por equipes de saúde, ficou em 1.017.910. (Rádio Itatiaia)

Minas

O Comitê Extraordinário da COVID-19, do governo de Minas, anunciou, nesta quarta-feira (10/03), a regressão de mais três macrorregiões para a onda vermelha do Minas Consciente: Oeste, Centro-Sul e Sudeste. Além disso, o Executivo estadual passou quatro microrregiões para a onda roxa do plano, considerada mais restritiva: Guanhães, Itabira, Manhuaçu e João Monlevade. A justificativa dada para as mudanças no plano, de acordo com o governo estadual, foi o aumento de 5% no número de casos confirmados de COVID-19 e mortes provocadas pela doença nos últimos sete dias. A configuração atual do Minas Consciente indica apenas a macrorregião Jequitinhonha na onda amarela, considerada a intermediária. Estão na onda vermelha as seguintes macrorregiões: Sul, Leste, Leste do Sul, Vale do Aço, Centro, Oeste, Centro-Sul, Sudeste e Nordeste. Outras quatro macrorregiões estão na onda roxa, onde, além de permitir apenas o funcionamento de serviços essenciais, há a imposição de toque de recolher entre 20h e 5h (veja regras completas no fim da matéria): Norte, Noroeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul, além das quatro microrregiões acrescentadas recentemente à lista. (Estado de Minas)

Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (10) resolução que oficializa as regras para que estados, o Distrito Federal, municípios e o setor privado possam importar medicamentos e vacinas contra a Covid-19, mesmo aqueles que não tenham aprovação para uso no Brasil. A medida foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. Os medicamentos e vacinas importados devem ter indicação específica para tratamento ou prevenção da Covid-19 aprovada pela respectiva autoridade sanitárias estrangeiras e precisam ter, pelo menos, estudos clínicos de fase 3 concluídos ou com resultados provisórios. (G1)

Vacina

A quantidade de pessoas vacinadas contra a covid-19 no Brasil chegou nessa quarta-feira (10) a 9.013.639, segundo dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa. O número representa 4,26% da população brasileira. Entre os 9 milhões de vacinados, 3.166.189 receberam a segunda dose, o que representa 1,5% da população. Vinte e cinco estados forneceram dados sobre vacinação nessa quarta. Em São Paulo, 2,6 milhões de pessoas receberam ao menos a primeira dose. É o estado com mais vacinados em números absolutos, seguido por Minas (730 mil) e Rio de Janeiro (697 mil). Proporcionalmente, o Amazonas tem a população mais vacinada do país. Lá, 7,57% dos habitantes foram imunizados. (Agência Estado)

Vacina I

Assinaturas são colhidas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para a tentativa de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a vacinação do secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, e de alguns servidores administrativos da pasta. Eles foram imunizados contra a covid-19, mesmo não fazendo parte do grupo de risco, ação que já é apurada pelo Ministério Público. Nesta quarta-feira (10), o secretário foi à Assembleia prestar esclarecimentos sobre o caso em relação ao trabalho de combate à pandemia no estado. O presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da ALMG, João Vítor Xavier (Cidadania), saiu insatisfeito da reunião. “Cabe ao secretário de Saúde ser o guardião, o fiscalizador da fila, para que ela não seja furada, e é inaceitável que de quem tem de vir o exemplo vem exatamente o contrário. O secretário nos disse aqui que ele fez isso (se vacinou) para que sirva de exemplo. Então por que ele não fez isso de maneira pública, clara, transparente? Nós só tomamos ciência disso após matérias serem feitas pela imprensa", criticou Xavier. (Rádio Itatiaia)

BH

A Prefeitura vai ampliar a vacinação contra a covid-19 para idosos com 79 anos, completos até 28 de fevereiro de 2021, a partir desta quinta-feira, dia 11. A nova faixa etária foi incorporada ao grupo a ser imunizado após uma nova remessa com 37 mil doses da vacina Coronovac ser entregue a Belo Horizonte nesta terça-feira, dia 9. A expectativa é imunizar cerca de 11,5 mil idosos com 79 anos residentes na capital. A imunização deste novo público começa nesta quinta-feira, simultaneamente ao início  da vacinação dos idosos de 80 anos. Isso significa que os idosos entre 79 anos e 81 anos podem se vacinar nos 152 centros de saúde, nos oito postos extras ou ainda nos três drive-thru. A lista dos locais de vacinação pode ser acessada neste link. Para os idosos de 85 a 82 anos que ainda não se imunizaram, a Prefeitura segue com a vacinação em Centros de Saúde específicos e nos drive-thru. Veja a lista no portal da Prefeitura. (Rádio Itatiaia)

CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) defendeu, na manhã desta quarta-feira (10), a continuidade dos campeonatos nacionais mesmo com o aumento dos casos de covid-19 no país. De acordo com Walter Feldman, secretário-geral da CBF, "o futebol é seguro, controlado, responsável e tem todas as condições de continuar". A afirmação foi feita após a apresentação de um relatório da efetividade do protocolo de segurança impostos pela confederação. De acordo com a CBF, após retomada do futebol em agosto do ano passado, foram feitos 89.052 testes PCR em pessoas envolvidas nas partidas e que apenas 2,2% de todos os testes deram positivo. (Rádio Itatiaia)

