Impeachment

A presidente Dilma Rousseff exonerou ministros do governo que têm mandato na Câmara para reassumirem o cargo de deputados e votarem contra o impeachment no fim de semana. As exonerações estão no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (14). Três dos ministros exonerados são do PMDB: Celso Pansera (Ciência e Tecnologia), Marcelo Castro (Saúde) e Mauro Lopes (Aviação Civil). O outro ministro exonerado foi Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário), do PT, que se elegeu deputado em 2014. Pansera já havia anunciado que os três ministros do PMDB que são deputados retomariam o mandato para votar a favor de Dilma, mesmo com a saída do partido da base do governo. O PMDB mantém seis ministérios ao todo. Também foi publicada no "Diário Oficial" a exoneração de Gilberto Occhi, ministro das Cidades. Nesse caso, a saída ocorreu porque o partido de Occhi, PP, anunciou nesta semana que deixou a base do governo. (G1)

Impeachment I

Para demonstrar força ante o processo de impeachment, a presidente Dilma Rousseff vai reunir deputados e ministros nesta quinta-feira, 14, para um café da manhã no Palácio da Alvorada. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também deve participar do encontro. A ideia é que Dilma se envolva diretamente nas negociações com parlamentares nesta reta final. A votação que decidirá a admissibilidade ou não do processo na Câmara será votada no próximo domingo, dia 17. Nesta quarta-feira, Dilma já reuniu deputados no Palácio do Planalto para uma conversa. O encontro serviu para que fosse feito um balanço de quantos votos o governo ainda tem após partidos importantes como o PP e o PSD se declararem majoritariamente a favor do impeachment. Após a debandada desses partidos, o Planalto calcula que perdeu "gordura" e que agora terá pouco mais de 200 votos no domingo. A estratégia, porém, vai ser intensificar o contato com deputados indecisos para conseguir aumentar essa vantagem. (Rádio Itatiaia)

Cunha

Apontado pela presidente Dilma como um dos responsáveis pelo que o PT chama de 'golpe', Eduardo Cunha deve deixar a presidência da Câmara dos Deputados na semana que vem, logo após a votação do processo de impeachment. Nos bastidores, aliados de Cunha comentam que a renúncia é a melhor estratégia para ele evitar a cassação.O parlamentar é alvo do Conselho de Ética da Câmara, mas suas manobras não deixam o processo caminhar, situação contrária do andamento do impeachment de Dilma. Em entrevista exclusiva à Itatiaia, o presidente do Conselho de Ética, Deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), disse que o processo vai continuar independente de Cunha deixar ou não a presidência da Câmara. Araújo voltou a afirmar que as provas são óbvias e ressaltou que Cunha não tem moral para conduzir o processo de impeachment contra Dilma. (Rádio Itatiaia)

Ministro da Justiça

A segunda instância da Justiça Federal derrubou decisão que suspendeu a nomeação do ministro da Justiça, Eugênio Aragão. A decisão, em caráter liminar, foi proferida pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), desembargador Cândido Ribeiro, e atendeu a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU). Na decisão, o magistrado entendeu que o ministro deve continuar no cargo até decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal (STF). Na terça-feira, 12, a juíza federal Luciana Raquel Tolentino de Moura, da 7ª Vara Federal no Distrito Federal, atendeu a pedido de um advogado que entrou com ação popular para barrar a nomeação de Aragão, que é subprocurador da República licenciado. (Agência Brasil)

Cristina Kirchner

A ex-presidenta da Argentina Cristina Kirchner compareceu à Justiça nessa quarta-feira (13) para depor em um processo que investiga a venda de contratos futuros de dólar a preços abaixo do mercado internacional, que teria causado um prejuízo aos cofres públicos equivalente a R$ 17 bilhões. Ela entregou sua defesa por escrito, acusou o atual governo de montar uma operação para prendê-la e discursou para milhares de simpatizantes que foram até o tribunal para apoiá-la. “Podem me convocar 20 vezes. Podem me mandar prender, mas o que não vão conseguir é me calar e me impedir de dizer o que penso”, disse Cristina. O discurso público, feito de um palanque montado pelos simpatizantes da ex-presidenta na porta do tribunal, durou quase duas horas e foi o primeiro desde a sua despedida da Casa Rosada, no dia 9 de dezembro. Cristina deixou o governo sem passar a faixa presidencial ao sucessor Mauricio Macri. Ela viajou para a província de Santa Cruz, no extremo Sul da Argentina, no dia da posse do novo presidente e só voltou a Buenos Aires na segunda-feira (11), pela primeira vez em quatro meses. No aeroporto, uma multidão com bandeiras e faixas esperava a sua chegada. Um pequeno grupo ficou de plantão, na porta do edifício do bairro nobre da Recoleta, onde a ex-presidenta tem um apartamento, para saudá-la cada vez que saía de casa. Nem parecia que Cristina Kirchner tinha viajado a Buenos Aires a pedido da Justiça. (Agência Brasil)

Pílula do câncer

A presidente Dilma Rousseff sancionou, sem vetos, a lei que autoriza o uso da fosfoetanolamina sintética por pacientes diagnosticados com neoplasia maligna. O produto, que ficou conhecido como 'pílula do câncer', poderá ser usado pelos pacientes, "por livre escolha", desde que tenham laudo médico que comprove o diagnóstico e assinatura de termo de consentimento e responsabilidade dos próprios pacientes ou de seus representantes legais. O texto está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (14). A decisão de sancionar a íntegra do texto que passou, em votação relâmpago, pelo Congresso em março traz um caráter político e não técnico ao ato de Dilma. A Casa Civil recomendou à presidente liberar o uso da fosfoetanolamina sintética antes do registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na tentativa de evitar qualquer ameaça de desgaste, e de perda de votos, às vésperas da votação do impeachment. A sanção, portanto, não levou em consideração pareceres técnicos preparados pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Saúde, Ciência, Tecnologia e Inovação e também pela Anvisa e Advocacia-Geral da União. Todos sugeriam que a presidente vetasse integralmente o projeto. O principal argumento desses pareceres é que o composto poderia representar uma ameaça à saúde dos pacientes, abalar a imagem do controle sanitário do Brasil e, consequentemente, a imagem de produtos vendidos. (Agência Estado)

Zika X Microcefalia

O Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, afirmou que o vírus da zika provoca microcefalia e outras más-formações severas em fetos. A conclusão, que confirmou a tese de pesquisadores brasileiros, é de um relatório publicado nesta quarta-feira por cientistas da agência americana na revista New England Journal of Medicine. Depois de fazer uma detalhada revisão de estudos recentes que têm mostrado crescentes evidências da associação entre o vírus e as más-formações, os cientistas do CDC afirmaram que "não há dúvidas de que o zika causa a microcefalia". "Esse estudo marca um ponto de virada na epidemia de zika. Agora está claro que o vírus causa microcefalia", disse o diretor do CDC, Tom Frieden, em comunicado à imprensa. "Nós também estamos lançando mais estudos para determinar se as crianças com microcefalia nascidas de mães infectadas com o vírus zika são apenas a ponta do iceberg de uma série de outros danos ao cérebro e problemas de desenvolvimento", afirmou Frieden. A suspeita surgiu, no fim do ano passado, quando o governo federal decretou emergência nacional, no dia 11 de novembro. No dia 28, estudo confirmou a relação ao detectar o zika em um bebê do Ceará que nasceu com microcefalia. (Rádio Itatiaia)

Dengue

A dengue não escolhe endereço e faz vítimas em todas as regionais de Belo Horizonte. Mas, considerando os números coletados nos centros de saúde da capital, o Bairro Lindeia, na Regional Barreiro, é o que mais preocupa em quantidade de casos, com pelo menos 803 pessoas infectadas pelo Aedes aegypti. Na sequência aparecem os bairros Noraldino de Lima, na Regional Oeste, com 562 confirmações, São Geraldo (Leste), com 481, Salgado Filho (Oeste), com 473, e Regina (Barreiro), com 464. A capital aparece no topo da lista da dengue entre as cidades de população superior a 1 milhão de habitantes com maior incidência da doença (1.672 casos por 100 mil habitantes), segundo último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. São mais de 25 mil pacientes com contágio confirmado e outros 54,9 mil em investigação na cidade, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. No Centro de Saúde Maria Madalena Teodoro, no Lindeia, uma faixa logo na entrada alerta a população quanto à infestação de mosquitos na região. Apesar de oficialmente a Secretaria de Saúde contabilizar 803 infectados por dengue no bairro, um cartaz na recepção, que tem os números atualizados todos os dias, mostra que o total já chega a 1.110 pessoas com contágio confirmado. Houve ainda um caso de febre chikungunya e um de zika, mas é a dengue que mais aflige os moradores. (Estado de Minas)

Abastecimento

O abastecimento de água será interrompido a partir das 6h deste domingo (17) em diversos bairros de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Igarapé, Mário Campos, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, São Joaquim de Bicas e Sarzedo. Segundo a Copasa, o bloqueio ocorre para "obras de melhoria e manutenção preventiva da estação elevatória de água tratada instalada no Bairro Novo Amazonas, em Betim". A previsão é que o serviço termine às 20h e o fornecimento seja normalizado no decorrer da madrugada de domingo para segunda-feira. Veja aqui os bairros atingidos. http://www.itatiaia.com.br/noticia/moradores-de-centenas-de-bairros-da-grande-bh-ficarao-sem-agua-neste-domingo--2 (Rádio Itatiaia)

Mega-Sena

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.808 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado nesta quarta-feira (13) no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP). Veja as dezenas sorteadas: 02 - 14 - 20 - 25 - 41 - 45. A quina teve 141 apostas ganhadoras e cada uma levou R$ 31.327,32. A quadra teve 9.208 apostas ganhadoras, e cada uma levou R$ 685,29. Com o resultado, o prêmio acumulou para R$ 60 milhões, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal. O próximo sorteio será realizado no sábado (16). (G1)