Auxílio

O plenário da Câmara dos Deputados concluiu, no início da madrugada desta quinta-feira (11), a votação, em primeiro turno, da Proposta de Emenda à Constituição 186/19, chamada de PEC Emergencial, que permite ao governo federal pagar um auxílio emergencial este ano com R$ 44 bilhões por fora do teto de gastos. A PEC determina também maior rigidez na aplicação de medidas de contenção fiscal, controle de despesas com pessoal e redução de incentivos tributários. Ao fim da sessão, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), convocou sessão extraordinária para as 10h de hoje a fim de votar a proposta em segundo turno. Na madrugada dessa quarta-feira (10) por 341 votos a favor, 121 votos contrários e 10 abstenções, o texto-base da PEC Emergencial já havia sido aprovado, restando analisar e votar dez destaques apresentados ao texto. (Agência Brasil)

Lula

"Eu sei que fui vítima da maior mentira jurídica contada em 500 anos de História", disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (10), dois dias depois de o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter anulado as condenações do petista na Lava Jato por entender que a 13ª Vara de Curitiba não tinha competência para analisar os casos. Durante o discurso de uma hora e 23 minutos de duração, o ex-presidente também relacionou seu caso ao sofrimento da população mais pobre durante a pandemia de Covid-19. Nesta segunda-feira (8), Fachin anulou todas as condenações do ex-presidente pela Justiça Federal no Paraná relacionadas à Operação Lava Jato. Com a decisão, Lula recuperou os direitos políticos e voltou a ser elegível. (G1)

Queiroz

Ao pedir que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) retome julgamento que pode lhe dar liberdade, a defesa de Fabrício Queiroz citou a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que beneficiou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O argumento é de que, assim como a Justiça Federal em Curitiba não tinha competência naquele caso, o juiz de primeira instância do Rio que autorizou a prisão preventiva de Queiroz e sua mulher, Márcia Oliveira de Aguiar, também não o tem. Na manifestação enviada ao relator do caso no STJ, ministro Felix Fischer, o advogado Paulo Emílio Catta Preta destaca o trecho em que Fachin fala em "respostas análogas a casos análogos" e pede que a Quinta Turma do STJ retome o julgamento de habeas corpus que versa sobre esse mesmo tema. (Estadão)

Queiroz I

As defesas de Queiroz e do senador Flávio Bolsonaro, denunciado como chefe da organização criminosa que seria operada pelo ex-assessor na Assembleia Legislativa do Rio, entendem que o juiz Flávio Itabaiana Nicolau não tinha a competência para autorizar todas as medidas cautelares adotadas ao longo da investigação. Isso porque o filho do presidente Jair Bolsonaro conseguiu no ano passado o direito a foro especial na segunda instância fluminense, ou seja, no colegiado em que deputados estaduais são julgados: o Órgão Especial do Tribunal de Justiça, onde o caso está atualmente. Habeas corpus que questionam a competência de Itabaiana e outras supostas ilegalidades na condução da investigação chegaram a ser analisados pelo STJ - e um deles, baseado na fundamentação jurídica para a quebra de sigilos, chegou a ser concedido pela Corte. (Estadão)

Mega-Sena

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.351 da Mega-Sena.  O sorteio foi realizado na noite desta quarta-feira (10) no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. De acordo com a estimativa da Caixa, o prêmio acumulado para o próximo sorteio, no sábado (13), é de R$ 32 milhões. As dezenas sorteadas foram as seguintes: 19, 22, 35, 41, 47 e 49. A quina registrou 72 apostas ganhadoras. Cada uma vai pagar R$ 37.556,05. A quadra teve 4.604 apostas vencedoras. Cada apostador receberá R$ 839,03. As apostas para o concurso 2.352 podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo país ou pela internet. O volante, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50. (Agência Brasil)

Reino Unido

O canal GNT apresenta nesta quinta (11/3), às 22h30, a entrevista que Oprah Winfrey fez com o príncipe Harry, de 36 anos, e a duquesa de Sussex, Meghan Markle, de 39. Quatro dias após a exibição original do especial da rede americana CBS, seu conteúdo bombástico – o casal citou pressão da mídia, racismo e falta de apoio da família real britânica para justificar sua saída da monarquia – continua repercutindo no mundo inteiro. Entre nobres e plebeus. Uma das revelações mais devastadoras foi a de que a duquesa havia pensado em suicídio diante da situação. Na terça passada (9/3), o apresentador de televisão Piers Morgan deixou o programa “Good morning, Britain”, na emissora ITV, após criticar duramente a duquesa. Sinto muito, não acredito em uma palavra do que Meghan Markle disse. Eu não acreditaria se ela lesse um boletim meteorológico para mim", afirmou ele, ao vivo. No Reino Unido, a entrevista foi exibida pela ITV na noite de segunda (8/3). (Estado de Minas)